DESTAQUE
Coluna SEMPRE ATUAL, por Adilson Fonsêca ”Mulheres no poder”
Mulheres no Poder
Na Bahia, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feito através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), revelam que o percentual de mulheres que são responsáveis pelos domicílios em que vivem passou de 24,4% para 28,2%. São cerca de 2,2 milhões de mulheres identificadas nesta função, número superior em quase 300 mil em relação ao ano de 2012, quando elas eram cerca de 1,9 milhão.
A Bahia possui a quarta maior taxa entre os estados brasileiros em que as mulheres passam a ser protagonistas nos lares. Em contrapartida, o percentual de mulheres baianas que, no domicílio, são apontadas como cônjuge ou companheira do (a) responsável passou de 29,3% em 2012 (cerca de 2,3 milhões de mulheres) para 28,1% (aproximadamente 2,2 milhões) em 2016.
Na prática elas já dominam o cenário econômico em todo o Brasil e é hoje maioria em quantidade populacional (mais de 50% da população) como nos lares, onde cada vez mais assume o papel de protagonista no sustento da família. Falta apenas um maior protagonismo político em todas as esferas do poder.
****************************
E como fica Lídice?
Após meses de negociação, um grupo de dissidentes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) deve finalmente migrar de legenda. Oito deputados vão assinar a ficha de filiação ao Democratas (DEM) na próxima semana, segundo informações da coluna de Lauro Jardim, em O Globo. A expectativa é de que, em breve, dois políticos mineiros, filiados ao PSDB, também passem a integrar o partido do prefeito ACM Neto (DEM).
A senadora Lídice da Mata, líder do PSB no Senado, tem agora dois problemas pela frente. O primeiro deles é a quase certa exclusão da chapa majoritária encabeçada pelo governador Rui Costa para o governo em 2018, e a migração do seu partido para as bases do partido do seu arquiinimigo, ACM Neto.
****************************
Rui e ACM a todo vapor
Enquanto o governador Rui Costa corre com as inaugurações no interior do estado – a última delas a ordem de serviços para a construção de 83 km na rodovia BA-152, em Caturama /Igaporã, no Sudoeste – o prefeito ACM Neto investe pesado na capital, com obras emblemáticas, como o Centro de Convenções, na área abandonada do antigo Aeroclube, na Boca do Rio, e agora um Centro Aquático na área do antigo Clube Português, também abandonada, na Praça Wilson Lins, na Pituba.
A previsão é de que seja investido R$ 1,2 milhão. O equipamento terá a primeira piscina olímpica municipal e deverá estar pronto até abril de 2018, portanto antes das eleições. A piscina, que preenche uma lacuna deixada pela antiga Vila Olímpica da Fonte Nova, terá aproximadamente 1,1 mil metros cúbicos e 2 metros de profundidade. O Centro Aquático terá ainda uma piscina de aquecimento, além de todo maquinário necessário, área administrativa e academia de musculação.