Moradores do Santo Antônio comemoram entrega da obra de saneamento do canal de macrodrenagem

http://www.secom.ba.gov.br/modules/destaques/uploads/1492024547RIACHAOJACUIPE728x90pxcopy.jpg

Faixas de agradecimento, queima de fogos e cumprimentos ao prefeito Augusto Castro (PSD), marcaram a entrega da primeira etapa das obras de saneamento do canal de macrodrenagem do Bairro Santo Antônio, na zona noroeste de Itabuna. Os festejos integraram a programação comemorativa dos 111 anos do município, neste dia 28.

Depois de conviver por mais de 40 anos com o esgoto correndo na calha do canal, mau cheiro e alagamentos, os moradores da Rua José Bonifácio e transversais, festejaram a inauguração dessa etapa do tão esperado saneamento, sonho que parecia impossível para muitos.

No início da noite, a solenidade foi realizada pelo prefeito Augusto Castro (PSD), o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho e o deputado federal Paulo Magalhães (PSD). Também estiveram presentes secretários e dirigentes de órgãos municipais, vereadores e convidados.

No seu discurso, o prefeito falou da alegria que sentia em melhorar a qualidade de vida dos moradores que residem próximo ao canal e que conviveram durante anos com o esgoto praticamente dentro de suas casas.

“Assumimos o compromisso melhorar a vida de nossa gente. O que a Emasa e a Prefeitura realizaram aqui no canal do Bairro Santo Antônio é o exemplo do que vamos levar aos demais canais que cortam a cidade”, afirmou Castro.

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, citou o desafio de executar uma obra tão complexa, em pouco tempo e as dificuldades para que as máquinas pesadas pudessem trabalhar devido à topografia e a casas construídas bem próximas ao canal. Ele também lembrou do emprenho da equipe técnica e dos operários da empresa em fazer a obra acontecer.

“Somos tocados pelo desafio. Há cerca de quatro meses, o prefeito Augusto Castro nos disse do seu compromisso com essa comunidade. Aceitamos a empreitada. Hoje, estamos realizados em entregar tão importante obra. Toda nossa equipe de técnicos e operários de campo, trabalhou com afinco para fazer do desafio a realização de um sonho para os que aqui residem”, declarou Mendes Filho.

Já o deputado Paulo Magalhães ressaltou a preocupação de Augusto Castro em proporcionar saúde à população de Itabuna. “A gente vê a simbiose e a sintonia do povo do Santo Antônio com o seu prefeito. Cuidar de gente, é fazer saúde, fazer saúde é fazer saneamento”, disse o deputado federal.

O canal de macrodrenagem do Bairro Santo Antônio tem 1,5 km de extensão. Nessa primeira etapa do saneamento foram cerca de 900 metros de canalização dos dejetos com tubos de 150 a 300 milímetros, por meio de redes interceptoras. Agora, os técnicos da Emasa vão analisar um novo cronograma para que a segunda etapa do projeto seja iniciada.

———————–
Coordenação de Comunicação Social
Fotos: DCS
Legenda foto 1: Prefeito descerra placa de inauguração da obra de saneamento do canal do Santo Antônio
Legenda foto 2: Moradora da Rua José Bonifácio agradece ao prefeito Augusto Castro, por melhorar a vida da comunidade
29/julho/2021
Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

PATRICIA LANE

Patricia Lane é formada em Letras pela UFBA, pós graduada em Estudos Linguísticos e literários, Gestão Escolar, Coach e Mentoria e MBA em Direção de arte, tv e vídeo. Atua como palestrante na área de Oratória e Gestão de Carreira, apresentadora de tv e jornalista politica DRT 006213/BA