Connect with us

DESTAQUE

Lauro de Freitas: delegado é acusado de agredir advogado de suspeitos presos

Published

on

O advogado baiano, Daniel Silva dos Santos, teve suas garantias violadas enquanto defendia um cliente na 23ª Delegacia, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, na noite desta quarta-feira (17). As informações foram divulgadas pela assessoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado da Bahia (OAB-BA), a qual afirma ter sido acionada após o episódio.

A Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem, acompanhada do presidente da OAB de Camaçari, Paulo Carneiro, e do diretor da OAB de Lauro de Freitas Murilo Azevedo, intercedeu a favor do advogado, acionando a Corregedoria da Polícia Civil e fazendo cumprir os direitos do advogado.

De acordo com a OAB-BA, “após exigir que fosse cumprido o direito de conversar com três clientes presos em flagrante, antes do depoimento que prestariam ao delegado do Plantão Metropolitano, o advogado foi agredido, empurrado duas vezes e recebeu voz de prisão do delegado, que ameaçou a atirar no advogado”.

Ainda segundo a Organização, Daniel recorreu ao delegado do Plantão da 23ª Delegacia, Maurício Daltro, e acionou a OAB da Bahia, que, por meio do representante da Comissão de Direitos e Prerrogativas Mateus Nogueira e do diretor da OAB de Lauro de Freitas Murilo Azevedo, se dirigiu imediatamente à delegacia.

O presidente da seccional de Camaçari, Paulo Carneiro, também esteve na unidade e manteve contato direto com o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz. “O presidente me pediu que tomasse à frente do problema e, por meio do meu celular, também conversou com Daniel”, disse.

Além dos representantes presentes à delegacia, o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem, Adriano Batista, acionou a Corregedoria da Polícia Civil, que solicitou ao delegado Maurício Daltro pegar o depoimento do advogado, para a tomada das providências necessárias, e garantiu que o advogado conversasse com os clientes.

“A OAB da Bahia não aceita este tipo de comportamento e estará sempre ao lado dos advogados e advogadas quando atos como este, que relembram a época da ditadura, forem perpetrados por qualquer autoridade”, defendeu Adriano Batista.

Paulo Carneiro e Murilo também recriminaram a atitude do delegado e destacaram a mobilização dos colegas. “É inaceitável ações como esta. Atentar contra as prerrogativas da advocacia é atentar contra o próprio estado democrático de direito. E a OAB jamais admitirá ou relativizará a violação das prerrogativas profissionais”, disse Paulo. “Impressionou-me a mobilização dos colegas neste caso. Agora, após impedirmos que o delegado instaurasse qualquer procedimento contra Daniel, aguardaremos o desdobramento do caso”, complementou Murilo.

“Nossa comissão sempre estará à disposição para dar suporte aos colegas e atenta às violações, para tomar as medidas pertinentes. Para tanto, é importante que os advogados nunca deixem de reportar suas ocorrências”,  concluiu Mateus Nogueira.

Integrantes da Comissão de Prerrogativas da Associação dos Advogados Criminalistas da Bahia (AACB) e cerca de 15 outros advogados também compareceram à delegacia.

Fonte: BNews

Continue Reading

CIDADES

Prefeitura de Salvador inicia ação para arrecadar água e itens de limpeza para famílias do Rio Grande do Sul

Published

on

By

A Prefeitura vai iniciar nesta quarta-feira (8) a ação ‘Salvador Solidária’, iniciativa que pretende ajudar famílias vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, deixando mortos e milhares de pessoas desabrigadas. A ação visa arrecadar água e materiais de limpeza, a exemplo de água sanitária, detergente e sabão.

Estes itens são os mais demandados pelo estado do Sul neste momento. Quem quiser contribuir com a iniciativa pode fazer as doações na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), que funcionará como posto de coleta, até a próxima quarta-feira (15), sempre das 8h às 16h.

O prefeito Bruno Reis afirmou que Salvador já havia colocado seu corpo técnico à disposição da Prefeitura de Porto Alegre para auxiliar nas ações e destacou que o momento é de solidariedade com o povo gaúcho. “Tenho mantido contato com o prefeito Sebastião Melo para auxiliar no que for possível, inclusive disponibilizando o nosso corpo técnico da Defesa Civil, que é referência no país”, disse.

Bruno Reis ainda fez um apelo para que as pessoas possam fazer doações. “Iniciamos essa ação para arrecadar mantimentos, como água e materiais de limpeza, que são os mais necessitados agora. Faço um apelo para que todos que puderem façam doações. O momento é de solidariedade, de todo o país dar as mãos para ajudar as milhares de famílias que sofrem com as consequências das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul”, acrescentou.

As doações serão recebidas pela Prefeitura de Porto Alegre e, somadas a outras iniciativas de assistência espalhadas pelo país, serão compartilhadas com cidades vizinhas também afetadas pelas chuvas.

Com a ação, a capital baiana pretende unir forças para ajudar o estado do Sul, que está enfrentando sérios problemas. Apenas em Porto Alegre, de acordo com a Defesa Civil local, 9,8 mil pessoas estão acolhidas em abrigos temporários após sofrerem com as inundações.

“Estamos realizando essa ação em parceria com a Codesal, de forma integrada, para não só arrecadar material, mas também passar uma mensagem de amor, esperança e solidariedade. Já fizemos isso em outros momentos, como na própria pandemia e foi de extrema valia. Tenho certeza que os soteropolitanos irão abraçar essa causa, pois o trabalho de reconstrução do Rio Grande do Sul irá necessitar do apoio de todo povo brasileiro”, disse a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos.

Continue Reading

DESTAQUE

Em cinco dias de atuação, bombeiros do CBMBA já resgataram mais de 212 pessoas e 20 animais no RS

Published

on

By

Os 23 bombeiros do CBMBA que estão atuando no estado no Rio Grande do Sul já resgatam, até esta terça-feira (7), pelo menos 212 pessoas em áreas de risco e 20 animais. Os bombeiros recuperaram, ainda, seis corpos. Os militares da Bahia chegaram ao RS na última quinta-feira (2) à noite e começaram a atuar na sexta-feira (3).

“Estamos aqui há cinco dias trabalhando em busca e salvamento. Hoje nossos bombeiros, junto com bombeiros militares de outros estados, resgataram dois corpos que estavam desaparecidos em Galopólis, no distrito de Caxias do Sul. É uma situação bem triste, mas saber que as famílias vão poder ter uma despedida, tranquiliza um pouco os nossos corações”, explicou o coronel BM Jadson Almeida.

A tropa do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) está dando apoio nas regiões mais atingidas pela chuva que incide no Rio Grande do Sul. Estão divididos em três frentes de atuação, principalmente em busca e resgate, além de levar um pouco de alento para os gaúchos.

Continue Reading

DESTAQUE

Com apoio do Governo do Estado, premiação de jornalismo incentiva profissionais e jovens estudantes de Comunicação

Published

on

By

Foi lançado nesta terça-feira (7) o 4º Prêmio Abapa de Jornalismo. Esta é a 1ª vez que a Associação Baiana dos Produtores de Algodão realiza a iniciativa em Salvador. O prêmio alcança profissionais e jovens talentos, em diversas modalidades. Esta edição tem como diferencial o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Comunicação (Secom).

O titular da Secom, André Curvello, destacou a importância deste prêmio para o setor. “Existe uma sociedade hoje que preza muito pela velocidade e termina esquecendo de preservar e valorizar. Então a gente, na Secretaria de Comunicação, vê iniciativas como esse tipo de prêmio de jornalismo uma oportunidade de estimular e qualificar as profissões, especificamente o jornalismo que tem um papel fundamental dentro de uma sociedade democrática”, disse.

O objetivo é incentivar e reconhecer o trabalho dos profissionais de imprensa e estudantes. Os artigos devem ter temas relacionados ao agronegócio, em especial o algodão. O presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, considera o prêmio fundamental, pois o campo produz várias informações e elas precisam ser divulgadas. “Ninguém melhor para divulgar essas informações quanto o profissional de imprensa, profissional de jornalismo. Nós entendemos que o conhecimento precisa ser desenvolvido e divulgado. Isso dá oportunidade para que as pessoas aprendam, traz desenvolvimento regional”. De acordo com ele, a relação da Associação com a imprensa é de confiança e de transparência, o que tem desenvolvido muito a região.

As matérias devem ter sido publicadas entre 8 de maio e 18 de setembro deste ano. Os interessados podem se inscrever nas modalidades jornal ou revista impressos ou digitais, internet, TV, rádio e regional. Os vencedores de cada modalidade terão direito ao valor de R$ 15 mil. A repórter Beatriz Araújo pretende se inscrever este ano. “Representa uma oportunidade, sobretudo, de conhecer na prática como funcionam os grandes trabalhos da agroindústria, do agronegócio, da agricultura aqui na Bahia, de conhecer como esse trabalho gigantesco funciona na prática”.

Outras informações podem ser consultadas no site: www.abapa.com.br

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Continue Reading

Cultura

Sair da versão mobile