Proxima Sexta tem feira de ARTE, CULTURA, JUSTIÇA E CIDADANIA EM ITINGA FL

Itinga recebe Feira de Arte, Cultura, Justiça e Cidadania nesta sexta-feira (09)

 

A Escola Municipal Dois de Julho, no bairro da Itinga, em Lauro de Freitas, recebe, nesta sexta-feira (09), a Feira de Arte, Cultura, Justiça e Cidadania. A atividade será das 8h30 às 16h e é realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel).

Em um único lugar, a comunidade terá acesso a serviços de saúde, emprego e justiça. A ação será em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), SineBahia, Defensoria Pública e Terreiro Ylê Axé Oyá.

No evento, o destaque será para a entrega e produção, in loco, da Carteira Nacional de Artesão. “A carteirinha é como se fosse a curadoria do produto, dá uma referência, um selo ao produto”, destaca a assessora técnica da Superintendência de Economia Solidária da Setrel, Kátia Santos.

Kátia pontua que o documento beneficiará, principalmente, mulheres chefes de família que têm no artesanato a sua fonte de renda. Com a carteira em mãos, as artesãs e artesãos também estarão aptos a vender seus produtos no espaço Artesanato Lauro de Freitas – Loja Colaborativa, localizado no Parque Shopping Bahia.

“O terreiro Ylê Axé Oyá, de forma inclusiva, envolve 30 artesãs na loja colaborativa e está com fila de espera de 300 artesãos”, sinaliza. Mas, na Escola Municipal Dois de Julho, os artesãos vão participar da Feira da Economia Solidária.

A programação contará ainda com atendimento médico com profissionais como nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, dentista, clínico; além de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite, e vacinação. A feira inclui ainda intervenções artísticas com música, contação de história, dança e capoeira.

No campo da empregabilidade, o SineBahia, além de auxiliar na emissão da Carteira Nacional de Artesão, fará encaminhamento de carta de emprego. A Coelba também estará na escola, negociando o parcelamento de contas.

Entre os temas das rodas de conversa estão o papel da Defensoria Pública, o combate à intolerância religiosa e o enfrentamento à LGBTQIA+fobia com o grupo Mães do Arco-íris.

ASCOM / SETREL / PMLF

Foto – Maína Diniz

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371