Connect with us

CIDADES

Imóvel abandonado e com risco de desabamento começa a ser demolido pela Prefeitura em Vila Nova de Portão

Published

on

Uma edificação deteriorada e em estado de abandono, na localidade de Vila Nova de Portão, começou a ser demolida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, nesta quarta-feira (04). A estrutura, onde funcionou uma fábrica de paçoca e está em desuso há cerca de 30 anos, apresenta risco de desabamento identificado pela Defesa Civil Municipal. A área da edificação já se encontrava isolada para alertar sobre os riscos de acidentes.

Além da Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (Sedur) acompanhou a preparação para o desmanche da estrutura abandonada. A demolição está sendo executada, inicialmente, de forma manual, devido a existência de outros imóveis construídos colados à parede da estrutura.

Como afirma Tiago Max, superintendente da Defesa Civil, os moradores do entorno da antiga fábrica foram comunicados sobre os cuidados de prevenção necessários para o processo de demolição. “Recebemos uma solicitação de vistoria que relatava sobre desabamento de parte da estrutura, sem vítimas. No local, prestamos assistência às famílias e verificamos que de fato a estrutura precisa ser demolida devido à falta de manutenção e ferragens comprometidas”, explicou.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) também visitou a localidade de Vila Nova de Portão e realizou o cadastro de vulnerabilidade social das famílias que moram nas sete residências coladas à estrutura. Durante o processo de demolição, esses moradores vão precisar deixar suas casas por motivo de segurança, e só poderão retornar após avaliação técnica que será feita diariamente.

Rita Silva é uma das moradoras das sete casas e foi ela quem abriu o chamado com a Defesa Civil. “Sou moradora daqui há 40 anos e esta fábrica se encontra abandonada há mais de 30 anos. Teve pessoas que invadiram, o proprietário nunca compareceu aqui, e foi aí que começou a destruição do prédio. Foi no mês passado que ouvi um barulho muito forte e saí correndo com minha filha, porque uma parte aí do prédio desabou. Não afetou nada, mas o susto foi grande”, relatou.

Advertisement

Do outro lado da área da estrutura mora Rosa Araújo. Ela conta que apesar da destruição interna da edificação, muitas crianças entravam para brincar. “Lá dentro é uma sujeira total e a gente se preocupa com isso. Para mim é um alívio ver que este prédio será demolido, porque vai trazer mais segurança, além de deixar tudo limpo. A expectativa aqui dos moradores é que essa área seja transformada em uma praça ou outra coisa que beneficie os moradores”, contou.

A demolição da edificação, que possui parte térrea e primeiro pavimento, está sendo executada pela empresa Tríplice Construtora, com previsão de execução de 20 dias. Após finalizar a intervenção, a Prefeitura de Lauro de Freitas prevê o aproveitamento do espaço para melhorias na comunidade.

Jornalista: Laerte Santana
Foto Wandaick Costa
05/05/2022
————————————-
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação