DESTAQUE
06 Passos para cuidar da sua voz
Os cuidados com a voz
Primeiros anos da Fonoaudiologia:
Na década de 1930, a Medicina, iniciou os primeiros trabalhos, relacionados a Fonoaudiologia, com o seu foco na profilaxia, e correção das dificuldades de comunicação, apresentados pelos estudantes. E assim na década de 1960, começaram no Brasil, os primeiros estudos nessa área, com o curso de Fonoaudiologia, a nível de Bacharelado, da Universidade de São Paulo, sendo o primeiro devidamente autorizado em 1977, e tendo sido a profissão de Fonoaudiólogo(a), oficialmente regulamentada no país, em 1981, durante o governo, do presidente João Figueiredo. Para se prevenir problemas na fala, deve se ter uma atitude preventiva, como com qualquer outra doença.
Os cuidados que se deve ter com a voz:
O aparelho fonador, ou seja, o conjunto de órgãos responsáveis pela fonação humana, que é composto pelos pulmões, traqueia, laringe, lábios, dentes, alvéolos, palato duro, palato mole, parede rinofaríngea, ápice da língua, raiz da língua, e nariz, pode sofrer diversos danos, devido ao estresse e ao mau uso. E por isso mesmo, deve se ter muito cuidado com ele. Aqui citarei alguns desses cuidados:
1- Evitar o tabagismo. O hábito de fumar, resseca as cordas vocais, além de prejudicar outros órgãos, devendo ser evitado ao máximo, ou mesmo abandonado.
2- Evitar alimentos com muita pimenta, ou outros temperos fortes. Os alimentos com muitos condimentos, embora fiquem mais saborosos, também ressecam e irritam as cordas vocais, e, portanto, não devem ser ingeridos em excesso.
3- Evitar o consumo excessivo de álcool. Embora sejam refrescantes e transmitam uma sensação prazerosa, além de problemas hepáticos, psicossomáticos e outras complicações, o alcoolismo pode também prejudicar a voz, irritando assim, as PPVV (principais pregas vocais verdadeiras).
4- Comer mais maçãs! Isso mesmo, a fruta possui ação adstringente, o que significa que ela limpa o trato vocal, sendo o seu consumo recomendado aos cantores, professores, palestrantes e outras pessoas que precisam usar a voz como instrumento de trabalho, durante períodos prolongados.
5- Evitar ambientes climatizados ou com ar-condicionado. Embora pelos mais diferentes motivos, quer seja no trabalho ou estudando, nós tenhamos que permanecer em espaços com ar-condicionado, sempre que pudermos, devemos os evitar, pois eles ressecam o aparelho fonador, e também neles, é preciso um esforço maior das cordas vocais para se falar, do que seria, em um ambiente não climatizado.
6- Evite gritar! Gritar ou falar muito alto, cantar ou ainda usar a voz, durante um período muito longo, causa fadiga vocal, sendo assim ideal, para as pessoas, que precisam se comunicar dessa forma, descansar a voz entre esses períodos.
Os problemas com a voz
Conforme citado anteriormente, o mau uso, associado a maus hábitos de alimentação e a certos vícios, como o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pode causar danos consideráveis a voz, dificultando a comunicação por esse meio, e assim prejudicando a interação social. Mas uma vez que se perceba, estar com algum sintoma, como rouquidão, aspereza, tensão, entre outros problemas, deve-se procurar a ajuda de um Fonoaudiólogo.
Dra. Gabriela Braga. Fonoaudióloga clínica. Preparadora vocal. Atua através da
abordagem Sócio Interacionista / Desenvolvimentista no atendimento à transtornos no Desenvolvimento da Fala e Linguagem e no suporte à inclusão Educacional através de orientações, consultorias, palestras e assessorias.
Assista a entrevista que nossa equipe realizou com a Fonoaudióloga Gabriela Braga: