Controle Emocional em tempos de Pandemia

http://www.secom.ba.gov.br/modules/destaques/uploads/1492024547RIACHAOJACUIPE728x90pxcopy.jpg

No contexto de pandemia – COVID19 -, as pessoas estão vivenciando sensações de incertezas, sobretudo, no que tange a normalização do cenário instaurado. Nesse enfoque, a insegurança é um sentimento comum a todos, contudo, priorizá-la pode ser prejudicial, principalmente, para aqueles que têm ansiedade ou quadro de depressão.

Para essas pessoas, existe uma sensação de falta de controle e uma sensação de perigo que por vezes são sustentadas por pensamentos negativos que distorcem as circunstancias atuais. Por isso, tenham cuidado com esses pensamentos, evite o estado de letargia existencial e elimine as informações desnecessárias.
Além disso, as pessoas tem apresentado dificuldade em lidar com os lutos no sentido simbólico, ou seja, as perdas correlacionadas a pandemia – COVID19. Assim sendo, um possível caminho é aceitar as mudanças buscando apoio em seu seio familiar.
Diante do exposto, foque naquilo que pode promover a sua saúde emocional e bem estar familiar. Aproveite o momento para aperfeiçoar ferramentas como a resiliência e estabeleça uma boa rotina e mantenha sempre o autocuidado.

Lembre-se que estamos em um período onde podemos nos reinventar, dessa feita, não fique em pânico, essa fase é transitória, cuide de você.

Psicóloga Emily Leal.
Pós graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental
Pós graduanda em Psicopedagogia.

Assistam a entrevista que nossa equipe realizou com a Psicóloga Emily Leal:

PATRICIA LANE

Patricia Lane é formada em Letras pela UFBA, pós graduada em Estudos Linguísticos e literários, Gestão Escolar, Coach e Mentoria e MBA em Direção de arte, tv e vídeo. Atua como palestrante na área de Oratória e Gestão de Carreira, apresentadora de tv e jornalista politica DRT 006213/BA