CULTURA
Foliões utilizam transporte público para acesso aos circuitos do Carnaval
Fotos: Bruno Concha/Secom
Os foliões que chegam para curtir o Carnaval no Circuito Osmar (Centro), neste domingo (19), têm acesso tranquilo ao circuito. É o que contam as amigas Renata Souza, Carla Almeida e Karina Mendes, que desembarcaram no Vale do Canela para curtir a pipoca do BaianaSystem. “Nós chegamos aqui através do transporte por aplicativo. Viemos do Matatu de Brotas e foi rápido, o trânsito livre e o acesso tranquilo. O melhor é que já descemos bem próximo da concentração dos trios. Foi ótimo, agora é só alegria e aproveitar essa festa linda que é o Carnaval de Salvador”, comentou uma das moças.
Daniele dos Santos também relata sua satisfação com o transporte público durante a folia. Ela, que utilizou a linha Mirante de Periperi x Barra para chegar à festa, fala sobre a rapidez e eficiência do transporte. “Para mim foi maravilhoso, eu peguei o ônibus na porta de casa e desci praticamente no Campo Grande. Agora já estou voltando pra casa com minha filha e iremos de ônibus também”, conta.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), cerca de 800 prepostos estão trabalhando na operação, atuando no monitoramento, fiscalização e controle do transporte público. Cerca de 1,9 mil ônibus dão atendimento à cidade neste período, tanto em linhas convencionais, de BRT e também do transporte complementar (Stec), ou “amarelinhos”. Além disso, mais de 10 mil rodoviários estão em atividade, atuando em 300 linhas envolvidas na operação, sendo 80 delas com operação especial, circulando 24h durante todos os dias de Carnaval.
Linha especial – A linha especial Lapa x Calabar também está dando atendimento aos foliões. A linha iniciou a operação na manhã de quinta-feira (16) e circula, sem cobrança de tarifa, até a terça-feira (22). Esta é a única linha que possui acesso à Avenida Centenário durante o Carnaval.
Corredores exclusivos – Para garantir um atendimento rápido aos usuários de transporte, três corredores exclusivos para ônibus e táxis foram criados para a folia deste ano. As faixas exclusivas estão localizadas no Dique, logo após a Arena Fonte Nova até a Estação da Lapa; na Avenida Centenário, no trecho entre a Praça dos Reis Católicos até o Victoria Center; e na Avenida Oceânica, entre a Praia da Paciência, no Rio Vermelho, até a Praça Bahia Sol, em Ondina, defronte ao antigo Colégio Isba.
Expresso Salvador – O serviço especial Expresso Salvador custa R$15 reais e possui saída dos shoppings Salvador, Salvador Norte e Paralela, deixando os foliões em três pontos próximos ao Circuito Dodô. O serviço funciona durante os dias oficiais do Carnaval, das 13h às 6h do dia seguinte, com saídas previstas a cada 20 minutos. O embarque é realizado em um ponto de ônibus especialmente instalado ao lado de cada shopping, enquanto o desembarque pode ser feito de acordo com a linha escolhida pelo usuário.
Táxis e mototáxis – Dezessete pontos de táxis e mototáxis foram implantados especialmente para a festa em locais estratégicos para facilitar a chegada e saída dos foliões aos circuitos. Um deles é exclusivo para táxis especiais e oito para mototáxis.
Aplicativos – Os veículos por aplicativo também possuem pontos estratégicos destinados ao embarque e desembarque de passageiros. Nove pontos foram disponibilizados especialmente para o segmento, na Rua Djalma Ramos, transversal da Avenida Centenário; Avenida Anita Garibaldi, próximo ao Banco Central; Rua da Paciência, no Rio Vermelho; Rua do Salete, próximo à Faculdade Cairu; Rua da Graça, a partir da Rua da Flórida; Ladeira da Praça, a partir da Rua do Tesouro; Avenida Faculdade de Administração da UFBA, no Vale do Canela, sentido Garibaldi; Avenida Princesa Leopoldina, imediações da Perini; e Rua Juiz Rosalvo Torres, imediações da Praça Oscar Hilário.