Connect with us

DESTAQUE

Yasmim Thasla – Mulher em Destaque SEMPRE

Published

on

Apresentadora da TV SEMPRE, Juiza de torneios de Robótica e atual Presidenta da @cimatecjr, a jovem de 19 anos, Yasmim Thasla é a Mulher em Destaque da nossa coluna de HOJE.

Ela que é baiana, natural de Salvador, a capital mais amada do Brasil e, que completa 471 anos hoje, contou para nossa equipe como vem se desenvolvendo de forma brilhante, com apenas 19 anos de idade.

Confiram o que essa soteropolitana vem fazendo de extraordinário, e que a torna uma Mulher em Destaque revelando o perfil de uma das jovens baianas, que se destacam na aréa da ciência e tecnologia no estado:

“Quando eu tinha seis anos, desci o freio de mão do carro no intervalo em que minha mãe saia dele para me tirar da cadeirinha. Ela teve que se jogar para dentro do carro pela janela, para puxar o freio de mão e evitar um grande acidente.” Rsrs

Minha mãe é formada na área de educação e sempre me incentivou a estudar e ser independente no quesito ensino, isso fez com que eu começasse a ler e escrever cedo além de buscar conhecimento por conta própria, algo que lembro muito era as coleções de revistas de curiosidades como a antiga “Recreio”

Estudante de engenharia de computação no centro universitário SENAI CIMATEC, Yasmim assumiu no ultimo dia 13 de março a Presidencia da Empresa Junior da Instituição. Ela diz se inspirar muito nas lideranças empresariais que tem na própia família:

“Em 2018 meu tio e padrinho adotou cinco irmãos, são crianças incríveis que chegaram para somar e ensinar muito a nossa família, ele é empresário e me inspira muito na forma de levar a vida, além da família linda que vêm construindo”.

Para você como é ser MULHER e assumir um papel de DESTAQUE na sociedade?

É assumir uma posição de inspiração, não acredito que seja necessário um cargo ou de fato “posição” para inspirar alguém mas vejo no sentido de entender-se enquanto influência e agir com a responsabilidade adequada. Durante meus cinco anos de participações em torneios de robótica, acredito que assim como fui inspirada, inspirei várias meninas a seguir por um caminho ainda questionado para elas na sociedade. Acredito que usar com responsabilidade a oportunidade de inspirar por ser mulher é ter um papel de destaque.

Você enfrentou discriminação de gênero durante sua carreira profissional?

Iniciei minha escolha profissional quando, em 2015, comecei a participar das equipes para torneios de robótica da escola SESI Djalma Pessoa. Fui a primeira menina a operar um robô na mesa dos rounds da minha instituição. Foi uma oportunidade conquistada, visto que os meninos que integravam a minha equipe não tinham confiança em mim para tal função, treinei muito e com o apoio do meu técnico na época, consegui ter uma das melhores pontuações da equipe no campeonato.

Quais aspectos da sua vida pessoal ou/e profissional foram afetados por algum tipo de discriminação ou violência?

Acredito que no que tange a vida religiosa, ou digamos, religiosidade. Meu pai trabalhou viajando por muito tempo e, por isso, já vivi situações desagradáveis com minha mãe por conta da religiosidade de pessoas que não aceitavam uma “família incompleta” dentro das igrejas. Fico feliz em ver ministérios evoluindo e crescendo na busca por pessoas, independente de como, onde e quem são.

Você reconhece que a unidade entre mulheres pode melhorar a vida das pessoas de um modo geral?

Com certeza, quando damos espaço a quem normalmente é marginalizada na tomada de decisões, reforçamos uma rede não só de apoio mas também de ensino para as mulheres. Aprendemos umas com as outras quando nos permitimos trabalhar juntas.

Como é para você liderar outras mulheres?

Hoje estou assumindo o desafio de liderar a empresa júnior CIMATEC jr, uma empresa de poli engenharia que abrange todos os cursos da instituição SENAI CIMATEC. O segmento da engenharia já falha no quesito de representatividade feminina e fico feliz que dentro da empresa, hoje temos 50% dos cargos de liderança entre diretoria e gerências sendo ocupados por mulheres. Como diretora presidente, liderar direta ou indiretamente esse time me enche de orgulho por saber que estou representando e incentivando elas e todos os outros a alcançarem suas melhores versões.

Como foi começar sua vida profissional?

Iniciei minha vida profissional um pouco cedo quando, ainda criança, comecei a apresentar um quadro infantil no programa de televisão independente que era produzido e apresentado por minha mãe Patrícia Lane. Era tudo muito mágico ainda na minha cabeça, apesar das responsabilidades de todo trabalho. Começamos por uma brincadeira que uma criança falante e esperta como eu era logo quis continuar brincando. Cheguei a comandar um programa ao vivo em uma emissora de TV sergipana antes dos 10 anos de idade, o que, sem dúvida, é uma escola profissional. Ao chegar no ensino médio deixei de comandar programas regulares, passei a gravar nas férias e produzir conteúdos pontuais para focar nos estudos, hoje, no quinto semestre da minha graduação acabo de finalizar seis meses de estágio na área de aplicações com inteligência artificial para identificação de anomalias em sistemas físicos, outro início profissional extremamente engrandecedor por ter a oportunidade de trabalhar com profissionais multidisciplinares e ter acesso a tópicos que até então ainda não tinham sido abordados em minha trajetória como estudante.

Como você percebe a realidade política do país hoje?

Um grande retrocesso frente às conquistas sociais e também econômicas.

Quais os planos para o futuro?

Finalizar com êxito a trajetória que o movimento empresa júnior está me proporcionando e viver outras experiências em minha faculdade, além do estágio na minha instituição de ensino, buscar referências externas e evoluir em minha vida profissional.

Nos fale um pouco sobre os projetos específicos, desenvolvidos durante sua jornada profissional?

No ano de 2019, em minha trajetória como estudante, fui aprovada para um programa de verão de duas semanas no Vale do Silício sobre desenvolvimentos de novos negócios de base tecnológica. Considero isso um projeto visto que exigiu um esforço e cooperação de inúmeras pessoas e empresas parceiras para a realização desse sonho. Além das duas semanas estudando na universidade de San Jose, fui convidada pelo museu Exploratorium para trabalhar como voluntária e cooperar com eles na construção do conceito do museu da confederação nacional das indústrias no Brasil. Esse convite acrescentou mais 9 dias em minha viagem em que fiquei em São Francisco e pude conhecer mais uma cidade da Califórnia. A experiência foi transformadora e também um grande desafio, visto que um mês sozinha em outro país era viver completamente o desconhecido.

Se você pudesse aconselhar outras mulheres o que vc diria?

Para acreditar no potencial que possuem e não esperarem por ninguém para realizar seus sonhos ou necessidades, é importante lutar contra o pensamento de dependência que muitas mulheres vivem, seja ele físico, emocional ou financeiro.

Vc é filha de uma das Mulheres que mais vem se destacando na televisão baiana, durante os últimos anos. Nos fale um pouco sobre sua relação com ela:

Minha mãe sempre diz que é um desafio ser minha mãe. Digo o mesmo sobre ser filha dela! É desafiador ao mesmo tempo que motivador, todo dia é uma novidade com minha mãe. Me orgulho muito dela ser essa mulher multifacetada, cheia de ideias e capaz de resolver qualquer coisa.

Para conhecer mais sobre Yasmim, assista a série de programas sobre o Vale do Silício produzido por ela no YouTube/REDE SEMPRE, onde é possivel encontrar também, os programas gravados na sua infância.

Para contacta la para palestras na area de inovaçao e tecnologia e róbotica na educação de crianças e jovens, entre em contato através do email ou pelo direct, no instagram:

yasmim.thasla@gmail.com
@ythasla

Clik no link abaixo e assista uma das palestras realizada por Yasmim:

 

 

DESTAQUE

Ações de igualdade racial na Bahia são fortalecidas com kits entregues pelo MIR

Published

on

By

Para fortalecer a promoção da igualdade no estado, o Ministério da Igualdade Racial (MIR) entregou, nesta terça-feira (7) em Salvador, kits com veículo, televisão, bebedouro e refrigerador, que serão distribuídos em oito municípios baianos. A cerimônia ocorreu no Terreiro de Jesus, no Pelourinho.

Os kits serão entregues para as cidades de Iraquara, Seabra, Salvador, Jequié, Dias d’Ávila, Santa Bárbara, São Gabriel e Riacho de Santana. A luta pelo reconhecimento e defesa dos direitos da população tem passado por melhorias, como pontuou a secretária-executiva do MIR, Roberta Eugênio. “Quando o Governo Federal vem até aqui, através do Ministério da Igualdade Racial, para chegar e anunciar os kits de equipagem para o fortalecimento dos órgãos de promoção da igualdade racial em oito municípios do Estado, nós sabemos que as políticas vão chegar mais longe, vão chegar com seus servidores, com os melhores equipamentos e nós vamos poder dar curso em ações que sejam de combate ao racismo e desenvolvimento da política econômica da população”.

Na ocasião, foram assinados o Edital de Chamamento Público, com a finalidade de selecionar organizações da sociedade civil interessadas em celebrar um termo de fomento, cujo objeto é a execução de projetos de inclusão socioprodutiva dos povos e comunidades tradicionais, visando à geração de renda; a alteração do Decreto nº 11.850, que institui a Política Estadual para Comunidades Remanescentes de Quilombos e dispõe sobre identificação, delimitação e titulação das terras devolutas do Estado da Bahia; e a adesão à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ).

De acordo com a secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Ângela Guimarães, a parceria entre os governos estadual e federal é fundamental para o desenvolvimento e para o avanço das políticas de igualdade racial no Brasil. “Para a gente é uma felicidade muito grande trabalhar nessa colaboração, que celebra o fortalecimento da política de promoção da igualdade racial no Estado e no Brasil”. Para a secretária, além de estruturar, é necessário escutar as demandas para avançar no compromisso pela igualdade. “Esse momento também é para poder escutar que tipo de ações eles sugerem que o Ministério desenvolva no sentido de fortalecer a política de igualdade racial nos municípios”, disse.

A Defensoria Pública, através do Núcleo de Equidade Racial, também vai ter a atuação reforçada, como explica a defensora pública-geral, Firmiane Venâncio. “Esse kit vai possibilitar a interiorização das nossas ações, para possibilitar que a Defensoria Pública possa estar mais perto das comunidades tradicionais, quilombolas, e possa, assim como outras instituições, unir forças para que nós possamos combater o racismo, para que nós possamos promover cada vez mais a equidade racial”, destacou a defensora pública.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Continue Reading

DESTAQUE

Novas obras e entregas somam mais de R$ 39 milhões de investimentos do Governo do Estado para Caravelas

Published

on

By

Durante a agenda, Jerônimo assinou autorização para acordo com o Consórcio Construir que irá recuperar 302,8 quilômetros de estradas em Caravelas e outras seis cidades da região

Nesta terça-feira (7), o governador Jerônimo Rodrigues esteve em Caravelas para marcar a conclusão de uma série de projetos essenciais para o desenvolvimento local, totalizando um investimento de mais de R$ 39 milhões. As inaugurações e entregas incluíram obras de pavimentação na BA-001, revitalizações estruturais e melhorias significativas na infraestrutura e serviços públicos do município.

A conclusão da reforma do Mercado Municipal do Peixe na sede, com aporte de R$ 1,9 milhão, fortalecendo o comércio local e melhorando as condições de trabalho para os pescadores e comerciantes, foi uma das entregas de destaque. Jerônimo enfatizou a importância dos investimentos para o desenvolvimento do município. “Hoje estou aqui para fazer entregas e anunciar novas obras em infraestrutura essenciais de estradas, saúde, educação, esporte, além de promover negócios e comércio para a cidade. São áreas importantes para gerar renda, para garantir que as pessoas possam ter o seu dinheiro no bolso”, pontuou o governador que já espera voltar em breve ao município de Caravelas para fazer as entregas dessas novas etapas.

O pescador Jamilton Simões ressaltou que a obra vai impulsionar o desenvolvimento econômico local e o bem-estar das comunidades envolvidas. “Com instalações mais modernas e eficientes, podemos oferecer produtos de melhor qualidade e em maior quantidade. Isso não apenas fortalece nosso negócio, mas também traz benefícios diretos para as famílias de comerciantes, garantindo mais oportunidades e sustentabilidade para todos”.

Em Barra de Caravelas, foi entregue a reforma da Unidade Simplificada de Beneficiamento de Pescado e a construção da Unidade de Armazenamento de Pescado, com um investimento total de R$ 550 mil, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira na região.

Saúde

Na área da saúde, foram realizadas reformas em cinco Unidades Básicas de Saúde em Caravelas, bem como o reparo geral de oito unidades no município, visando garantir melhores condições de atendimento e bem-estar à população. Além disso, foi autorizado um convênio para credenciamento de cirurgias eletivas no Hospital Municipal de Caravelas, com um investimento anual de R$ 757 mil.

De acordo com a secretária da Saúde Roberta Santana, a contratualização de serviços na rede municipal pela Sesab, traz fluidez na assistência à população. “A partir de agora conseguimos acelerar as filas de cirurgias eletivas que existem, então é um programa estruturado. O Estado da Bahia ficou em primeiro lugar no ranking de cirurgias eletivas no Brasil, resultado de ações como esta, realizadas em parceria com os hospitais municipais nessa ação integrada, que conta com investimentos do Governo, reforçando e trazendo a descentralização de cirurgia eletiva para o interior do estado”.

Infraestrutura 

Além disso, o governador inaugurou a pavimentação na travessia urbana da BA-001, abrangendo uma extensão de 1,85 quilômetro, com um investimento de R$ 3,3 milhões proporcionando uma mobilidade mais segura e eficiente para os moradores de Caravelas.

Entre as novas autorizações, destaca-se a reforma do Estádio Municipal e o convênio com o Município para execução de obras de pavimentação asfáltica, com drenagem superficial em cinco ruas do distrito de Santo Antônio de Barcelona, representando um investimento de R$ 1,3 milhão.

Também foi autorizado um acordo com o Consórcio Construir para recuperação e manutenção de estrada em Caravelas, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Medeiros Neto, Prado e Vereda. A estimativa é que um investimento de R$ 20 milhões seja aplicado nos sete municípios, contemplando trechos importantes de estradas que conectam diversas localidades da região, totalizando 302,8 quilômetros de rodovias.

Para promover a mobilidade urbana, foi autorizado um convênio para construção de ciclovia no trecho entre a sede e Barra de Caravelas, com um investimento de R$ 3,9 milhões, abrangendo uma extensão de cinco quilômetros e incluindo pavimentação asfáltica, pintura, meio-fio, guia, instalações elétricas e iluminação.

Repórter: Tácio Santos

Continue Reading

CIDADES

Prefeitura de Salvador inicia ação para arrecadar água e itens de limpeza para famílias do Rio Grande do Sul

Published

on

By

A Prefeitura vai iniciar nesta quarta-feira (8) a ação ‘Salvador Solidária’, iniciativa que pretende ajudar famílias vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, deixando mortos e milhares de pessoas desabrigadas. A ação visa arrecadar água e materiais de limpeza, a exemplo de água sanitária, detergente e sabão.

Estes itens são os mais demandados pelo estado do Sul neste momento. Quem quiser contribuir com a iniciativa pode fazer as doações na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), que funcionará como posto de coleta, até a próxima quarta-feira (15), sempre das 8h às 16h.

O prefeito Bruno Reis afirmou que Salvador já havia colocado seu corpo técnico à disposição da Prefeitura de Porto Alegre para auxiliar nas ações e destacou que o momento é de solidariedade com o povo gaúcho. “Tenho mantido contato com o prefeito Sebastião Melo para auxiliar no que for possível, inclusive disponibilizando o nosso corpo técnico da Defesa Civil, que é referência no país”, disse.

Bruno Reis ainda fez um apelo para que as pessoas possam fazer doações. “Iniciamos essa ação para arrecadar mantimentos, como água e materiais de limpeza, que são os mais necessitados agora. Faço um apelo para que todos que puderem façam doações. O momento é de solidariedade, de todo o país dar as mãos para ajudar as milhares de famílias que sofrem com as consequências das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul”, acrescentou.

As doações serão recebidas pela Prefeitura de Porto Alegre e, somadas a outras iniciativas de assistência espalhadas pelo país, serão compartilhadas com cidades vizinhas também afetadas pelas chuvas.

Com a ação, a capital baiana pretende unir forças para ajudar o estado do Sul, que está enfrentando sérios problemas. Apenas em Porto Alegre, de acordo com a Defesa Civil local, 9,8 mil pessoas estão acolhidas em abrigos temporários após sofrerem com as inundações.

“Estamos realizando essa ação em parceria com a Codesal, de forma integrada, para não só arrecadar material, mas também passar uma mensagem de amor, esperança e solidariedade. Já fizemos isso em outros momentos, como na própria pandemia e foi de extrema valia. Tenho certeza que os soteropolitanos irão abraçar essa causa, pois o trabalho de reconstrução do Rio Grande do Sul irá necessitar do apoio de todo povo brasileiro”, disse a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos.

Continue Reading

Cultura

Sair da versão mobile