Connect with us

ECONOMIA

Politicas de Renda e o COVID-19

Published

on

*O que são políticas de renda?*

Políticas de renda são um conjunto de medidas tomadas pelo Governo para minimizar o impacto da desigualdade social e propor alternativas para redistribuição de renda no país. Elas fazem parte das políticas econômicas governamentais e podem significar a interferência do Governo nas forças do mercado para elevar o poder de consumo de toda a população.

 

 

Ressalta-se que nem sempre a interferência governamental através deste artifício trás resultados adequados. Na década de 80, enquanto o Brasil iniciava estratégias para combate a inflação, o tabelamento dos preços foi praticado e produtores rurais e industriais que não concordaram com os baixos valores de seus produtos pararam de produzi-los, acarretando o desabastecimento de alguns produtos de diferentes setores. Não obstante, considerasse uma política de renda a fixação de valores de salários e reajustes a partir da inflação para manutenção do poder de compra da população.

Advertisement

*Impacto do COVID-19 na renda das famílias brasileiras*

A pandemia do COVID-19 teve sua eclosão em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. O vírus se espalhou pelo mundo de forma rápida e expôs fragilidades econômicas. Em um curto período de tempo ocorreu a queda nos preços de petróleo e commodities, aumento das taxas de desemprego em diversos países, enfraquecimento da moedas e impactos negativos nas maiores bolsas de valores mundiais.

No Brasil, o aumento da dívida pública e recessão assustam a população de baixa renda que precisa trabalhar para comer, os pequenos empresários que se viram desamparados em meio a crise e coloca à prova a postura de grandes corporações que defendem a reabertura do comércio em detrimento do isolamento social. Acrescenta-se ainda, escândalos políticos, demissão de ministros e omissão de dados referente à quantidade de infectados e mortos por dia no país.

Por característica das famílias brasileiras, costuma-se visualizar um cenário de déficit no planejamento financeiro, dívidas elevadas e padrão de vida igual ou superior ao valor de receita arrecadado por mês. A falta de planejamento orientado a poupar para gastos emergenciais e ainda, a surpresa causada com a inesperada pandemia, fez com que muitas famílias enfrentassem o desemprego e isolamento social sem a possibilidade de maior equilíbrio financeiro e até, perda do poder de compra e consumo de necessidades básicas.

Texto: Yasmim Thasla

Advertisement

Gestora de pauta da Rede Sempre TV

Estudante de engenharia de computação do Senai Cimatec