Connect with us

DESTAQUE

HULDA SANTANA É UMA MÃE DE ALTA PERFORMANCE

Published

on

Hoje é Día das Mães e, sabemos que todas as mães ao redor do mundo estão atravessando dias difíceis. Por isso, resolvemos contar historias de Mães de Alta PERFORMANCE. Nosso site hoje recebe Hulda Santana, advogada, mãe de dois filhos, personalidade política da cidade de Lauro de Freitas na Bahia, ela nós falou sobre os Desafíos e os Prazeres da maternidade.

Confere a entrevista:

Hulda, nos fale sobre sua relaçao com sua mãe:

Eu sempre fui muito apegada a minha mãe, creio que o fato de ser filha única, fez com que essa aliança ficasse ainda mais forte. Somos amigas, companheiras, temos uma relação de cumplicidade mesmo. Sempre compartilho meus sonhos e projetos com ela. Minha mãe é uma mulher muito determinada, forte, que tem uma confiança inabalável em Deus e me incentiva a não retroceder nem se render diante das adversidades da vida. E o melhor de tudo, ela é minha intercessora e conselheira, minha referência de serva de Deus.

 

Como é ser mae de menino?

Tudo de bom. Eles são super carinhosos, meus amores. É prático na hora de cuidar. Tomou banho, vestiu uma cueca, bermuda e tudo certo…rss
Eles também são super protetores, continuo sendo a princesa da casa…risos

Nos conte sobre sua primeira gestação:

Hugo Benjamim foi muito desejado e esperado. Tive que vencer alguns obstáculos para ter o primeiro filho, pois meu esposo não pensava em ter filhos. Já eu, sempre desejei ser mãe.
Eu também tenho a mesma malformaçao no útero que minha mãe tem e que fez com que ela não tivesse êxito em 4 gestações, tendo vingado somente eu de filha. Temos o útero bicorno, patologia que pode causar infertilidade, aborto espontâneo, nascimento prematuro do bebê ou anormalidades nos rins. Tinha receio de não ter filhos.

 

Após, convencer o esposo a ser pai, conversei com meu ginecologista e fiz alguns exames de praxe, deu alteração no resultado de um hormônio que influenciava na fertilidade. O médico também fez um procedimento e solicitou que refizesse o exame que teve resultado alterado. Fiquei muito apreensiva. Nesse período, estava tendo uma festa da Igreja no Centro de Convenções em Ilhéus. Eu senti fortes dores, uma irmã perguntou se eu estava grávida. Eu fiquei tão ansiosa, que no sábado mesmo fui fazer exame de sangue e descobri a gravidez. Nunca esquecerei, fiquei muito feliz, pois foi um milagre, eu tinha feito procedimento e já estava grávida, não perdi meu filho e nasceu de nove meses. Foi uma gravidez tranquila.

E o segundo filho?

Arthur Noival também foi muito desejado, pois eu tinha planejado ter 5 filhos…risos. Mas a segunda gravidez não foi planejada. Quando descobri que estava grávida de mais 2 meses, Hugo ainda não tinha 11 meses. Eu senti em ter que parar de dá mama, pois o obstetra orientou que seria necessário para não prejudicar o desenvolvimento do bebê. Eu também estava numa correria de época de política quando descobri a segunda gestação. Mas deu tudo certo, também tive meu filho com nove meses e muito saudável. Hoje, como eles tem idade bem próxima, é muito bom porque são amigos e ainda curtem as mesmas brincadeiras.


Eu descobri uma terceira gestação em maio 2019, bem na época das fortes chuvas aqui em Lauro de Freitas, mas, eu estava na correria dando suporte as famílias desabrigadas. Eu tive um sangramento que durou quase um mês, ja tinha ido várias vezes para emergência e quando recebi o resultado do exame, marquei logo obstetra. Na primeira consulta descobri a gravidez ectópica e já fiquei internada por 11 dias, mas graças a Deus não houve rompimento das trompas e não precisei operar.

Quais as maiores Dificuldades que como mãe você esta enfrentando neste momento de Isolamento Social?

Bem, as crianças ficam presas em casa com energia acumulada. Eles, além de perderem a convivência social na rotina da escola, não podem brincar com os amigos, os vizinhos.
O acompanhamento das atividades enviadas pela escola é um desafio, tem a agenda semanal de tarefas e aulas online. Estou com mais uma missão, a de professora, pois como Arthur tem 7 e Hugo tem 8 anos, precisam de todo suporte. Também tivemos que nos adaptar de forma abrupta a educação a distância.

Como você divide sua agenda entre a familia e os projetos sociais?

Não tem sido fácil, pois meus filhos ainda são crianças. Mas, tenho administrado com ajuda de amigos e companheiros que somam muito, meu esposo é meu braço direito e me dá todo suporte quando estou nos compromissos externos. Estamos juntos nessa missão de cuidar de vidas.

O que você diria a outras mães nesse periodo de Pandemia?

Aproveitem para fortalecer os vínculos familiares nesse período. Dê atenção, carinho e muito amor a seus filhos. Os dias são difíceis, mas com fé em Deus venceremos mais essa batalha.

Como você projeta o futuro para seus filhos?

Que sejam abençoados e alargados os seus horizontes. Que a proteção do Senhor seja contante. Que sejam livres de todo mal. Que sejam sensíveis a dor do próximo. Que valorizem as coisas simples da vida. Que sejam sempre tementes a Deus e que tenham muita saúde e vigor para enfrentar a vida.

E quero aproveitar esse espaço para desejar um feliz día das mães para todas as mães ao redor do mundo. Quero dizer a minha mãe e a todas as mães da minha equipe de voluntarias nos trabalhos sociais, que nós mães fazemos toda diferença no mundo, pois a responsponsabilidade de educar um filho é a responsabilidade de construir o futuro.

Por isso, sou tão grata a minha mãe.

Que Deus abençoe todas as mães, neste domingo.

DESTAQUE

Na Bahia, Rui Costa destaca solidariedade do povo brasileiro e compromisso do governo Lula em cuidar de gente

Published

on

By

O ministro da Casa Civil acompanhou o presidente na entrega de novo campus da UFSB e de novo hospital na região de Teixeira de Freitas (BA)

O trabalho incansável das equipes do Governo Federal que atuam no socorro e auxilio à população do Rio Grande do Sul foi destacado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante inaugurações em Teixeira de Freitas (BA) ao lado do presidente Lula. Rui também fez questão de reconhecer a mobilização nacional para ajudar os gaúchos. “O povo brasileiro, de forma recorde, já ultrapassou só com o que foi processado pelas Forças Armas mais de duas mil toneladas de doações. Por mais que alguns tenham tentado impregnar na alma e no coração dos brasileiros o ódio, a fake news, a raiva, e o preconceito contra o Nordeste, os negros e as mulheres, o povo brasileiro está dizendo: nós preferimos o amor ao próximo, a fé em Deus e a solidariedade”.

Em discurso na cerimônia que celebrou a nova estrutura da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e inaugurou o Hospital Estadual Costa das Baleias, o ministro lembrou das chuvas que há três anos inundaram Teixeira de Freitas (BA) e região. “Há três anos, essa região ficou debaixo d’água. Esses prefeitos se mataram dia e noite, entrando por mata a dentro para chegar nos locais atingidos. Os governadores do Nordeste mandaram helicóptero e equipe para ajudar o Sul da Bahia e não teve nenhum apoio do então governo federal à época”, relembrou Rui Costa.

Rui compartilhou, ainda em discurso, que cuidar de gente, cuidar das pessoas é a missão do governo do presidente Lula. “Tenho orgulho de chegar aqui e dizer: aqui em Teixeira de Freitas, o presidente Lula e a ex-presidenta Dilma já entregaram 7 mil casas do MCMV”, disse Costa ao garantir que mais 500 unidades habitacionais serão erguidas no município baiano através do Novo PAC.

Ele destacou os benefícios que o Hospital Estadual Costa das Baleias trará para a população da região. A unidade vai oferecer especialidades como cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, saúde mental e serviço de hemodinâmica. Serão 180 leitos e 30 de unidade de tratamento intensivo (UTI). “Nessa cidade, inauguramos a primeira policlínica das 26 em funcionamento na Bahia. A nossa alegria é imensa em ver de pé uma unidade como esta na estrutura do SUS”, comemorou.

O ministro baiano criticou a falta de obras e projetos da gestão federal anterior à de Lula para o município e para o estado nordestino. “O que fizeram com a Bahia foi perseguir. Quero que me pontuem um, apenas um projeto ou uma obra que foi feita pelo governo anterior aqui em Teixeira de Freitas. A única que ele inaugurou foi da gestão Dilma, que não teve tempo para entregar”, relembrou.

Continue Reading

CIDADES

Em São Paulo, Governo do Estado promove São João da Bahia 2024 e espera bater recorde de visitantes e de recursos arrecadados

Published

on

By

A promoção do São João da Bahia 2024 transformou o Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo, em uma verdadeira “embaixada” do Estado, nesta quinta-feira (9), reunindo o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, e cerca de 200 operadores e agentes de viagem, que passaram por capacitação. Não faltaram a quadrilha, o forró e a culinária típica, presentes em todo o estado durante o mês de junho.

“A nossa expectativa é que este ano a gente bata um novo recorde, que a gente tenha na Bahia mais de um 1,5 milhão de visitantes, que deixarão algo em torno de R$ 2 bilhões para a economia baiana, gerando emprego e renda para os baianos”, afirmou o secretário.

Bacelar destacou que, para atingir o objetivo de atrair visitantes, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Turismo (Setur-BA), atua nos principais polos emissores de turistas. “Nós hoje estamos aqui no centro de São Paulo, o maior emissor de turistas do País, para capacitar agentes de viagens e operadores de turismo diante das condições da festa. Nessa capacitação nós mostramos os diversos destinos da Bahia, a diversidade da nossa gastronomia, da música, do forró, da quadrilha, e também para mostrar como as pessoas chegam à Bahia, para que possam curtir o melhor São João do Brasil”.

O secretário de Turismo da Bahia enfatizou que os festejos juninos não se resumem ao São João. “Nessa época, são festejados Santo Antônio, São João e São Pedro. E com isso, as festas juninas se estendem pelo estado durante todo mês de junho”. Segundo ele, a festa está distribuída nas 13 zonas turísticas da Bahia. “Se nós formos falar aqui em um município, com certeza vamos deixar de falar de outros 416, onde a festa também vale a pena. É na Bahia que o São João tem a sua maior expressão”.

Infraestrutura

Para reforçar a mobilidade em todo o estado, a economia e, claro, o São João da Bahia, o Governo do Estado investe na aviação regional, com a recuperação e o credenciamento de aeroportos no interior, e na requalificação de estradas. Somente no ano passado foram mais de cinco mil quilômetros de rodovias recuperadas, facilitando o trânsito entre a capital e o interior. Também foram investidos em aeroportos ou aeródromos do estado cerca de R$ 200 milhões, aplicados em obras.

Repórter: Raul Rodrigues/GOVBA

Continue Reading

DESTAQUE

Novo Núcleo Regional de Saúde fortalece atendimento em Teixeira de Freitas e região

Published

on

By

O equipamento está estruturado para coordenar atividades de regulação e vigilância em saúde

A nova sede do Núcleo Regional de Saúde (NRS) em Teixeira de Freitas, inaugurada na manhã desta sexta-feira (10) pelo governador Jerônimo Rodrigues, representa um importante reforço na área da saúde para o município. Com um investimento de mais de R$ 1,3 milhão, o equipamento está agora estruturado para coordenar atividades cruciais de regulação e vigilância em saúde, fortalecendo assim a gestão e o monitoramento dos serviços em parceria com os municípios. Além disso, foram entregues sete veículos que vão atender à unidade, ampliando sua capacidade operacional e agilizando o atendimento às demandas da região.

“O núcleo em Teixeira de Freitas desempenha um papel crucial, atendendo 13 municípios na área da saúde. Ele é responsável pelo armazenamento de vacinas, medicamentos especializados e coordena os atendimentos dos medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado. Além disso, oferece assistência em vigilância sanitária, combatendo endemias, epidemias e pandemias”, explica a secretária da Saúde, Roberta Santana.

Maria das Dores, professora do município, ressaltou a importância do reforço para a saúde de Teixeira de Freitas. “Mais opções de atendimento significa que vida da população vai melhorar, proporcionando acesso mais rápido e eficiente aos serviços necessários.”

Foram entregues ainda quatro ambulâncias para os municípios de Alcobaça, Nova Viçosa, Medeiros Neto e Itanhém, sendo que este último recebeu também equipamentos de saúde. Além disso, o governador autorizou o município de Medeiros Neto a se credenciar para a realização de cirurgias eletivas no Hospital Municipal.

Outros investimentos

Após a entrega, o governador se reuniu com 12 prefeitos da região para debater investimentos. Durante o encontro, foi autorizado o acordo com o Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir) para o revestimento primário das estradas vicinais de rotas produtivas da região, com um investimento de mais de R$ 20 milhões. Essas obras visam beneficiar os municípios de Caravelas, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Medeiros Neto, Prado e Vereda, abrangendo uma extensão de mais de 300 quilômetros.

Além disso, foram autorizadas outras importantes iniciativas, como a emissão de ordem de serviço para implantação do Sistema de Auxílio à Navegação Aérea – Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (Papi) no Aeroporto de Teixeira de Freitas. O sistema é um auxílio visual à navegação aérea instalado na parte lateral da pista que orienta o piloto sobre a posição atual em altura em relação à rampa correta a ser mantida durante a aproximação para o pouso, garantindo mais segurança e uma infraestrutura mais moderna.

Foi autorizado ainda o início das obras de construção da ponte sobre o Rio Água Fria, no trecho da Rodovia BA-699 entre Jucuruçu e Itanhém. Essas medidas demonstram o compromisso do governo em promover o desenvolvimento e a infraestrutura da região.

Novo Hospital Estadual

Em Teixeira de Freitas, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Jerônimo Rodrigues inaugura o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), localizado no município. A cerimônia, que marca o início das operações da maior unidade hospitalar do extremo sul da Bahia, será realizada às 16h30 desta sexta-feira (10), com a presença de ministros, prefeitos e outras autoridades.

Continue Reading

Cultura

Sair da versão mobile