Connect with us

DESTAQUE

Nalvinha Pelé – Mulher em Destaque SEMPRE

Published

on

A Mulher em Destaque da nossa coluna hoje e Edinalva Silva Santos de Castro, a Nalvinha Pelé que está como Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Município de Lauro de Freitas.

Com 55 anos, casada, natural de Lauro de Freitas, pedagoga com uma vida politica na comunidade, contou um pouco sa sua história para nossa equipe:

Família é a base de tudo, e a minha família sempre foi meu porto seguro. Cresci ouvindo minha saudosa mãe dizer que se for um bom filho será um bom tudo, mas se for um mal filho não será um bom nada. Eu sempre levei comigo essa cartilha tenho certeza que fui uma boa filha, cuidei dos meus pais até o último dia deles. Tinha uma relação de muita amizade com minha mãe Edna, e isso foi o meu principal motivo para ser quem sou hoje, éramos cumplices ela não saía de casa sem mim e nem dormia sem me ver chegar. Hoje sou casada mãe de 3 filhos e avó de uma neta linda minha doce Amora, ser avó é uma experiência maravilhosa estou curtindo muito minha netinha que é a continuação da minha existência.

Para você como é ser MULHER e assumir um papel de DESTAQUE na sociedade?

 É sem dúvida desafiador, ser mulher no país em que vivemos, onde os índices de femicídio só faz crescer não é fácil, nunca foi, estou contrariando estatísticas do machismo estrutural, hoje mulher negra, periférica, Secretária de Politicas para as Mulheres me sinto como se tivesse que matar um leão por dia para mostrar meu potencial desviando dos olhares tortos, do machismo, e da falta de sororidade.

Você enfrentou discriminação de gênero durante sua carreira profissional?

Sempre, fui a primeira instrutora de direção do município, profissão que naquela época e ainda nos dias de hoje é de predominância masculina, entrei na política quando não existia cotas partidárias, nem obrigatoriedade de candidatura feminina, sempre fui à frente das expectativas logo incomodei muitos, mas sempre me impus e acho que graças a minha postura não sofri ainda mais.

Quais aspectos da sua vida pessoal ou/e profissional foram afetados por algum tipo de discriminação ou violência?

Por sempre entender o meu potencial, sempre busquei ser a melhor que podia em tudo que me prestasse a fazer, logo bati de frente com pessoas influentes para defender os interesses da periferia e os meus também, fui na contra mão do óbvio, fui discriminada e sou, por que as pessoas não entendem que aquela vendedora de bananas, aquela manicure, aquela mulher de família pobre, estudou e está galgando novos horizontes. Isso me motiva a continuar sendo uma pessoa e uma profissional melhor com certeza.

Você reconhece que a unidade entre mulheres pode melhorar a vida das pessoas de um modo geral?

A unidade de mulheres chamamos de sororidade, é a união do nosso gênero, uma apoiando a outra, consertando uma a coroa das outras, por que somos todas rainhas. A união das mulheres nos tornaria invencíveis, somos maioria no País e no mundo e as que mais sofrem com as mazelas da sociedade.

Como é para você liderar outras mulheres?

É um trabalho de formiguinha como dizem, convencendo uma por uma sobre o papel e importância de cada uma, ouvindo críticas e oposição onde deveria ser união, estou à frente de uma pasta hoje para somar, para empoderar mulheres e conscientizar homens. Tem sido uma luta árdua mas, um encantamento diário em poder fazer a diferença na vida de tantas.

Como foi começar sua história como gestora pública?

Me senti lisonjeada ao receber o convite para assumir a Secretaria de Política para as mulheres, sempre trabalhei em prol do social, gosto de trabalhar com pessoas e mudar vidas, é importante ver a superação delas, isso me dá um gás e é o que me move. Desde que assumi a Secretaria venho estudando muito sobre como posso deixar a minha marca que é justamente a transformação benéfica na vida das pessoas e é assim que quero colocar em prática dentro da legalidade e sendo a mais humana possível.

Como você percebe a realidade política do município de Lauro de Freitas hoje?

Somos liderad@s por uma mulher, então não poderíamos estar em melhores mãos, uma mulher forte aguerrida, humana e que não mede esforços para que tenhamos uma cidade mais digna.
Apesar de muitos esforços ainda vejo a política municipal em sua maioria sendo dominada por homens, reflexo disso é nossa Câmara onde a maioria dos nossos representantes são homens, mesmo tendo as mulheres (eleitoras) como maioria, as mulheres não estão votando em mulheres.
De forma geral estamos evoluindo muito quanto ao quesito valorização dos filhos da terra, devemos isso a prefeita também sou um exemplo deste valor.

Nos fale sobre sua experiência como mãe?

Sou mãe de 3 maravilhosos filhos que são minha força e meu orgulho, deles e de mim por ter conseguido passar ensinamentos que os tornam pessoas que fazem a diferença. Daniele, Flávia e Fabrício são presentes de Deus em minha vida, são alegres, inteligentes e guerreiros como eu. Sou suspeita para falar deles mas quem os conhecem sabem do que estou falando. Meus maiores e melhores presentes de Deus. E agora minha princesinha linda e doce netinha Amora Maria por quem tenho um amor incondicional.

Você é uma mulher de muita fé e princípios religiosos, como você percebe o papel da mulher no contexto religioso nós dias de hoje?

Tenho uma fé inabalável em Deus, creio nele e em sua vontade, é nele que peço orientação para tudo que faço ou pretendo fazer na vida, sem dúvida meu pa e melhor amigo.
A mulher ela está ocupando espaços inclusive em religiões onde em outros tempos eram proibidas até estar presentes e isso é um avanço enorme, estamos deixando de ser figurantes e estamos com o protagonismo. Independe de religião, credo, a mulher pode estar e ser o que ela quiser.

Quais os planos para o futuro?

Muito trabalho para desenvolver ainda na SPM, ainda estamos arrumando a casa, mas muitas coisas boas vem aí com certeza, muitos projetos e parcerias, vamos aguardar dias melhores em razão da Pandemia para que tudo volte a sua normalidade e possamos colocar em prática.

Nos fale um pouco sobre os projetos específicos, desenvolvidos durante sua jornada como gestora pública:

Ao longo dos anos no serviço público pude participar de vários projetos em conjunto com as gestões que participei, sempre oferecendo o meu melhor em buscar de melhorar a qualidade de vida das pessoas, já fui diretora de escola formal, escola fe cadetes, diretora de departamentos, coodenadora do SAME, COOD da UPINHA e hj na SPM aguardando o retorno da vida normal p continuar as nossas ações.

Deixe aqui um conselho de vida para outras mulheres?

Mulheres nunca desista de lutar, sejam vcs mesmas, continue conqistando seus espaços e nunca esqueçam,  só vc pode mudar sua vida, nós somos o que quisermos ser! A regra p alcançar a felicidade é ser uma boa filha.

Em quais aspectos você considera ter alcançado sucesso pleno em sua vida?

Sem dúvida nenhuma em todos, acredito que sucesso alcançamos diariamente, em cada oportunidade de viver mais um dia que Deus nos concede, sou uma mulher que entendo meu papel na sociedade e faço a diferença na vida das pessoas, tenho uma família maravilhosa, tenho um trabalho que me permite transformar realidades adversas. Posso querer mais o que?

Nos fale um pouco sobre sua rotina de vida?

Acordo sempre muito cedo, cuido da rotina da casa, sigo para o trabalho, onde considero minha segunda casa, só encerro minha jornada profissional quando atendo a última pessoa, sigo para casa posta a outra jornada de estudo e um tempo que tiro para minha família e dar um abraço em minha neta.

Você tem se envolvido muito com questões sociais e politicas aqui no município de Lauro de Freitas. Você tem planos de ser vereadora?

As questões  que envolve o social sempre foi e continua sendo meu grande desafio, pois já trabalhei na sec de desenvolvimento social logo no inicio da minha vida pública e nuca foi fácil  e lá aprendi muito como lidar com o povo e foi quando me apaixonei pelo social é uma das formas q temos de diminuir as desigualdade entre os cidadãos fortalecendo a luta por dias melhores para toda sociedade.
Sempre q tenho oportunidade falo p as pessoas q dizem n gostar de política, digo q todos nós somos seres políticos e como tal não devemos nunca dizer q n gostamos de política,  pois ela é q trás para a população todos os modelos q temos de: Saúde, Educação, Segurança, moradia em fim politicas publicas p a Nação. Precisamos com tudo melhorar as nossas escolhas.
Sempre tive planos, pois acredito q no legislativo poderei representar o nosso município e as mulheres q tanto necessitam de representatividade, já que somos maiorias precisamos tb ocupar mais os espaços de poder.

Está filiada a algum partido político  desde de quando?

Estou filiada ao PRB (Republicanos) tem mais de 11 anos.

Como está  sendo sua experiência a frente da SPM de LF?

É uma experiência vasta, com muitos fesafios, em especial no momento onde cresce em todo País a violência contra as mulheres e o feminicidio e apesar da nossa gestora Moema Gramacho ter sido tão sensível e preocupafa com a causa, que trouxe p o nosso municipio uma SPM, porém temos nos  esforçado em busca de politicas públicas de enfrentamento a violência, aumento das acoes em busca de fortalecimento do emprego, renda, qualificação profissional, p essas mulheres já tão sofrida e assim alcançarmos os resultados satisfatórios.

Veja na integra a entrevista com Nalvinha Pelé no PROGRAMA Roda de Política:

 

DESTAQUE

Estado promove encontro de capacitação de gestores municipais e discute políticas para a juventude na Bahia

Published

on

By

O IIº Encontro de Jovens Gestores e Gestoras da Bahia começou nesta segunda-feira (29), reunindo 40 superintendentes, secretários, diretores e coordenadores de órgãos de municípios da Bahia que trabalham com políticas para a juventude, na Governadoria, em Salvador. Serão dois dias de atividades formativas, que terminam nesta terça-feira (30), com debates com secretários de Estado e com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), do Governo Federal.

O coordenador-geral de Políticas de Juventude do Estado Nivaldo Millet explicou que o segundo encontro tem o intuito de qualificar as políticas municipais para a juventude, mas, também, será um momento de participação dos gestores na atualização do Plano Estadual da Juventude e do Estatuto da Juventude. Isso se dará a partir das necessidades apresentadas por cada território de identidade da Bahia.

“Nós estamos garantindo, aqui, a formação na área da política pública para a juventude e debatendo a atualização do Plano Estadual da Juventude, do Sistema Nacional de Juventude e do Estatuto da Juventude. Nós precisamos garantir que os prefeitos e as prefeitas possam ampliar a capacidade técnica desses órgãos gestores. É preciso que, na ponta, os municípios tenham capilaridade e condição de fazer o seu papel”, destacou Millet.

Para a reformulação da Política Estadual e do Estatuto da Juventude, o diretor de Políticas Transversais da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Florentino Júnior, vai apresentar alguns dos principais debates e demandas apresentadas durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude, que ocorreu, em dezembro, em Brasília. “Emprego e renda, e saúde mental foram as pautas mais apontadas. A partir das propostas que, inclusive, foram aprovadas nessa 4ª Conferência, nós estamos elaborando nosso Plano Nacional de Juventude e construindo políticas públicas específicas em todo território nacional”, pontuou Florentino Júnior, que representa o Governo Federal no Encontro.

Para Pauline Souza, superintendente de Juventude da cidade de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, o encontro é a certeza de que as políticas públicas podem chegar à ponta, no interior do estado. “Para a gente, enquanto gestor de juventude do interior, esse encontro é um compromisso com as políticas públicas para que elas, de fato, tenham mais alcance, cheguem a mais municípios”, avaliou a gestora.

O superintendente de Infância e Juventude de Porto Seguro, Guilherme Antônio Braga, dividiu que espera aprender muito sobre política pública para a juventude: “para nós, que viemos de municípios pequenos, com poucos habitantes, é importante termos esse espaço aqui para destrinchar as políticas públicas. Lá, no nosso município, vamos realizar um evento muito importante chamado Feira da Juventude, para dar vez e voz para a nossa juventude, por exemplo”.

A mesa de abertura contou com a participação dos parlamentares mais jovens da Bahia, como Talyta Trindade, vereadora e presidente da Câmara de Várzea da Roça; e o deputado estadual Matheus Ferreira. Também participaram a secretária Ângela Guimarães, de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); o titular da pasta de Relações Institucionais do Estado (Serin), Jonival Lucas, e Denilson Santana, presidente do Conselho de Juventude (Cejuve), Nivaldo Millet.

Na mesa de abertura, os convidados contextualizaram os gestores municipais sobre as políticas de transferência de renda para a juventude, como o ‘Pé de Meia’, do Governo Federal; sobre o programa Primeiro Emprego, do Governo da Bahia; políticas que tornaram possíveis a universalização do Ensino Médio; a implementação das cotas raciais nas universidades públicas e outras políticas sociais que têm beneficiado jovens periféricos da Bahia nos últimos anos.

Nos dois dias do evento, realizado pela Coordenação Geral de Políticas Públicas de Juventude (Cojuve), também serão discutidas a atualização do Programa Identidade Jovem (ID Jovem) – carteira que dá benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e garante vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual desde 2015. Será apresentado, ainda, o Plano Nacional da Juventude Negra Viva.

Repórter: Milena Fahel/GOVBA

Continue Reading

DESTAQUE

Entrega de 209 novos óculos inteligentes amplia autonomia de estudantes da rede estadual com deficiência visual

Published

on

By

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), realizou a entrega simultânea de 209 óculos OrCamMyEye 2.0 para estudantes com deficiência visual dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) , nesta segunda-feira (29). Em Salvador, a entrega de 22 equipamentos aconteceu no Colégio Estadual Édson Carneiro, no bairro do São Caetano, na presença de estudantes e gestores de diversas unidades. Com o investimento superior a R$ 3,6 milhões, a ação busca garantir a efetiva inclusão educacional, por meio de orientações pedagógicas e operacionais, aquisição e ou adaptação de material pedagógico especializado para atender a demanda dos estudantes cegos e de baixa visão.

Para a diretora do NTE 26, que abrange a capital e Região Metropolitana, Salete Viana, a entrega é significativa para o atendimento e inclusão dos estudantes com deficiência visual. “Dentro do cotidiano deles é uma possibilidade de fazer as leituras. Esses óculos vêm para dar essa autonomia, não só na rotina na unidade escolar, mas também na rotina diária deles”, destacou a gestora.

A entrega dos dispositivos foi anunciada dia 6 de abril pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante ato em que lançou diversas ações voltadas às Pessoas com Deficiência (PCDs). O equipamento possibilita maior acessibilidade, autonomia, aprimora a comunicação, amplia as possibilidades de aprendizagem e garante inclusão social. Os dispositivos serão entregues conforme número de matriculados, priorizando primeiro os estudantes cegos e depois com baixa visão, em ambos os casos, pessoas sem deficiência auditiva.

O OrCam MyEye 2.0 é o dispositivo de tecnologia assistiva vestível mais avançado do mundo para pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura. Discreto e leve, o Orcam MyEye é um aparelho acoplado aos óculos que transforma textos em áudios, permitindo que deficientes visuais possam ler. Ele usa uma tecnologia de inteligência artificial para converter textos de maneira instantânea, seja de um livro, tela de um celular ou de outra superfície.

Para a professora Eva Daltro, os óculos OrCam MyEye, no dia-a-dia da sala de aula, muitas vezes, o aluno não tem acesso a textos em braile, textos adaptados em relevo. “O OrCam como é um instrumento que vai estar gravando e lendo para o aluno, o que espera-se é que eles tenham maior rendimento na sala de aula, também diminuindo essa questão dele ser um aluno meramente ouvinte, ele pode estar ali tendo acesso a material impresso em apostilas, no livro, porque o OrCam lê para ele”, explicou.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Édson Carneiro, Sara Victória Santos, recebeu seu equipamento e comemorou a novidade. “Minha expectativa está altíssima. Eu nunca tive. Sempre eu espero alguém sentar do meu lado e ditar o que está no quadro para eu escrever. E eu acho que com óculos isso vai facilitar muito”, disse a jovem que pretende cursar pedagogia ou música ao concluir o Ensino Médio.

A SEC fez a aquisição de 1.398 óculos OrCamMyEye 2.0, que serão entregues ao longo do ano, com o investimento total de R$ 24,2 milhões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado para prover a inclusão e a acessibilidade para pessoas com deficiência na Bahia. Faz parte dessa série de ações a liberação de um Fundo de Assistência Educacional (Faed), no valor de R$ 3,8 milhões, para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas, exclusivamente, aos estudantes com deficiência.

O Governo do Estado também prevê a contratação de mais profissionais de suporte técnico ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas unidades de ensino, assim como a liberação de recursos na ordem de R$ 4 milhões para a ampliação do número de Centros de Apoio Pedagógico Especializado (Capes), em dez Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Atualmente, a rede estadual já trabalha com oito Capes e cinco Centros de Educação Especial.

Repórter: Lina Magalí/GOVBA

Continue Reading

DESTAQUE

Prefeitura inaugura duas contenções de encosta na Caixa D’Água para trazer mais segurança a famílias em áreas de risco

Published

on

By

Fotos: Betto Jr. / Secom PMS

Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador entregou nesta segunda-feira (29) duas contenções de encosta, na Rua Pedro Ivo e na Avenida Teles, nas no bairro da Caixa D’Água, proporcionando mais segurança e tranquilidade para os cerca de 100 moradores que vivem nesta região. O prefeito Bruno Reis esteve no local para inaugurar as intervenções, que visam evitar que ocorram deslizamentos de terra na região, sobretudo nos períodos mais chuvosos.

Construída pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), a contenção da Pedro Ivo possui 776 metros quadrados de área em solo grampeado, sarjeta e drenagem. Já a proteção feita na Avenida Teles, também em solo grampeado e pela mesma autarquia, possui 401 metros quadrados e incluiu construção de passeio, mureta e recuperação de escadaria. O investimento total foi de R$ 2,2 milhões.

Bruno Reis disse que a Prefeitura já realizou em 10 anos 507 obras de proteção de encostas, entre contenções e geomantas, num investimento de mais de R$ 400 milhões. “São essas obras que estão fazendo com que a nossa cidade fique mais segura para enfrentar o período das chuvas. Neste mês de abril já choveu 804 milímetros em Salvador. É a maior chuva dos últimos 40 anos, e a cidade resistiu graças a obras como essa”, disse.

“Essas obras estão trazendo segurança e tranquilidade para as pessoas que moram tanto na parte de cima da encosta como na parte de baixo. Agora, elas podem ter noites de sono tranquilas. É um fato, Salvador está muito mais resiliente. Sim, ainda temos pontos de alagamentos em algumas áreas, principalmente em locais abaixo de barragens ou que foram aterrados, mas avançamos muito, resolvendo alagamentos em vias históricas da cidade. Mas a nossa prioridade sempre foi essa aqui: obras de contenção. Salvar vidas, evitar mortes”, completou o prefeito.

A vendedora Joesilda Pereira Santos, 49 anos, mora sob a encosta da Pedro Ivo há 38 anos. No passado, ela foi vítima de um deslizamento, quando o barro invadiu o fundo da sua casa, o que a fez perder móveis e eletrodomésticos. “Minha situação aqui era feia demais. Eu digo a você que não dormia, não tinha paz, na verdade ninguém na minha casa tinha paz. Meu filho de 10 anos, Enzo, ficava preocupado, dizendo ‘minha mãe, vá olhar o fundo pra ver como é que tá’. Encharcava tudo a casa inverno”, contou.

Sua casa foi diretamente beneficiada pela encosta, criando até um espaço seguro de lazer nos fundos. “Pense aí numa tranquilidade, num sono de paz agora meu. Pode cair toró, trovoada, não vou ter a menor preocupação. Só agradecimento, primeiro a Deus, que iluminou a cabeça do povo da Prefeitura. E é só alegria agora, só felicidade. Todo mundo tá me cobrando fazer um churrasco aí no fundo, vou ter que fazer aqui para a inauguração”, comemorou Joesilda.

Preparação – Bruno Reis disse que a Prefeitura antecipou uma série de ações em preparação às chuvas, sabendo que neste ano o inverno seria mais intenso, já que no verão fez muito calor. “Desde a poda de árvores, em parceria com a Coelba, daquelas que estão entre os fios de alta atenção, à limpeza dos canais e das redes de drenagem. Aceleramos as obras de encostas que estavam em curso e iniciamos outras. Além disso, já passamos da casa de 1,5 mil escadas drenantes que construímos e reconstruímos em Salvador nos últimos três anos”, disse.

“Então, esse conjunto de ações faz com que a cidade esteja mais forte e mais resistente. Ah, prefeito, você está assegurando que a cidade está imune aos fenômenos da natureza? Não, não se brinca com os fenômenos da natureza, nós estamos vendo eles cada vez mais intensos por conta das mudanças climáticas. Porém é um fato, uma constatação, Salvador está mais resiliente, mais preparada”, completou Bruno Reis.

Antes de iniciar uma obra de contenção de encostas, como a que ocorreu na Rua Pedro Ivo, o terreno do talude passa por um processo de limpeza, que envolve remoção de lixo e entulhos, além de corte, caso haja necessidade.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) faz a avaliação completa da área de risco, e a Sucop também realiza vistoria cautelar antes da contratação do projeto, efetuando estudo de topografia para averiguar inclinação, tipo de solo do talude, assim como sondagem sobre qual a contenção será executada.

Há diversas técnicas que podem ser utilizadas nesse tipo de intervenção, tais como alvenaria de pedra, muro de arrimo, cortina atirantada e solo grampeado. Nesta última, como sugere o nome, há grampos de aço colocados no terreno, e o concreto é projetado numa espécie de tela de ferragens.

Continue Reading

Cultura

Sair da versão mobile