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EDUCAÇÃO

SEMINÁRIO CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO INTEGRAL A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PROJETOS

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Aconteceu na manhã de hoje, na SEMED, o SEMINÁRIO CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO INTEGRAL A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PROJETOS com a participação de cerca de 80 profissionais entre coordenadores pedagógicos, professores, diretores e técnicos da SEMED, com a presença do Secretário de Educação, o professor Paulo Gabriel.

Essa é mais uma ação que referência o compromisso de número 03 do PPA 2018/2021 que descreve a promoção, qualificação e a formação continuada para professores do sistema de ensino municipal.

 

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DESTAQUE

Professores da rede municipal participam de capacitação sobre ‘avaliação das aprendizagens’ até a próxima quarta-feira (08)

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A Secretária Municipal de Educação (SEMED) está realizando desta quinta-feira (02), até a próxima quarta-feira (08), na Escola de Tempo Integral, em Portão, das 8h às 12h, uma capacitação com o foco na ‘avaliação das aprendizagens’, direcionada aos professores dos anos finais da rede municipal de ensino.

Maria das Graças Chaves, coordenadora dos anos finais da SEMED, explica que a idealização da formação surgiu após uma escuta acadêmica com professores. “Uma escuta acadêmica que fizemos no ano passado com os professores reverberou em alguns temas que são importantes para que a gente possa incluir na nossa releitura. A proposta é discutir o sistema de avaliação, o ato de avaliar, pensar nas concepções como a gente pode estar avaliando nossos estudantes de uma forma muito mais humanizada, amorosa, includente, pensando em novos conceitos e instrumentos avaliativos”, disse.

A formação que aborda processos e instrumentos de avaliação está sendo ministrada pela palestrante Lorena Andrade, da editora Moderna, e conta com a participação ativa dos profissionais. Para Socorro Costa, professora de ciências, a capacitação é importante para que o professor tenha um olhar mais crítico na aprendizagem do aluno. “Falar de avaliação é difícil, mas ao mesmo tempo é necessário, é pertinente. Para quebrar esses paradigmas, essa resistência de avaliar de forma técnica, a gente tem que olhar o ser humano completo. Nosso público é um público frágil, dependendo do que aconteceu no entorno da vida desse aluno, ele pode chegar e não conseguir fazer nada na prova, mas se ele for acolhido, se ele for olhado integralmente, toda a bagagem que ele carrega, ele consegue avançar” frisou.

Neste primeiro dia, a formação foi voltada aos professores da área de exatas, já nesta sexta-feira (03), será a vez dos educadores da área de humanas, os docentes que ensinam as disciplinas de linguagens participarão na próxima segunda-feira (07). A capacitação será encerrada no dia 08 com a formação dos coordenadores pedagógicos.

Texto – Yandra Barros

Foto –  Andressa Oliveira

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

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CULTURA

Estudantes e educadores da rede estadual movimentam Bienal do Livro da Bahia

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Para estimular a leitura, o Governo do Estado distribuiu dez mil vales-livro para 5 mil jovens leitores e 5 mil professores

Estudantes e professores da rede estadual de ensino estão marcando presença na 7ª edição da Bienal do Livro da Bahia, que teve início no dia 26 de abril e segue até esta quarta-feira, dia 1º de maio, no Centro de Convenções de Salvador. Com o tema ‘As histórias que a Bahia conta’, o evento ganha um brilho especial com o protagonismo dos jovens e educadores. Para estimular a leitura, eles receberam do Governo do Estado dez mil vales-livro.

Nesta terça-feira (30), o governador Jerônimo Rodrigues visitou o evento, acompanhado do vice-governador, Geraldo Júnior, e destacou a ação, realizada através da Secretaria da Educação (SEC). “A gente consegue estimular um país, um estado, um município a se desenvolver quando esse lugar tem capacidade de fazer leituras. E a leitura tem o potencial de fazer as pessoas viajarem, sonharem, elaborarem. Nós avançamos bastante, mas a participação dos brasileiros e dos baianos, no que diz respeito à quantidade de livros lidos durante o ano, ainda é, relativamente, baixa. Temos que sair da casa de quatro, cinco livros por ano pra chegar a, pelo menos, um livro por mês. Isso sem contar com o livro didático que é disponibilizado nas escolas. Quando estimulamos a leitura, estimulamos a escrita. Olha o caso da Bienal: encontro de editoras, encontro de escritores, de estudantes, de professores, com projetos aqui dentro. Encontrei muita gente de Santa Catarina, de Sergipe, do Rio de Janeiro, vindo expor seu livro, conhecer o livro. E nós, do Governo do Estado, disponibilizamos tickets pra distribuir aos estudantes e as professores, pra estimular a compra e a leitura”.

O governador lembrou, ainda, das iniciativas realizadas ao longo do ano letivo: “nós já distribuímos tablet, que são livros e cadernos na mão. Todo o segundo ano da rede estadual está com tablet. Já providenciamos a compra, para que o primeiro ano tenha, o nono ano tenha, para que a gente possa entrar na tecnologia. Nosso interesse é levar a educação e a cultura para municípios de toda a Bahia”.

Para Ana Sofia, aluna do Colégio Martinho Sales Brasil, de São Francisco de Conde, a experiência na Bienal do Livro da Bahia foi enriquecedora: “eu comprei o livro que tanto queria e estou super feliz. Essa iniciativa de distribuir vales-livro foi incrível, porque me deu a chance de ter um livro que talvez não pudesse comprar. Adorei a oportunidade de participar da Bienal e poder mergulhar em novas histórias”.

Uma das iniciativas mais significativas da Bienal é o destaque dado à produção literária dos professores de colégios estaduais. Não apenas como educadores, mas, ainda, como escritores, eles têm a oportunidade de compartilhar histórias e conhecimentos com o público, enriquecendo o panorama cultural da Bahia.

Além disso, o evento conta com uma extensa programação, que inclui homenagens, rodas de conversa, oficinas de contação de histórias, lançamentos de livros, entre outras atividades. A presença das universidades estaduais baianas também é notável, com a divulgação das produções de suas editoras, fortalecendo ainda mais o ambiente acadêmico-literário.

A secretária Rowenna Brito destacou que eventos como esse estimulam o hábito da leitura, enriquecem o aprendizado e fortalecem os laços culturais da comunidade educacional: “estamos empenhados em proporcionar acesso à leitura e ao conhecimento para todos os estudantes e profissionais da educação, pois acreditamos que é através da educação que construiremos um futuro melhor para a Bahia”.

Também através da Secretaria de Estado da Educação (SEC), o Instituto Anísio Teixeira (IAT) promove debates sobre a importância da leitura e do material didático nas escolas. Todas essas ações reforçam o compromisso do Estado com a promoção da educação, da cultura e da literatura na Bahia, reconhecendo o papel fundamental que essas áreas desempenham no desenvolvimento social e humano da população.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

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DESTAQUE

Entrega de 209 novos óculos inteligentes amplia autonomia de estudantes da rede estadual com deficiência visual

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O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), realizou a entrega simultânea de 209 óculos OrCamMyEye 2.0 para estudantes com deficiência visual dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) , nesta segunda-feira (29). Em Salvador, a entrega de 22 equipamentos aconteceu no Colégio Estadual Édson Carneiro, no bairro do São Caetano, na presença de estudantes e gestores de diversas unidades. Com o investimento superior a R$ 3,6 milhões, a ação busca garantir a efetiva inclusão educacional, por meio de orientações pedagógicas e operacionais, aquisição e ou adaptação de material pedagógico especializado para atender a demanda dos estudantes cegos e de baixa visão.

Para a diretora do NTE 26, que abrange a capital e Região Metropolitana, Salete Viana, a entrega é significativa para o atendimento e inclusão dos estudantes com deficiência visual. “Dentro do cotidiano deles é uma possibilidade de fazer as leituras. Esses óculos vêm para dar essa autonomia, não só na rotina na unidade escolar, mas também na rotina diária deles”, destacou a gestora.

A entrega dos dispositivos foi anunciada dia 6 de abril pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante ato em que lançou diversas ações voltadas às Pessoas com Deficiência (PCDs). O equipamento possibilita maior acessibilidade, autonomia, aprimora a comunicação, amplia as possibilidades de aprendizagem e garante inclusão social. Os dispositivos serão entregues conforme número de matriculados, priorizando primeiro os estudantes cegos e depois com baixa visão, em ambos os casos, pessoas sem deficiência auditiva.

O OrCam MyEye 2.0 é o dispositivo de tecnologia assistiva vestível mais avançado do mundo para pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura. Discreto e leve, o Orcam MyEye é um aparelho acoplado aos óculos que transforma textos em áudios, permitindo que deficientes visuais possam ler. Ele usa uma tecnologia de inteligência artificial para converter textos de maneira instantânea, seja de um livro, tela de um celular ou de outra superfície.

Para a professora Eva Daltro, os óculos OrCam MyEye, no dia-a-dia da sala de aula, muitas vezes, o aluno não tem acesso a textos em braile, textos adaptados em relevo. “O OrCam como é um instrumento que vai estar gravando e lendo para o aluno, o que espera-se é que eles tenham maior rendimento na sala de aula, também diminuindo essa questão dele ser um aluno meramente ouvinte, ele pode estar ali tendo acesso a material impresso em apostilas, no livro, porque o OrCam lê para ele”, explicou.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Édson Carneiro, Sara Victória Santos, recebeu seu equipamento e comemorou a novidade. “Minha expectativa está altíssima. Eu nunca tive. Sempre eu espero alguém sentar do meu lado e ditar o que está no quadro para eu escrever. E eu acho que com óculos isso vai facilitar muito”, disse a jovem que pretende cursar pedagogia ou música ao concluir o Ensino Médio.

A SEC fez a aquisição de 1.398 óculos OrCamMyEye 2.0, que serão entregues ao longo do ano, com o investimento total de R$ 24,2 milhões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado para prover a inclusão e a acessibilidade para pessoas com deficiência na Bahia. Faz parte dessa série de ações a liberação de um Fundo de Assistência Educacional (Faed), no valor de R$ 3,8 milhões, para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas, exclusivamente, aos estudantes com deficiência.

O Governo do Estado também prevê a contratação de mais profissionais de suporte técnico ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas unidades de ensino, assim como a liberação de recursos na ordem de R$ 4 milhões para a ampliação do número de Centros de Apoio Pedagógico Especializado (Capes), em dez Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Atualmente, a rede estadual já trabalha com oito Capes e cinco Centros de Educação Especial.

Repórter: Lina Magalí/GOVBA

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Cultura

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