CIDADES
Coronavírus, qual a realidade em junho de 2020?
Em 2020 o mundo foi surpreendido com uma epidemia mundial provocada pelo COVID-19. Trata-se da nova mutação do Coronavírus, que é do que um vírus que vem sofrendo mutações ao longo dos anos bem como sendo fortalecido chegando a tirar milhares de vidas no mundo inteiro.
No Brasil o primeiro caso foi datado em 26 de fevereiro e se espalhou rapidamente, assustador e novo não se sabia ao certo como se dava o contagio e como realizar a prevenção, a saída mundial e imediata foi o isolamento social, o objetivo deste é achatar a curva de contaminados, tendo em vista que quanto mais pessoas forem contaminadas ao mesmo tempo gerará um colapso ou pane no sistema de saúde, já se o contágio for aos poucos será possível atender bem todos quanto necessitarem de atendimento médico, por exemplo, alguns paciente necessitam de respiradores para amenizar a falta de ar, mas os hospitais contam com poucos equipamentos como estes o que reforça a ideia do isolamento social para diminuir o caos causado pelos vírus. Outro fator é o período ao qual o vírus se manifesta que é de 04 a 07 dias, podendo gerar sintomas como: Tosse seca, perca de paladar e olfato, falta de ar, febre alta, coriza, dor de cabeça, e no caso dos pacientes assintomáticos não haverá sintomas, mas estes poderão contaminar outras pessoas.
Aderir ao isolamento social, lavar as mãos com água e sabão e/ou álcool em gel a 70° e usar máscara são atitudes aliadas no combate a este inimigo invisível. Caso você sinta algum sintoma e estes persistirem por 07 a 10 dias procure o Pronto Atendimento SANTO AMARO DE IPITANGA, localizado no Centro de Lauro de Freitas, ou o hospital mais próximo de você. O teste do COVID-19, se realizado antes desse período pode constar um falso negativo, por este motivo algumas pessoas só tem o caso confirmado durante o segundo exame realizado.
A Prefeitura de Lauro de Freitas por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem instalado barreiras sanitárias nas entradas e saídas dos bairros com maior número de casos e realizado testes rápidos, além de orientações de prevenção que têm surtido efeito. Colabore com o achatamento da curva de contaminados, se possível fique em casa, proteja você e toda a sua família, se precisar sair use máscara.
Matéria:
VANESSA BACELAR / Voluntária da equipe deste site