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Alunos de escola municipal participam de vivências teatrais do projeto Contando Histórias do Meu Mundão

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Fotos: Lucas Moura/ Secom PMS

Reportagem: Priscila Machado/ Secom PMS

O projeto “Contando Histórias do Meu Mundão” chegou à Escola Municipal de Pernambués, na tarde desta segunda-feira (22), promovendo atividades lúdicas e muita diversão aos pequenos estudantes da unidade de ensino. Os alunos participaram de uma breve gincana com a realização de mímica corporal dramática, contação de histórias, expressividades do corpo e exercícios da imaginação.

Pietro de Jesus, de 6 anos, participou das atividades com muita empolgação e sorriso no rosto. “Eu estou bem animado e gostando demais, principalmente das brincadeiras, pois o meu time está ganhando”, contou.

A arte-educadora Manu Santiago, uma das idealizadoras do projeto, explicou que as atividades desenvolvidas na escola possuem uma base teatral. “São atividades pré-expressivas, que trabalham a imaginação, atividades físicas, trabalho de atenção e cognição, elementos de musicalidade e técnicas de palhaçaria, tudo sob uma perspectiva lúdica e brincante que tem como objetivo expandir a percepção das crianças sobre a leitura do mundo, aguçando a curiosidade e despertando o interesse pela arte”.

Também idealizadora do projeto, Ana Tereza Mendes frisou que a proposta é trabalhar com arte e educação dentro da sala de aula, mesclando criatividade e imaginação junto com a aprendizagem. “Nós fazemos um trabalho de desenvolvimento do corpo, de coordenação motora, de escuta e de contação de histórias, muito para abrir a escuta dessas crianças para a leitura que vai além da palavra escrita. É a leitura do universo, do entendimento do outro, das diferenças. Esse procedimento da vivência teatral, difundindo a arte-educação na escola, é justamente uma reafirmação do papel da arte enquanto educação”.

Nesta segunda edição, o projeto garantiu o acesso à arte para crianças com deficiência, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e distorção idade-série. “Incorporamos mais duas profissionais da área para atuar na promoção da inclusão, tanto a arte-educadora monitora especializada em alunos PCDs como a intérprete de Libras, para que as atividades possam receber todas as crianças de maneira inclusiva”, lembrou, Manu.

“A proposta dessa vivência é que as crianças possam conhecer a Língua Brasileira de Sinais e difundir essa língua também. Hoje está sendo o primeiro momento e as crianças estão muito engajadas, se divertindo, então eu acho que são frutos que começam a ser colhidos a partir da vivência”, acrescentou Aline Suzart, intérprete de LIBRAS.

Acesso – Para a gestora da Escola Municipal de Pernambués, Deise de Oliveira, a atividade é uma forma de promover acesso às vivências artístico-culturais tão importantes para o desenvolvimento das crianças. “Muitas delas não têm oportunidade de ter essa aproximação cultural fora do contexto escolar. Como muitas vezes elas não saem para ir ao teatro e ao cinema, atividades importantes para a formação do indivíduo como um todo, é de grande valia que projetos como esses vão até as escolas. Por meio do projeto, as crianças estão tendo um momento de descontração, um momento de entender o processo de aprendizagem como algo prazeroso, alegre e diferenciado”, opinou.

A Escola Municipal de Pernambués conta com 501 alunos matriculados. As atividades estão abrangendo turmas do Grupo 5 e do 1º ano.

Projeto – Contando Histórias do Meu Mundão é um projeto desenvolvido pelo grupo Chegança Atelier Cultural com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeducativo, emocional e inclusão social do público infanto-juvenil, através da contação de histórias e da vivência teatral. Em sua 2ª edição, o projeto está passando por cinco escolas públicas municipais de Salvador de hoje até a próxima quarta (24).

A iniciativa voltada para crianças e adolescentes com idade entre 5 e 14 anos está percorrendo escolas situadas nos bairros de Pernambués, Mata Escura, Sussuarana, Doron e Narandiba. A expectativa é de que sejam impactadas diretamente cerca de 150 crianças, tendo a arte como mecanismo de expressão e conhecimento.

Liderado pelas arte-educadoras Ana Mendes e Manu Santiago, o projeto acontece através de exercícios práticos de experimentação cênica que agregam jogos teatrais, contação de histórias, elementos de musicalidade e técnicas de palhaçaria.

O projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Programação:

– Escola Municipal de Pernambués (Pernambués): Dia 22 de abril, das 13h às 17h, e dia 26 de abril, das 8h às 12h.

– Escola Municipal São Miguel (Mata Escura) – Dia 29 de abril, das 13h às 17h, e dia 3 de maio, das 8h às 12h.

– Escola Municipal Eraldo Tinoco Melo (Sussuarana) – Dia 6 de maio, das 13h às 17h, e dia 10 de maio, das 8h às 12h.

– CMEI Olga Benário (Doron) – Dia 13 de maio, das 13h às 17h, e dia 17 de maio, das 8h às 12h.

– CMEI Álvaro da Franca Rocha (Narandiba) – Dia 20 de maio, das 13h às 17h, e dia 24 de maio, das 8h às 12h.

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Morar Melhor beneficia mais 150 famílias com reforma de casas em Mirantes de Periperi

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Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

Reportagem: Joice Pinho/ Secom PMS

A mudança de vida continua alcançando as famílias de Salvador através do programa Morar Melhor. Na noite de quinta-feira (2), a Prefeitura entregou mais 150 casas reformadas em Mirantes de Periperi, promovendo mais dignidade e conforto para pessoas em situação de vulnerabilidade. A entrega das unidades habitacionais reformadas aos moradores foi realizada na Rua Treze de Maio com a presença do prefeito Bruno Reis e do titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão.

Esta é a segunda vez que o programa, que promove melhorias em habitações de famílias que moram em regiões carentes da cidade, contempla o bairro. No total, 650 casas já foram reformadas pela Prefeitura na comunidade. Na ocasião, o prefeito afirmou que o impacto do programa é imensurável para os contemplados.

“Desde quando a gente é criança, sonhamos em ter a casa própria, em especial onde a gente mora, onde temos uma história e tradição. Muita gente não acredita que o Morar Melhor dá essa oportunidade e fica na dúvida. À medida que as obras começam, as pessoas vão tendo a certeza que é algo de verdade que vai, de fato, mudar a vida das pessoas. E este é o objetivo desse programa: fazer as pessoas mudarem de vida sem mudar de endereço”, contou.

Bruno Reis destacou que, além do programa habitacional, a Prefeitura tem realizado ações relevantes para que a comunidade tenha uma vida ainda melhor. “Temos mais 4 mil casas aguardando para iniciar as obras e vejam o quanto esse programa tem a capacidade de se espalhar por toda a cidade. Temos ainda em Mirantes tantas outras intervenções importantes. Na Ladeira do Curió, fizemos todo o recapeamento, olhando para o lado tem uma contenção de encosta que estamos fazendo com o investimento de R$6 milhões”, finalizou.

Marinalva de Carvalho Pereira, 63 anos, mora há mais de 30 anos na comunidade. Ela relatou que se sente feliz com a transformação que o programa Morar Melhor trouxe, realizando o sonho dela de ter a casa reformada. A residência da aposentada ganhou telhado novo, esquadrias, banheiro e até um quarto. “Estou muito feliz. Eu não tinha quarto, minha casa era só um vão. Não tinha janela, minhas paredes estavam com o reboco caindo e o telhado estava todo furado. Agora, quando eu vejo minha casa tão bonita eu não acredito. Fico admirando a casa, agradecendo a Deus e me perguntando se é um sonho”, contou, emocionada.

Balanço e critérios – Bairros como São Gonçalo do Retiro, Pirajá, São Marcos, Alto do Cabrito e Brotas são apenas alguns dos contemplados pelas melhorias nos últimos meses. Desde que iniciou suas atividades, em 2015, o Morar Melhor entregou mais de 50 mil unidades habitacionais reformadas em cerca de 300 localidades da capital baiana. Por meio do programa, são executados serviços que vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário.

Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

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Lançado, livro colaborativo de poesias “Asas para o Futuro” enaltece protagonismo dos alunos da rede municipal de Lauro de Freitas

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O lançamento oficial do livro “Asas para o Futuro”, escrito de forma colaborativa pelos alunos do 5º ano B e C, e organizado pela professora Ana Paula Brito da Escola Municipal Sonia Maria Pereira de Brito, em Itinga, aconteceu nesta sexta-feira (03). O evento foi marcado não apenas pela divulgação da obra, mas também pelo reconhecimento do protagonismo dos alunos e o poder transformador da literatura na vida das pessoas.

Brenda Moura, de 12 anos, que tem o sonho de ser escritora, contou como surgiu a ideia para o nome do livro que foi aprovado por toda turma. “Foi durante a escola, aí eu pensei e fui escrevendo e deu nessa ideia do nome “Asas para o Futuro”. A ideia veio porque tem tudo a ver com o projeto, com os poemas”. A manicure, Rute Moura, falou com satisfação da filha. “Tenho muito orgulho, ela é muito dedicada em tudo que faz, aprendeu a escrever com apenas 4 anos”.

A secretária municipal de educação, Vânia Galvão, ressaltou a importância de incentivar projetos como esse. “Sem dúvida alguma eu considero um projeto extremamente importante e necessário. Isso é fruto de um projeto coletivo, que foi construído ouvindo as crianças. Nós temos que incentivar, isso representa muito para nossos alunos, representa muito para nossa educação. Isso pode fazer com que nossas crianças passem ter um gosto maior pela leitura, saiam um pouco dos eletrônicos e tenham um interesse maior pela leitura”.

Já a professora Ana Paula, não disfarçou a alegria de lançar o livro. “Está sendo para mim muito emocionante, já chorei hoje, estou muito feliz de fechar esse ciclo com as famílias, com os alunos, e estarmos aqui hoje lançando esse livro. É muita alegria”.

O livro repleto de ilustrações, é finalizado com o texto escrito pelo aluno Wesley Santos. “Todas as crianças têm que ter uma casa, comer muito bem e crescer com saúde e alegria”, disse ele, ressaltando que após participar do projeto desenvolveu o costume de ler livros. “Agora quando estou em casa sempre pego um livro para ler. Foi muito legal escrever, aprendi e agora tenho um livro para mostrar à minha mãe” contou orgulhoso.

Texto – Yandra Barros

Foto –  Andressa Oliveira

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

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CIDADES

Governo Federal instala Sala de Situação e prevê retorno ao Rio Grande do Sul na próxima semana

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Coordenada pela Casa Civil, equipe interministerial inicia atuação emergencial do Governo para atender municípios afetados

A grave situação enfrentada pela população do Rio Grande do Sul por causa das chuvas dos últimos dois dias exigiu do Governo Federal uma rápida resposta e estratégia para redução dos danos. Após a visita do presidente Lula a Santa Maria (RS) nesta quinta-feira (2), acompanhado por uma comitiva de ministros, a Casa Civil instalou a Sala de Situação com o objetivo de traçar as ações emergenciais de forma interministerial. Uma das definições iniciais é o retorno de uma comitiva do Governo Federal ao Estado no início da próxima semana.

Durante a instalação da Sala de Situação ficou definido que serão realizadas reuniões diárias para monitoramento das ações que ocorrem no estado gaúcho. A próxima reunião está marcada para esta sexta-feira, às 10 horas, na Casa Civil.  Durante o final de semana, a dinâmica de acompanhamento será mantida e as reuniões podem ocorrer virtual ou presencialmente.

Os ministros discutiram estratégias que serão adotadas para garantir a chegada dos insumos necessários e reduziro impacto das enchentes, especialmente, nos serviços de saúde, já que dezenas de unidades de atendimento de diferentes portes ficaram comprometidas. Outro aspecto no qual o Governo Federal deve avançar nos próximos dias é a avaliação sobre um crédito extraordinário para assegurar que a população gaúcha tenha a assistência necessária.

Até o momento, 38 rodovias estão interrompidas no estado e equipes do DNIT já atuam para retomar a trafegabilidade nos locais em que as chuvas reduziram.  Já o efetivo das Forças Armadas foi ampliado de 335 para 626 militares. A pasta já forneceu 45 viaturas e 12 embarcações e botes de resgate enviados pela Marinha e Exército, além de oito aeronaves, que já estão atuando. Esses números devem ser ampliados conforme a necessidade de atendimento.

Desde o início da crise, o Governo Federal já se mobilizou, via Defesa Civil Nacional e Ministério da Defesa, no socorro emergencial. O apoio operacional das Forças Armadas tem auxiliado ações de busca e resgate e a desobstrução de estradas, além de distribuição de alimentos, colchões, água e a montagem de postos de triagem e abrigos.

A reunião, coordenada pelo ministro Rui Costa, deu início a uma estrutura de trabalho com o foco, neste momento, em resgatar e salvar vidas. “Agora, o foco de todos os ministérios tem de ser no resgate, acolhimento e emergência. Esse é o nosso objetivo. Já existe um volume de ações sendo executadas, mas a situação exige respostas imediatas e a previsão é de mais chuvas até domingo”, afirmou o ministro Rui Costa. “Os efeitos vêm em cascata e vamos manter a atenção e o cuidado, em contato com os municípios e o governo do Estado, apoiando agora e na próxima etapa, que será a de reconstrução”.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, explicou que a situação é muito crítica, com dificuldades operacionais para a chegada de equipamentos e para o trabalho das equipes de socorro. De acordo com o ministro, há cidades sem energia elétrica, sem sinal de celular e com estradas de acesso interditadas. Uma equipe do Governo Federal já está atuando nas áreas mais afetadas e repassando informações para os ministérios. “Diferente dos estragos de 2023, a situação agora atinge praticamente todo o estado. Todos os esforços federais devem ser centralizados para manter a coordenação, a unidade e o rápido atendimento”, definiu.

Participaram reunião, em Brasília, representantes dos ministérios da Casa Civil, Saúde, Educação, Transportes, Trabalho e Emprego, Justiça, Desenvolvimento Social, Comunicação, Meio Ambiente, Integração Regional, Cidades, Gestão e Inovação, Minas e Energia, Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Comunicação Social, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Forças Armadas, Exército e Aeronáutica.

Fonte: www.gov.br

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Cultura