Impressão 3D

Impressão 3D

A impressão 3D, também conhecida como fabricação aditiva, é o processo pelo qual objetos físicos são criados pela deposição de materiais em camadas, com base em um modelo digital. Todos os processos de impressão 3D requerem o trabalho conjunto de software, hardware e materiais.
Essa tecnologia possibilita diversos criações serem retiradas do papel. Desde protótipos e peças simples, até outros produtos que precisam dos mínimos detalhes, como algumas partes de peças de aviação e implantes médicos.

A medida que esse avanço ocorre, criam-se alguns métodos como forma de aprimorar essa técnica, bem como de enquadrar outros tipos de protótipos e afins que possam ser impressos com essa tecnologia. Assim, três possíveis metodologia que podem ser aplicadas nessa tecnologia pode ser descritas abaixo:

Fabricação de filamentos fundidos (FFF): Também conhecida como modelagem por deposição de material fundido (FDM). Este método de impressão 3D aquece e efetua a extrusão de materiais plásticos. Ele é comum em impressoras 3D de pequeno porte e profissionais. Como exemplos de impressoras 3D temos a MakerBot Replicador e a Ultimaker 2.

Estereolitografia (SLA, Stereolithography): Este método de impressão 3D usa luz UV para curar ou enrijecer resinas, camada por camada. Como exemplos de impressoras 3D temos a Autodesk Ember e a Formlabs Form 1.
Sinterização seletiva a laser (SLS, Selective laser sintering): Comum na fabricação industrial, este método de impressão 3D usa laser para fundir materiais em pó, camada por camada. Como exemplos de fabricantes de impressoras 3D temos a EOS e a 3D Systems

Deixe uma resposta