CULTURA
EXPOAGRI 2025 investe em novos espaços para garantir bem-estar animal e capacitar produtores

O Parque de Exposições de Irecê já está pronto para abrigar a 24ª edição da exposição agropecuária da região – Expoagri, que acontece de 24 a 27 de abril. As adequações estruturais dos pavilhões, currais e baias, foram concluídas hoje (15), bem como as novas instalações, para receber os 413 animais que participarão do evento. O trabalho de desinfecção acontecerá na véspera e os serviços, exigidos e auditados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), visam garantir a sanidade e bem-estar do rebanho exposto, durante todo o evento.
“Construimos sete currais, com embarcador, para uma melhor apresentação dos animais e para facilitar o trabalho de inspeção”, anunciou o presidente da Aprir, José Renato Costa (Renatinho). As acomodações foram aprovadas pelos médicos-veterinários.
Para ingresso dos animais no Parque, serão exigidas dos criadores documentações como Guias de Trânsito Animal (GTA), atestados de exames, sorologia e vacinação, específicos para cada espécie. A Adab também estará presente com um estande institucional, para divulgação de programas e ações, e com a realização de um ciclo de palestras, que acontecerá no Centro de Capacitação Regional do Senar, outra novidade desta edição.
O evento
A Expoagri é uma realização da Associação dos Pecuaristas da Região de Irecê – Aprir e tem o apoio da Adab, órgão vinculado à Secretaria estadual da Agricultura (Seagri). Aberta ao público, a exposição é um dos maiores eventos do agronegócio da Bahia e deve movimentar R$ 50 milhões em negócios, com a venda de animais, maquinários e implementos agrícolas. O foco é a difusão de novas técnicas na agricultura de sequeiro e irrigada, visando o aumento da produtividade de alimentos, com impacto na melhoria da renda. A organização estima a visitação de 30 mil pessoas.
Na programação, estão previstos ainda julgamentos, lançamentos de tecnologias, máquinas, tratores e veículos. Com opções para toda a família, o evento terá atrações culturais, parque de diversões, restaurantes, além de um espaço reservado ao setor comercial, com estandes de diversos segmentos, para divulgação de marcas e ações promocionais, proporcionando um ambiente saudável que envolve entretenimento e negócios.
Ascom / Adab
Ana Paula Loiola