Connect with us

CIDADES

Impactos da pandemia nos comportamentos de consumo no Brasil

Published

on

A sociedade mundial está sendo impactada com os efeitos da pandemia e aqui no Brasil os resultados desses impactos refletem diretamente no comportamento do consumidor. O brasileiro está demonstrando forte preocupação com a sua performance, na hora escolher o produto ou serviço a ser consumido. É nesse momento, que empresas que exercem a RESPONSABILIDADE SOCIAL estão se destacando.

A sociedade vem trazendo para o centro das discussões a pauta social, são grupos de ativistas sociais, coletivos focados em minimizar o impacto da desigualdade social e, em alguns momentos políticas públicas, que exercem o papel de conscientizar o consumidor e para além disso, muitas empresas no Brasil, já nascem com o perfil de produzir respeitando os processos humanitários, e também, destinam parte do lucro a ações sociais, que
viabilizam um impacto de desenvolvimento diretamente ligado, às comunidades em que estão inseridas, ou a causas sociais de forte apelo humanitário.

Vale ressaltar que essa tendência, não é apenas uma onda que alcança as empresas de grande porte, mas um estilo empresarial que vem gerando muitos negócios sustentáveis no Brasil. O uso da tecnologia para implementar novos processos, materiais e formas de produção constituem o tripé desse novo normal na indústria, no comércio e no segmento de serviços no Brasil. O que vem conectando, cada vez mais, o consumidor, ao estilo sustentável de viver é exatamente o viés tecnológico, implementado com muito mais intensidade, durante a pandemia.

Nos últimos 24 meses a efetivação do trabalho em Home office contribuiu para a diminuição da poluição do meio ambiente, entre tantas outras contribuições. O fato de profissionais de diversos segmentos serem relocados para suas casas, traz para o consumo, no Brasil, mudanças significativas. A forma operante de almoçar, se divertir, comprar dos mais supérfluos, aos mais essenciais produtos foi e está sendo remodelada.

É nesse ponto, que os impactos da pandemia geram mudanças radicais no comportamento do consumidor, que ficou muito mais seletivo e exigente. Se a experiência de consumir um produto já era considerada o fundamental para fidelização do cliente, agora a experiência do consumo requer um estímulo muito mais atrativo, do que a publicidade, como conhecemos hoje, pode proporcionar.

Advertisement

O que está em questão, não é mais, o que o produto pode proporcionar após a compra, mas a história por trás do produto ou do serviço.
O modo operante do consumo no Brasil passou a agregar a história por trás de uma marca, hoje, consumir é estilo de vida. Tudo é definido por um conceito, não apenas pela praticidade ou solução que um produto, ou serviço pode proporcionar, são as histórias que vendem acima de qualquer apelo publicitário para as qualidades do produto em si
As inspirações são consumidas, as superações desejadas, e levadas das prateleiras das lojas. É possível saber quem é quem, o que pensa, como se comporta pela roupa que usa, pelo carro que tem, pelo celular, pelos lugares que frequenta, pelos sites que acessa e por aí vai.

Talvez você pense que sempre foi assim, mas nem sempre foi. As pessoas comiam e bebiam pelo prazer, hoje come se, e bebe se para inserir se em grupos, evidentemente que por vezes, essas estatísticas não traduzem a realidade, mas espelham parte da realidade. A pandemia gerou uma reflexão sobre o “eu preciso mesmo disso?”. Mas, não paralisou as compras, apesar de mudar o modelo de consumo. As pessoas não iam às ruas, mas consumiam pela internet.

Hoje, nessa retomada, milhares de consumidores não irão mais às ruas para efetuarem suas compras. E nesse aspecto, o modo operante de consumo no mundo todo foi alterado. No Brasil, a acessibilidade de compra via internet exibe uma performance financeira de impacto no PIB nacional, entretanto, a curva de crescimento tende a se intensificar ainda mais no próximo ano, com os avanços tecnológicos e com a implantação do 5G, viabilizando mais conectividade entre o consumidor e a oferta de produtos e serviços no ambiente digital.

A USE TELECOM, até 2022 estará oferecendo a tecnologia do 5G aos seus usuários, o 5G significa Internet nos aparelhos móveis mais rápida, mais conectividade e acesso à informação, tanto para o consumidor, como para que a indústria no Brasil possa monitorar dados de consumo e ampliar sua capacidade de permear os desejos dos brasileiros, que venha o 5G;

 

Advertisement

Por – Patrícia Lane

Sair da versão mobile