Connect with us

DESTAQUE

Jussara Hubner – MULHER EM DESTAQUE SEMPRE

Published

on

Hoje vamos conhecer a história dessa Mulher em Destaque, JUSSARA MAQRUES HÜBNER
IDADE de 64 ANOS, natural do Rio de Janeiro, que aos cinco anos de idade perdeu um irmão um ano mais velho do que ela e, embora pequena sofreu muito precisando ser consolada pelo pai. Aos sete anos começou a estudar piano e aos 20 anos tornou se uma pianista profissional.

Sua mãe era professora de piano e incentivou aos quatro filhos a estudarem música. Porém, a única que levou até o fim foi Jussara. O pai era escritor e advogado e a colocou para encenar em uma de suas peças. Foi uma experiência riquíssima durante a adolescência de JUSSARA.

Acompanhe nossa entrevista:

PARA VOCÊ COMO É SER MULHER E ASSUMIR UM PAPEL DE DESTAQUE NA SOCIEDADE?

Nós vivemos um tempo de maior liberdade como mulher. Hoje vemos diversas mulheres assumindo um papel não imaginável em tempos atrás. Engenheiras, Juízas, Motorista de ônibus, Violoncelistas.
Maravilha! A mulher é capaz de qualquer coisa.
Creio que não importa se ela escolher ficar em casa ou for trabalhar “fora de casa”. Ela sempre terá um local de destaque. Basta apenas reconhecer seu valor. E se colocar como um ser importante no desenvolvimento da sociedade.
A mulher precisa, mais do que nunca, entender que sua realização pessoal não deve depender de outra pessoa. Ela pode sim realizar-se como esposa, mãe, e ser uma profissional de excelência. Uma coisa não exclui a outra.

VOCÊ JÁ ENFRENTOU DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO DURANTE SUA CARREIRA PROFISSIONAL?

Nunca. Mas não significa que no decorrer de minhas experiências eu não me tenha deparado com situações dolorosas em relação a diversas mulheres.
Em minha casa fui criada com muito amor e respeito. Meu pai me admirava muito. Agora, em sua formação, filha mulher era pra ser protegida e isso acontecia. Meus dois irmãos eram responsáveis por mim e minha irmã. Eu via isso como cuidado. Nunca interpretei como discriminação.

QUAIS ASPECTOS DE SUA VIDA PESSOAL OU E PROFISSIONAL FORAM AFETADOS POR ALGUM TIPO DE DISCRIMINAÇÃO OU VIOLÊNCIA?

O que me recordo é que na idade de 14 anos indo de ônibus para aula de piano, sentou-se ao meu lado um homem e tentou me intimidar. Foi bem chato, não gostei. Conversei com minha mãe e ela ficou bem chateada. Naquele tempo era o máximo que se fazia. Isso, porém não chegou a afetar minha vida.


VOCÊ RECONHECE QUE A UNIDADE ENTRE AS MULHERES PODE MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS DE UM MODO GERAL?

Depende do que se entende por unidade. Unidade de pensamento, de visão de mundo…
Creio ser muito difícil essa unidade. Penso que se aprendermos a compartilhar mais nossas experiências boas ou ruins, podemos ter uma chance de perceber que muitas coisas são comuns e isso traz um certo conforto em sabermos que não estamos sozinhas na caminhada. E de repente, a experiência da outra pode nos ajudar a encontrar a saída necessária para aquela situação.

COMO É PARA VOCÊ LIDERAR OOUTRAS MULHERES?

É bom demais. Aprendemos muito uma com as outras. Compartilhamos alegrias e preocupações. Choros e sorrisos.
COMO FOI COMEÇAR SUA HISTÓRIA COMO PROFESSORA?
Sou filha de professora. Desde os 16 anos ensino. Primeiramente piano e depois fiz concurso para professora universitária e ensino até hoje. `Ser professora [é minha paixão].

COMO VOCÊ PERCEBE A RALIDADE POLÍTICA DO PAÍS HOJE?

Estamos colhendo uma semeadura de quinhentos anos. Muita injustiça social, falta qualidade na saúde, na educação, na segurança pública. Mas, hoje eu tenho esperança. Sonho com um país melhor. Menos desigualdade e mais fraternidade. Menos impunidade e chega de corrupção. Acima de tudo, creio que existe no olhar de DEUS, a visão para o Brasil , de se tornar uma grande nação. Somos ricos em tudo: Um povo lindo, uma natureza exuberante.
Tenho esperança de um Brasil melhor. Não sei se a mudança será em breves dias, mas, certamente ocorrerá.


FALE-NOS SUA EXPERIÊNCIA COMO MÃE:

Ser mãe para mim é algo que transcende qualquer explicação. É simplesmente MARAVILHOSO.
Sou mãe de três filhos homens e uma menina. O estar com eles, caminhar com eles, experimentar seu desenvolvimento passo a passo desde bebê até a idade adulta, marcaram minha vida que me considero uma pessoa muito feliz e completa. Hoje todos estão casados seguindo suas vidas de modo admirável. São pessoas dignas responsáveis, compromissadas com o que é certo e justo. Tenho cinco netos maravilhosos e um marido companheiro. Temos 41 anos de casados e até hoje sorrimos juntos e partilhamos das coisas um dom outro com muita satisfação e alegria.

VCOÊ É UMA MULHER DE MUITA FÉ E PRINCÍPIOS RELIGIOSOS COMO VOCÊ PERCEBE O PAPEL DA MULHER NO CONTEXTO RELIGIOSO NOS DIAS DE HOJE?

A mulher sempre foi vista a partir de Jesus como ser tão importante quanto o homem. Embora sabemos que a cultura na época de Cristo não pensava assim. Mas essência de Cristo permanece. Não há ninguém para Deus melhor um do que o outro.
Hoje em dia, a mulher tem se destacado como conferencistas, pregadoras, pastoras. Isso é muito bom.
A mulher tem contribuído em muito para o desenvolvimento espiritual preenchendo a lacuna muitas vezes deixada pela interpretação masculina em diversas situações. Isso também é muito positivo.
Não devia haver guerra dos entre os sexos e sim parceria e compartilhamento dos saberes.
QUAIS OS PLANOS PARA O FUTURO?
Continuar o que faço e amo. Ser professora, clinicar, visitar meus filhos e netos mais vezes e viajar. Organizar uma escola infantil com artes, música, línguas em Paripe na Igreja Batista Pérola dos Mares. Quem sabe editar meu livro.

NOS FALE UM POUCO SOBRE OS PROJETOS ESPECÍFICOS, DESENVOLVIDOS DURANTE SUA JORNADA PROFISSIONAL:

Ah! São tantos projetos criados e executados. No interior da Bahia em Jaguaquara organizei uma escola de música e artes em que um dado momento tinha quase 90 alunos. Apresentávamos cada final do ano os alunos em um recital que se tornou um marco na cidade.
Na área religiosa, elaboramos um projeto na igreja com jovens meninas de uma vez na semana termos um encontro em minha casa para um café deliciosa às seis horas da manhã, antes de irem para o trabalho. Na verdade esse grupo se transformou em um grupo terapêutico, onde compartilhavam suas nossas lutas e vitórias. O resultado foi de uma riqueza muito grande para elas. Marcaram as vidas delas esses encontros. Sentiam-se amadas e acolhidas. Durou um período de dois anos. Ao me mudar para Salvador o grupo foi desfeito. Mas existem relatos até hoje sobre esses encontros.
Na UESB, organizamos um projeto Artes na UESB com aulas de flautas e formação de um coral.
Em outra faculdade implantamos o CINE REFLEXÃO, onde por meio de filmes dialogávamos e havia uma troca sensível por meio de outra linguagem, a linguagem cinematográfica, que muito pode contribuir com a formação do estudante de graduação.
Por meio de um projeto abraçado pelo Núcleo de Apoio ao estudante NAE, o ouvir sensível, foi possível ajudar muitas pessoas acadêmicos, funcionários e familiares.

DEIXE AQUI UM CONSELHO DE VIDA PARA AS OUTRAS MULHERES;

A minha vida não foi perfeita, tive minhas lutas e dificuldades não como especificamente como mulher, mas, como pessoa. E fui descobrindo ao longo dos meus 64 anos que reconhecer quem somos nos aceitar como somos aceitar o outro como é, é muito bom.
Como eu consegui isso? Ainda não finalizei minha conquista. Cada dia é um dia. Mas para mim, compreender o outro e se importar com o outro é saúde. Olhar para fora de mim mesma me dá uma dimensão que não estou só. Procurar ajuda quando preciso me faz muito bem. Reconhecer que sou humana e não uma supermulher é reconhecer que posso errar, mas também posso corrigir. E sonhar, sonhar muito. Pois só se realiza algo quando primeiro se tem um sonho.

EM QUAIS ASPECTOS VOCÊ SE CONSIDERA TER ALCANÇADO SUCESSO PLENO EM SUA VIDA?

Primeiro precisamos definir o que é ter sucesso. Pra mim sucesso e ter alegria com as coisas simples da vida. É amar e ser amada. É poder sentar em uma roda de amigos e dar uma boa gargalhada. É ter amigos. E ter filhos amigos. É ter uma família que te honra e te respeita. É ver os filhos dos filhos. É reconhecer que DEUS É B OM O TEMPO TODO. É ter um coração cheio de gratidão por tantas coisas boas que recebemos. E as não tão boas, transformá-las em aprendizados. Isso pra mim é ter sucesso. Então eu sou plena. Alcancei tudo isso.

FALE-NOS UM POUCO SOBRE SUA ROTINA DE VIDA.

De segunda a sábado sou professora e atendo em consultório. Aos domingos vou à igreja pela manhã e a noite. Durante a semana dou aula de piano aos meus netos. Isso é sagrado. Quando dá tempo saiu com meus netos vou ao shopping, lancho com eles, vou ao cinema. E tiro um tempo também para almoço em família e saída com o maridão. D
Diariamente faço minha devocional, leio a Bíblia e oro.

Contatos:
7199962372
Face bock. Jussara Hubner
Instagran hubnerjussara

DESTAQUE

Na Bahia, Rui Costa destaca solidariedade do povo brasileiro e compromisso do governo Lula em cuidar de gente

Published

on

By

O ministro da Casa Civil acompanhou o presidente na entrega de novo campus da UFSB e de novo hospital na região de Teixeira de Freitas (BA)

O trabalho incansável das equipes do Governo Federal que atuam no socorro e auxilio à população do Rio Grande do Sul foi destacado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante inaugurações em Teixeira de Freitas (BA) ao lado do presidente Lula. Rui também fez questão de reconhecer a mobilização nacional para ajudar os gaúchos. “O povo brasileiro, de forma recorde, já ultrapassou só com o que foi processado pelas Forças Armas mais de duas mil toneladas de doações. Por mais que alguns tenham tentado impregnar na alma e no coração dos brasileiros o ódio, a fake news, a raiva, e o preconceito contra o Nordeste, os negros e as mulheres, o povo brasileiro está dizendo: nós preferimos o amor ao próximo, a fé em Deus e a solidariedade”.

Em discurso na cerimônia que celebrou a nova estrutura da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e inaugurou o Hospital Estadual Costa das Baleias, o ministro lembrou das chuvas que há três anos inundaram Teixeira de Freitas (BA) e região. “Há três anos, essa região ficou debaixo d’água. Esses prefeitos se mataram dia e noite, entrando por mata a dentro para chegar nos locais atingidos. Os governadores do Nordeste mandaram helicóptero e equipe para ajudar o Sul da Bahia e não teve nenhum apoio do então governo federal à época”, relembrou Rui Costa.

Rui compartilhou, ainda em discurso, que cuidar de gente, cuidar das pessoas é a missão do governo do presidente Lula. “Tenho orgulho de chegar aqui e dizer: aqui em Teixeira de Freitas, o presidente Lula e a ex-presidenta Dilma já entregaram 7 mil casas do MCMV”, disse Costa ao garantir que mais 500 unidades habitacionais serão erguidas no município baiano através do Novo PAC.

Ele destacou os benefícios que o Hospital Estadual Costa das Baleias trará para a população da região. A unidade vai oferecer especialidades como cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, saúde mental e serviço de hemodinâmica. Serão 180 leitos e 30 de unidade de tratamento intensivo (UTI). “Nessa cidade, inauguramos a primeira policlínica das 26 em funcionamento na Bahia. A nossa alegria é imensa em ver de pé uma unidade como esta na estrutura do SUS”, comemorou.

O ministro baiano criticou a falta de obras e projetos da gestão federal anterior à de Lula para o município e para o estado nordestino. “O que fizeram com a Bahia foi perseguir. Quero que me pontuem um, apenas um projeto ou uma obra que foi feita pelo governo anterior aqui em Teixeira de Freitas. A única que ele inaugurou foi da gestão Dilma, que não teve tempo para entregar”, relembrou.

Continue Reading

CIDADES

Em São Paulo, Governo do Estado promove São João da Bahia 2024 e espera bater recorde de visitantes e de recursos arrecadados

Published

on

By

A promoção do São João da Bahia 2024 transformou o Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo, em uma verdadeira “embaixada” do Estado, nesta quinta-feira (9), reunindo o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, e cerca de 200 operadores e agentes de viagem, que passaram por capacitação. Não faltaram a quadrilha, o forró e a culinária típica, presentes em todo o estado durante o mês de junho.

“A nossa expectativa é que este ano a gente bata um novo recorde, que a gente tenha na Bahia mais de um 1,5 milhão de visitantes, que deixarão algo em torno de R$ 2 bilhões para a economia baiana, gerando emprego e renda para os baianos”, afirmou o secretário.

Bacelar destacou que, para atingir o objetivo de atrair visitantes, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Turismo (Setur-BA), atua nos principais polos emissores de turistas. “Nós hoje estamos aqui no centro de São Paulo, o maior emissor de turistas do País, para capacitar agentes de viagens e operadores de turismo diante das condições da festa. Nessa capacitação nós mostramos os diversos destinos da Bahia, a diversidade da nossa gastronomia, da música, do forró, da quadrilha, e também para mostrar como as pessoas chegam à Bahia, para que possam curtir o melhor São João do Brasil”.

O secretário de Turismo da Bahia enfatizou que os festejos juninos não se resumem ao São João. “Nessa época, são festejados Santo Antônio, São João e São Pedro. E com isso, as festas juninas se estendem pelo estado durante todo mês de junho”. Segundo ele, a festa está distribuída nas 13 zonas turísticas da Bahia. “Se nós formos falar aqui em um município, com certeza vamos deixar de falar de outros 416, onde a festa também vale a pena. É na Bahia que o São João tem a sua maior expressão”.

Infraestrutura

Para reforçar a mobilidade em todo o estado, a economia e, claro, o São João da Bahia, o Governo do Estado investe na aviação regional, com a recuperação e o credenciamento de aeroportos no interior, e na requalificação de estradas. Somente no ano passado foram mais de cinco mil quilômetros de rodovias recuperadas, facilitando o trânsito entre a capital e o interior. Também foram investidos em aeroportos ou aeródromos do estado cerca de R$ 200 milhões, aplicados em obras.

Repórter: Raul Rodrigues/GOVBA

Continue Reading

DESTAQUE

Novo Núcleo Regional de Saúde fortalece atendimento em Teixeira de Freitas e região

Published

on

By

O equipamento está estruturado para coordenar atividades de regulação e vigilância em saúde

A nova sede do Núcleo Regional de Saúde (NRS) em Teixeira de Freitas, inaugurada na manhã desta sexta-feira (10) pelo governador Jerônimo Rodrigues, representa um importante reforço na área da saúde para o município. Com um investimento de mais de R$ 1,3 milhão, o equipamento está agora estruturado para coordenar atividades cruciais de regulação e vigilância em saúde, fortalecendo assim a gestão e o monitoramento dos serviços em parceria com os municípios. Além disso, foram entregues sete veículos que vão atender à unidade, ampliando sua capacidade operacional e agilizando o atendimento às demandas da região.

“O núcleo em Teixeira de Freitas desempenha um papel crucial, atendendo 13 municípios na área da saúde. Ele é responsável pelo armazenamento de vacinas, medicamentos especializados e coordena os atendimentos dos medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado. Além disso, oferece assistência em vigilância sanitária, combatendo endemias, epidemias e pandemias”, explica a secretária da Saúde, Roberta Santana.

Maria das Dores, professora do município, ressaltou a importância do reforço para a saúde de Teixeira de Freitas. “Mais opções de atendimento significa que vida da população vai melhorar, proporcionando acesso mais rápido e eficiente aos serviços necessários.”

Foram entregues ainda quatro ambulâncias para os municípios de Alcobaça, Nova Viçosa, Medeiros Neto e Itanhém, sendo que este último recebeu também equipamentos de saúde. Além disso, o governador autorizou o município de Medeiros Neto a se credenciar para a realização de cirurgias eletivas no Hospital Municipal.

Outros investimentos

Após a entrega, o governador se reuniu com 12 prefeitos da região para debater investimentos. Durante o encontro, foi autorizado o acordo com o Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir) para o revestimento primário das estradas vicinais de rotas produtivas da região, com um investimento de mais de R$ 20 milhões. Essas obras visam beneficiar os municípios de Caravelas, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Medeiros Neto, Prado e Vereda, abrangendo uma extensão de mais de 300 quilômetros.

Além disso, foram autorizadas outras importantes iniciativas, como a emissão de ordem de serviço para implantação do Sistema de Auxílio à Navegação Aérea – Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (Papi) no Aeroporto de Teixeira de Freitas. O sistema é um auxílio visual à navegação aérea instalado na parte lateral da pista que orienta o piloto sobre a posição atual em altura em relação à rampa correta a ser mantida durante a aproximação para o pouso, garantindo mais segurança e uma infraestrutura mais moderna.

Foi autorizado ainda o início das obras de construção da ponte sobre o Rio Água Fria, no trecho da Rodovia BA-699 entre Jucuruçu e Itanhém. Essas medidas demonstram o compromisso do governo em promover o desenvolvimento e a infraestrutura da região.

Novo Hospital Estadual

Em Teixeira de Freitas, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Jerônimo Rodrigues inaugura o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), localizado no município. A cerimônia, que marca o início das operações da maior unidade hospitalar do extremo sul da Bahia, será realizada às 16h30 desta sexta-feira (10), com a presença de ministros, prefeitos e outras autoridades.

Continue Reading

Cultura

Sair da versão mobile