Zaira Vasconcelos aconselha Empreendedores

http://www.secom.ba.gov.br/modules/destaques/uploads/1492024547RIACHAOJACUIPE728x90pxcopy.jpg

Desafios para os Empresários de empresas de pequeno porte, pós pandemia.

Por Zaíra Vasconcelos

É fato que esses tempos que estamos vivendo está produzindo reflexões profundas em nossa forma de pensar e com isso também em nossa forma de fazer as coisas, tanto no campo pessoal, quanto profissional.

Inicialmente, é possível que em muitos, o primeiro pensamento / sentimento foi de que isso passaria logo e os primeiros dias de isolamento social, devem ter sido, como de férias.

Depois veio o segundo momento, aquele em que não podemos mais negar as circunstâncias e o sentimento de “ter que aceitar” não é bom.
O terceiro momento é de: OK, esse é o cenário, o que tenho que fazer para sobreviver? Nesse estágio a prioridade é a agenda operacional. Resolver as urgências da operação as empresas, a gestão financeira, os acordos com as pessoas, etc.

Mas, passados esses três momentos, vem a necessidade de se pensar o futuro. Essa crise vai passar e como estarei quando isso acontecer? Como estarei para enfrentar um novo tempo em que, certamente, serei desafiado a recriar meu negócio?

E o momento de dedicar energia a isso é quando a pandemia acabar? Claro que não! É preciso começar agora a construir o futuro que se quer ter.

A revisão do modelo de negócio é imperativo!
Mas, o quero abordar hoje é uma das dimensões mais importantes desse processo: VOCÊ!
Vamos refletir sobre 03 aspectos:

1. Conhecimento – o tempo de dedicmação do empresário no auto desenvolvimento e desenvolvimento de sua capacidade de gerenciar com excelência seu negócio não era o ideal. Nos meus treinamentos sempre perguntava e ainda pergunto, quantos livros foram lidos no último ano e as respostas variam de zero a 2 ou no máximo 3. As desculpas são sempre as mesmas: não tenho tempo.

2. Planejamento – é uma área frágil para muitos empresários.

3. Liderança – é perceptível o “gap” de capacitação dos empresários nesse tema. A liderança como missão do empreendedor nem sempre é reconhecida. Muitos ainda são chefes. E nesse contexto o perfil de líder que o mundo precisa é aquele que investe em áreas como:
a. Autoconhecimento
b. Definição clara de propósitos e princípios de vida e negócio
c. Ser o exemplo
d. Focar no serviço (servir ao seu time, ao cliente, aos parceiros, etc)
e. Pensar seu produto ou serviço de trás para frente: quando o serviço ou produto for consumido, o que fazer com os resíduos – pensamento de sustentabilidade sistêmica. Menos resultado para mim (pensamento egoísta) e mais resultado coletivo (pensamento sistêmico).

Zaíra Vasconcelos, coach empresarial, mestre em administração profisisonal, apaixonada por empreendedorismo. Minha missão é ajudar os pequenos empresários a obter resultados extraordinários para sua vida pessoal e de sua empresa.

PATRICIA LANE

Patricia Lane é formada em Letras pela UFBA, pós graduada em Estudos Linguísticos e literários, Gestão Escolar, Coach e Mentoria e MBA em Direção de arte, tv e vídeo. Atua como palestrante na área de Oratória e Gestão de Carreira, apresentadora de tv e jornalista politica DRT 006213/BA