Connect with us

DESTAQUE

COLUNA SEMPRE ATUAL, Por Adilson Fonsêca

Published

on

Dia D

A data de 24 de janeiro será a mais importante do calendário político de 2018, independente dos resultados que vierem em outubro, com as eleições. Isso porque será nesse dia que o ex-presidente Lula será julgado pelo Tribunal Regional Federal  (TRF4) sobre um dos processos, o do triplex do Guarujá, em que foi condenado a nove anos e meio pelo juiz Sério Moro.

Não apenas Lula, mas nessa data será definido todo o processo eleitoral de 2018, definindo estratégias e até mesmo quem serão os candidatos à sucessão do presidente Michel Temer, em outubro. Lula pode ficar inelegível e ser preso, ou, em hipótese menos remota, ser absolvido e ir com todo o gás para a disputa presidencial. Qualquer que seja o resultado do julgamento, as eleições só começarão, de fato, no dia 25.

*********************

Dia D + 1

Advertisement

Na Bahia, onde o Partido dos Trabalhadores (PT) é mais forte, pois tem nas mãos do governador Rui Costa, o comando do Estado, existe um clima de apreensão com o dia 24 de janeiro. Isso porque, a exemplo do cenário nacional, será a partir do resultado do julgamento em Brasília, que será definida as estratégias de campanha pela reeleição de Rui Costa, e de tabela, dos que pleiteiam a reeleição ou cargos na Câmara e no Senado e na Assembléia Legislativa.

Da parte do prefeito ACM Neto, opositor de Rui, a situação é a mesma, sem o mesmo nível de apreensão dos petistas. É que a campanha de ACM Neto pode turbinar ou não com a condenação ou não de Lula.

**********************

Com os olhos em Brasília

E como quem não quer nada e ao mesmo tempo querendo, a secretária de Ação Social e Combate a Pobreza da Prefeitura de Salvador, a deputada federal Tia Eron, mais uma vez é lembrada como nome forte para assumir a Secretaria  de Direitos Humanos (com status de ministério) da Presidência da República..

Advertisement

Eron tem livre trânsito no Planalto e a sua nomeação acalmaria a base aliada através da bancada evangélica e femini9na do Congresso e, de quebra, seria um arsenal político e operacional a mais para a candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia. Isso porque Tia Eron, que já foi cotada p0ara ser a vice de Neto na chapa de 2018, tem posto estratégico na estrutura político administrativa do prefeito da capital

 

*******************

.\Não joga a toalha

E a senadora  Lídice da Mata ()PSB) não joga a toalha e segue firme na sua luta para disputar a reeleição no Senado, em outubro. Preterida publicamente por setores da base do governador Rui Costa à uma das vagas, Lídice chegou mesmo a afirmar, através do seu partido, que vai disputar as eleições, com ou sem o aval de Rui Costa.

Advertisement

Passado o rompante do partido, agora se chega à conclusão de que ela é um nome forte e competitivo, mais até que o do ex-governador Jaques Wagner. Por ser mulher, por ser de esquerda reconhecida nacionalmente, e por ter um histórico de serviços prestados como parlamentar. Resta saber como o governador vai resolver o imbróglio e acomodar todos os aliados no ninho, que tem p0oucas vasas e muitos candidatos.

Continue Reading
Advertisement
Sair da versão mobile