20 de novembro em Camaçari – BA

Na manhã deste ultimo sabado, 20/11, dia em que se homenageia ao Líder da Resistência contra o domínio da escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares que foi assassinados pelas forças dominante e escravocratas, no Quilombo dos Palmares localizado no Estado de Pernambuco, após ter formado uma espécie de reduto para “Os negros” que fujiam das senzalas e eram perseguidos pelos capitães do Mato, espécie de milícia a serviço dos senhores escravocratas, este mesmo dia passou a se chamar o dia da Conciência Negra no Brasil.


Nesta data 20/11 ocorreram diversas manifestações por todo o Brasil, diversos grupos de movimentos sociais anti racismo e outros movimentos como indígena, sem teto, sem terras, LGBTQIA+ Entidades sindicais e partidos políticos fizeram um ato no mercado Municipal de Camaçari, onde discursaram para o público presente.


O evento teve a presença de políticos e outras personalidades, como o deputado Estadual Marcelino Gallo, o Vereador de Camaçari Tagner, o Secretário de Meio Ambiente da CUT, Orlando Santos, entre outros partidos, como PSOL, PCDOB, UNEGRO, NEPT e outros. A manifestação popular foi significativa neste 20.11.21.

Por Orlando Santos, dirigente sindical do Sindae, Secretário de Meio Ambiente da CUT BA e Coordenador do NEPT BA