Connect with us

DESTAQUE

Funcionários e pacientes da Central de Regulação de Lauro de Freitas experimentaram na prática a importância das atividades corporais

Published

on

O público que esteve na Central de Regulação de Lauro de Freitas nesta sexta-feira (8), além de marcar consultas e exames, também teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os benefícios das atividades físicas para o corpo e mente.

Além de uma palestra realizada para funcionários e pacientes da central, também foi possível praticar técnicas de alongamento, relaxamento e respiração, ensinadas por fisioterapeutas que atuam na rede municipal de saúde.
Coordenadora de reabilitação da atenção especializada em saúde de Lauro de Freitas, a fisioterapeuta Gisele Assis deu dicas importantes, especialmente para quem tem pouco tempo disponível.

“Se trocar o carro pela bicicleta ou pela caminhada, o elevador pelas escadas, já ajuda muito. Atitudes como essas já trabalham com questões cardiovasculares. Precisamos tirar um tempo no nosso dia a dia para nos dedicarmos a nós mesmos, à nossa saúde e bem estar”, orientou.

 

A falta de tempo, um dos argumentos mais usados por muitas pessoas para não praticar atividades físicas, foi uma das questões tratadas durante a palestra. As profissionais chamam a atenção para momentos que podem ser criados para movimentar o corpo, como o tempo que as pessoas ficam ao celular ou vendo televisão e até durante os pequenos intervalos no trabalho, que podem ser usados para alongamentos e a prática de técnicas de respiração.

“A diminuição da incidência de doenças cardiovasculares e uma melhor qualidade do sono são alguns dos ganhos daqueles que se exercitam. Com a pandemia, um grande número de pessoas acabou desenvolvendo quadros de ansiedade e até depressão, que também podem ter seus efeitos negativos minimizados com a prática de exercícios físicos”, destacou a fisioterapeuta Aldileia dos Santos Lima, que também participou da ação na Central de Regulação.

Os malefícios provocados pelo sedentarismo foram confirmados por Danilo Lopes de Azevedo, que aproveitou um intervalo no trabalho para se movimentar um pouco. “Eu sempre fiz academia, mas há uns dois meses e hoje aqui durante a atividade já senti um pouco a coluna, o que não acontecia antes. Um movimento simples, mas que fica difícil quando estamos no sedentarismo, muito tempo no celular e com o corpo parado. É preciso se exercitar, porque com o tempo, a idade, esses pequenos incômodos acabam se tornando algo mais grave”, alertou.

Jornalista: Rodrigo Castro
Fotos: Maína Diniz
08/04/2022
————————————-
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

CIDADES

Salvador Digital substitui Hora Marcada para agendamento de serviços nas Prefeituras-Bairro

Published

on

By

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Reportagem: Lucas Alves e Mateus Soares/Secom PMS

O Salvador Digital está se consolidando como o novo sistema de agendamento das Prefeituras-Bairro, substituindo o antigo site Hora Marcada. Desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais de Inovação e Tecnologia (Semit) e de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), a plataforma oferece uma integração de dados que abrange todos os serviços municipais, proporcionando maior eficiência e acessibilidade aos soteropolitanos.

A nova ferramenta pode ser acessada gratuitamente pelo site (https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br) através de aparelho celular ou computador. A supervisora das Prefeituras-Bairro, Fernanda Monteiro, destacou que o diferencial em relação ao antigo sistema reside na tecnologia avançada da plataforma atual, que possibilita aos usuários fazerem agendamentos utilizando o login único do gov.br, garantindo mais comodidade e agilidade.

“Além de evitar as filas, já que os atendimentos ocorrerão em um horário agendado. Além disso, tem a questão de o cidadão poder acompanhar todos os serviços que ele já fez ou que ele solicitou através de uma determinada Prefeitura-Bairro. Ele terá todas as informações na plataforma

e poderá fazer a busca quando quiser”, explicou.

Ainda de acordo com a supervisora, ao acessar o Salvador Digital, os usuários podem facilmente encontrar a opção de agendamentos, onde podem selecionar a Prefeitura-Bairro desejada e o serviço a ser realizado. “A maior procura do cidadão para um atendimento agendado é o do Cadastro Único, o CadÚnico”, disse.

Outros serviços – O Salvador Digital também oferece opções para diversos serviços, como marcação de consultas e exames, Ouvidoria, entre outros. O sistema fornece ainda informações detalhadas sobre os serviços disponíveis, incluindo os documentos necessários para o atendimento e as secretarias responsáveis por cada um.

O novo sistema digital implementado na capital tem recebido elogios por parte dos usuários, que destacam sua eficiência e praticidade. A faxineira Tatiane Gomes Ferreira, de 27 anos, compartilhou sua experiência positiva.

“Essa foi a primeira vez que utilizei o Salvador Digital. Procurei o serviço relacionado ao Bolsa Família. Achei o processo muito bom, muito fácil, mais rápido do que o sistema anterior”, contou.

Da mesma forma, a diarista Manuela Borges dos Santos, de 35 anos, ressaltou a facilidade proporcionada pelo Salvador Digital. “Achei que ele facilitou muito minha vida, marquei na semana passada e hoje já estou aqui prestes a ser atendida. Cheguei a utilizar o Hora Marcada antes, mas não se compara com o novo sistema. O antigo demorava bastante, já tive que esperar dois a três meses o atendimento”, lembrou.

A autônoma Elaine Fraga, de 29 anos, também seguiu a mesma linha. “Essa é a primeira vez que utilizei o serviço do Salvador Digital. Achei muito fácil e bem rapidinho”.

A atendente Jaqueline Nascimento da Conceição, que atua na Prefeitura-Bairro Centro/Brotas, reiterou o que foi dito pelas usuárias. “O sistema melhorou muito. Ele agora é mais prático, mais rápido, até para a retirada das senhas, principalmente em relação ao agendamento. Os usuários aqui têm dito que mudou muito e pra melhor”, mencionou.

Continue Reading

DESTAQUE

Alunos de escola municipal participam de vivências teatrais do projeto Contando Histórias do Meu Mundão

Published

on

By

Fotos: Lucas Moura/ Secom PMS

Reportagem: Priscila Machado/ Secom PMS

O projeto “Contando Histórias do Meu Mundão” chegou à Escola Municipal de Pernambués, na tarde desta segunda-feira (22), promovendo atividades lúdicas e muita diversão aos pequenos estudantes da unidade de ensino. Os alunos participaram de uma breve gincana com a realização de mímica corporal dramática, contação de histórias, expressividades do corpo e exercícios da imaginação.

Pietro de Jesus, de 6 anos, participou das atividades com muita empolgação e sorriso no rosto. “Eu estou bem animado e gostando demais, principalmente das brincadeiras, pois o meu time está ganhando”, contou.

A arte-educadora Manu Santiago, uma das idealizadoras do projeto, explicou que as atividades desenvolvidas na escola possuem uma base teatral. “São atividades pré-expressivas, que trabalham a imaginação, atividades físicas, trabalho de atenção e cognição, elementos de musicalidade e técnicas de palhaçaria, tudo sob uma perspectiva lúdica e brincante que tem como objetivo expandir a percepção das crianças sobre a leitura do mundo, aguçando a curiosidade e despertando o interesse pela arte”.

Também idealizadora do projeto, Ana Tereza Mendes frisou que a proposta é trabalhar com arte e educação dentro da sala de aula, mesclando criatividade e imaginação junto com a aprendizagem. “Nós fazemos um trabalho de desenvolvimento do corpo, de coordenação motora, de escuta e de contação de histórias, muito para abrir a escuta dessas crianças para a leitura que vai além da palavra escrita. É a leitura do universo, do entendimento do outro, das diferenças. Esse procedimento da vivência teatral, difundindo a arte-educação na escola, é justamente uma reafirmação do papel da arte enquanto educação”.

Nesta segunda edição, o projeto garantiu o acesso à arte para crianças com deficiência, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e distorção idade-série. “Incorporamos mais duas profissionais da área para atuar na promoção da inclusão, tanto a arte-educadora monitora especializada em alunos PCDs como a intérprete de Libras, para que as atividades possam receber todas as crianças de maneira inclusiva”, lembrou, Manu.

“A proposta dessa vivência é que as crianças possam conhecer a Língua Brasileira de Sinais e difundir essa língua também. Hoje está sendo o primeiro momento e as crianças estão muito engajadas, se divertindo, então eu acho que são frutos que começam a ser colhidos a partir da vivência”, acrescentou Aline Suzart, intérprete de LIBRAS.

Acesso – Para a gestora da Escola Municipal de Pernambués, Deise de Oliveira, a atividade é uma forma de promover acesso às vivências artístico-culturais tão importantes para o desenvolvimento das crianças. “Muitas delas não têm oportunidade de ter essa aproximação cultural fora do contexto escolar. Como muitas vezes elas não saem para ir ao teatro e ao cinema, atividades importantes para a formação do indivíduo como um todo, é de grande valia que projetos como esses vão até as escolas. Por meio do projeto, as crianças estão tendo um momento de descontração, um momento de entender o processo de aprendizagem como algo prazeroso, alegre e diferenciado”, opinou.

A Escola Municipal de Pernambués conta com 501 alunos matriculados. As atividades estão abrangendo turmas do Grupo 5 e do 1º ano.

Projeto – Contando Histórias do Meu Mundão é um projeto desenvolvido pelo grupo Chegança Atelier Cultural com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeducativo, emocional e inclusão social do público infanto-juvenil, através da contação de histórias e da vivência teatral. Em sua 2ª edição, o projeto está passando por cinco escolas públicas municipais de Salvador de hoje até a próxima quarta (24).

A iniciativa voltada para crianças e adolescentes com idade entre 5 e 14 anos está percorrendo escolas situadas nos bairros de Pernambués, Mata Escura, Sussuarana, Doron e Narandiba. A expectativa é de que sejam impactadas diretamente cerca de 150 crianças, tendo a arte como mecanismo de expressão e conhecimento.

Liderado pelas arte-educadoras Ana Mendes e Manu Santiago, o projeto acontece através de exercícios práticos de experimentação cênica que agregam jogos teatrais, contação de histórias, elementos de musicalidade e técnicas de palhaçaria.

O projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Programação:

– Escola Municipal de Pernambués (Pernambués): Dia 22 de abril, das 13h às 17h, e dia 26 de abril, das 8h às 12h.

– Escola Municipal São Miguel (Mata Escura) – Dia 29 de abril, das 13h às 17h, e dia 3 de maio, das 8h às 12h.

– Escola Municipal Eraldo Tinoco Melo (Sussuarana) – Dia 6 de maio, das 13h às 17h, e dia 10 de maio, das 8h às 12h.

– CMEI Olga Benário (Doron) – Dia 13 de maio, das 13h às 17h, e dia 17 de maio, das 8h às 12h.

– CMEI Álvaro da Franca Rocha (Narandiba) – Dia 20 de maio, das 13h às 17h, e dia 24 de maio, das 8h às 12h.

Continue Reading

CIDADES

Com público total de 700 mil pessoas, Micareta de Feira 2024 termina sem registro de crime grave

Published

on

By

Ações do Governo do Estado no carnaval fora de época de Feira de Santana levaram diversidade cultural, segurança e serviços essenciais para os foliões

Durante a Micareta de Feira 2024, o Governo da Bahia realizou uma série de ações para garantir segurança, saúde e direitos humanos a feirenses e visitantes que aproveitaram os quatro dias oficiais de folia. Nenhum crime contra a vida foi registrado e houve queda de 34% nos roubos e furtos até o final da festa, na madrugada desta segunda-feira (22). As lesões corporais graves apresentaram diminuição de 100%.

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) contabilizou público total de 700 mil foliões e localizou três foragidos da Justiça, sendo um homem com mandado expedido por homicídio e dois por não pagamento de pensão alimentícia. Mais três pessoas foram presas em flagrantes na folia.

Outro resultado importante é que 373 objetos perfurocortantes foram retidos pelas equipes policiais, nos oito Portais de Abordagem. A SSP-BA atuou com esquema especial na festa. Cerca de 9,5 mil policiais e bombeiros desempenharam ações preventivas, de inteligência e resgate. Equipes especializadas, ostensivas e investigativas monitoraram a área da festa e seus arredores com apoio de cães farejadores, viaturas de duas e quatro rodas, além de aeronaves.

Saúde

A Secretaria estadual da Saúde (Sesab) realizou 3.969 testes para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Foram computados 75 resultados positivos: oito para HIV; duas para hepatite B; três para hepatite C; e 62 para Sífilis, com 18 pessoas sendo encaminhadas para o início do tratamento com aplicação de benzetacil. Tantos estes pacientes quanto os demais foram acolhidos e receberam orientações do encaminhamento para unidades de saúde para iniciarem ou continuarem o tratamento.

Foram distribuídos 507.600 preservativos femininos e masculinos nas ruas e em postos fixos. A Sesab registrou 18 ocorrências de atendimentos de saúde em hospitais e unidades de pronto atendimento estaduais. Destas, 11 foram encaminhadas para a Unidade Estadual de Pronto Atendimento (UPA), seis para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), e uma para o Hospital Estadual da Criança (HEC). Durante a festa, as unidades que fazem parte da rede estadual de saúde funcionaram em esquema especial, com 470 plantões, número 104% superior a 2023.

Cultura

No campo das atrações, o Governo do Estado investiu mais de R$ 2 milhões em 60 atrações que desfilaram em trios independentes. Foram quase 100 horas de música, dança, performance e muita ancestralidade na Micareta de Feira 2024, através da Secretaria de Cultura (Secult-BA).

O Palco Alternativo funcionou como espaço destinado aos artistas locais, que puderam participar como protagonistas da festa. Já, com o Programa Ouro Negro, o investimento aconteceu em blocos de matrizes africanas, como Malê, Filhos de Gandhy e Banda Didá. Eles realizaram bonitos desfiles pelo circuito Maneca Ferreira, com muitas cores vibrantes e reverência à ancestralidade nas ruas.

Política para as Mulheres

A Secretaria estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) realizou campanhas de sensibilização no circuito da folia, com distribuição de ventarolas, tatuagens, panfletos, fitas, praguinhas, visando à prevenção e combate de qualquer tipo de violência. O Projeto das Unidades Móveis de Atendimento acolheu vítimas de violências e articulou atendimentos especializados no âmbito da saúde, da justiça, da rede de proteção nos casos de violência doméstica, importunação sexual e violências sexuais. Durante toda a micareta de Feira de Santana, foram registrados um crime de violência doméstica, um de injúria e 11 orientações sobre importunação sexual.

A SPM-BA também realizou uma ação no bloco de grande concentração masculina “Lá vem elas”, onde foram distribuídas pulseiras com a frase “Oxe, eu respeito às mulheres”. A iniciativa aconteceu em parceria com os administradores do bloco de 35 anos de tradição no município de Feira de Santana.

A campanha da proibição da pistola d’água resultou na apreensão de um objeto pela Polícia Militar e nenhum incidente foi registrado no bloco “Lá vem elas” e no circuito da micareta. O aplicativo de georreferenciamento para serviços da SPM também foi acionado.

Igualdade Racial e Assistência Social

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) esteve presente na Micareta de Feira através do Centro de Referência e Combate a Intolerância Religiosa Nelson Mandela, em articulação com a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. Foram cinco dias de atividades, com distribuição de 25 mil ventarolas e 8 mil adesivos. Houve adesão dos foliões e foliãs e autoridades, inclusive nos blocos beneficiados pelo Edital Ouro Negro.

Dois casos de racismo foram registrados na quinta-feira (18). Eles estão sendo acompanhadas pelo Centro de Referência Nelson Mandela e pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) realizou um total de 7,3 mil abordagens, atendimentos em redução de danos e ações de proteção social na Micareta de Feira de Santana. Os números são reflexos da atuação do programa Corra Pro Abraço, voltado às pessoas em vulnerabilidade, a exemplo da população em situação de rua, também totalizando as iniciativas destinadas ao enfrentamento à violação de Direitos de Crianças e Adolescentes.

Ainda no contexto do Corra Pro Abraço, as abordagens resultaram na entrega de 12,7 mil insumos de redução de riscos, a exemplo de água mineral, preservativos masculino e feminino, kits de higiene pessoal, além de materiais informativos. Já no campo da Assistência Social, a campanha Proteja Bahia levou aos foliões a mensagem do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e ao trabalho infantil, com entrega de 2,4 mil itens educativos e de incentivo às denúncias.

Plantão dos Direitos Humanos

O Plantão Integrado dos Direitos Humanos, que reuniu órgãos federais, estaduais – como a SJDH – municipais, sociedade civil, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com a participação de 106 profissionais envolvidos diretamente, registrou 1.228 ocorrências, entre vulnerabilidade, risco social, violações de direitos, crimes, adolescente em suposto ato infracional e acolhimento. Foram identificados, ainda, 51 casos de violação, dos quais, em 57%, as vítimas eram crianças e adolescentes.

Destacam-se, também, 16 casos notificados de trabalho infantojuvenil, 15 casos de vulnerabilidade de crianças acompanhando seus pais trabalhando nos circuitos da festa; e 22 casos de dificuldades de acessibilidade para o público com deficiência nos circuitos da festa. Foram realizadas 425 ações de prevenção, com abordagens sociais identificados no circuito, bem como milhares de foliões abordados nas ações de sensibilização.

 

Texto: Lina Magalí/GOVBA

Continue Reading

Cultura