Connect with us

DESTAQUE

COLUNA SEMPRE ATUAL, por Adilson Fonsêca

Published

on

Pesquisa e realidade

Faltando menos de 11 meses para as eleições, e o cenário começa a se agitar com as pesquisas que indicam a intenção de votos na Bahia. E uma delas, a do Instituto Paraná, mostra o prefeito ACM Neto (DEM) liderando em todos os cenários possíveis, ante o  governador Rui Costa, que tenta a reeleição. Neto aparece com 54,5%, da intenção de votos, contra 24,1% de Rui Costa os, seguido do senador Otto Alencar (PSD), que teve 4,7% e Fábio Nogueira (Psol), com 2,9%.

Se é cedo ou não, se são válidos ou não os dados, pouco importam nesse momento. Até porque ainda tem muita cois apara acontecer até as eleições. Mas que os números servem para oxigenar os candidatos, lá isso serve.

Neto, com os números, faz cara de paisagem e repete a retórica de que ainda é cedo para falar em números e só vai se posicionar no ano que vem. Já Rui, diz que não acredita em pesquisas, até pela receptividade que vem tendo no interior do Estado, onde realiza uma maratona de inaugurações.

Pelo sim pelo não, os números, mesmo que nos bastidores, dão as primeiras pistas de como irão, os dois principais candidatos, balizarem suas campanhas e como se co,portarão daqui pra frente. Até porque outras pesquisas virão e novos acontecimentos surgirão.

***********************************

Wagner na frente

A mesma pesquisa que aponta vitória de Neto, aponta o ex-governador Jaques Wagner como o preferido para uma das vagas do Senado. O levantamento do instituto Paraná Pesquisas mostra que o atual secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner (PT) mantém a liderança na corrida pelo Senado com 40,6% das intenções de voto.

Em segundo lugar quem aparece é a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), com 26%, seguido de do ministro de Temer, Antônio Imbassahy (PSDB) com 19,3%.  Zé Ronaldo (DEM), prefeito de Feira de Santana e possível integrante da chapa de Neto, aparece em quarto, com 14,1%. E só na quinta posição aparece o vice-governador João Leão (PP), com 11,3%.

O interessante da pesquisa é que tanto Otto Alencar (PSD), como Lídice da Mata (PSB), atuais senadores, não aparecem na pesquisa.

 

******************************

Surfando na onda I

Um dos baluartes do prefeito ACM Neto, o presidente da Câmara dos vereadores de Salvador, Leo Prates (DEM) deverá sair candidato a deputado federal. Com uma gestão bem avaliada à frente do Legislativo da capital, o vereador já deixou claro que não pretende concorrer a um segundo mandato na presidência da Câmara Municipal, e nas entrelinhas, deixa claro que tem mira voltada para Brasília.

 

 

Surfando na onda II

E  o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) anda tão confiante em se eleger presidente do Brasil, que já indicou até o futuro ministro da fazenda, o economista Paulo Guedes, fundador do Instituto Millennium. E aproveita a onda de descrédito e de violência no país, para cunhar uma frase: ‘Policial que não mata não é policial’, diz.

 

Continue Reading

DESTAQUE

Pau da Lima terá aplicação de vacina V10 para cães nesta quinta (16) e sexta (17)

Published

on

By

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Texto: Ascom/Secis

Os tutores de cães têm mais uma oportunidade de garantir a proteção dos animais contra dez doenças com a aplicação da vacina V10, que será disponibilizada de forma gratuita na quinta (16) e sexta-feira (17), pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), através da Diretoria de Proteção Animal (Dipa). A ação acontecerá na Avenida Aliomar Baleeiro, em Pau da Lima (entrada ao lado da Cromotecnica).

Os animais serão atendidos por ordem de chegada, com distribuição de 300 fichas por dia, a partir das 9h. É preciso que o tutor apresente documento de identificação com foto, cartão de vacina do animal (caso tenha), e comprovante de residência.

A vacina estará disponível para aplicação da primeira e segunda dose. Caso nunca tenha tomado a vacina e seja filhote, é preciso obedecer ao intervalo de 21 a 28 dias entre as doses para a aquisição de anticorpos contra as doenças. A dose de reforço também não deve ultrapassar o período máximo de 30 dias para aplicação. Em casos extremos de doença, a vacinação pode ser adiada.

É importante ressaltar que animais doentes, gestantes, lactantes e fêmeas no cio; em uso de antibiótico ou em uso de anti-inflamatório; que passaram por algum procedimento cirúrgico em menos de 20 dias; e com menos de 45 dias de vida não podem ser vacinados.

“A V10 é fundamental na prevenção de doenças como cinomose, parvovirose, coronavirose, adenovirose, parainfluenza, hepatite infecciosa canina, além de quatro tipos de leptospirose, totalizando dez tipos de antígeno”, ressalta a diretora de Proteção Animal da Secis, Michelle Holanda.

A medida municipal visa promover qualidade de vida e saúde aos animais de pessoas de baixa renda, protetores independentes e de ONG’s. A vacina, na rede privada, pode custar até R$270. Este ano, o projeto itinerante de vacinação da Secis assegurou mais de  8,6 mil doses, nos esquemas primário e reforço, para os cachorros das localidades de São Bartolomeu, Itaigara, Itapuã e Cajazeiras.

Continue Reading

DESTAQUE

Prefeitura publica lista de candidatos classificados para credenciamento de novos taxistas

Published

on

By

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Texto: Ascom/Semob

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) de terça-feira (14), a lista dos candidatos classificados no edital de credenciamento para novos alvarás de táxi. Para conferir a relação, basta acessar o endereço http://mobilidade.salvador.ba.gov.br e clicar no card sobre o credenciamento.

Dos mais de 200 interessados que entregaram a documentação, 94 foram classificados e poderão participar das próximas etapas do certame. “A entrega da documentação não garante que o candidato já receba o alvará. Ele ainda precisará passar por outras etapas, como a vistoria do veículo, por exemplo”, destacou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

Etapas – O credenciamento está sendo realizado através de etapas, sendo a primeira delas a entrega da documentação, que passou por análise da Comissão Julgadora. A próxima etapa para os candidatos classificados consiste na convocação, que será publicada no DOM, para a entrega da documentação na Coordenação de Táxis e Transportes Especiais (Cotae).

Os candidatos que não atenderem à convocação ou não atenderem às especificações do veículo descritas em edital serão eliminados do processo de credenciamento. A lista com o resultado após a conclusão de todas as etapas previstas no edital também será publicada no DOM.

Durante a entrega da documentação na Cotae, será agendada uma data para a vistoria do veículo apresentado pelo candidato e que será utilizado na atividade. Caso o candidato seja aprovado após a vistoria, este se tornará um autorizatário de um alvará para prestar o serviço de táxi em Salvador.

Inabilitados – A lista com os nomes dos candidatos inabilitados foi publicada no DOM desta quarta-feira (15). Os interessados terão um prazo de cinco dias para entrar com recurso na Semob para que a documentação seja reavaliada pela comissão julgadora.

A classificação da pessoa candidata foi realizada através de critérios, com destaque a três deles por dar maior destaque aos interessados. São eles pessoas do gênero feminino, com veículos 100% elétricos e o tempo de atividade da pessoa candidata a taxista, caso já tenha sido um condutor(a) auxiliar.

Continue Reading

DESTAQUE

Mais 25 bombeiros baianos viajam para ajudar nos trabalhos de resgate do Rio Grande do Sul

Published

on

By

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) enviou, nesta quarta-feira (15), uma nova tropa com 25 bombeiros para ajudar nos resgates das enchentes no Rio Grande do Sul. A saída aconteceu no quartel do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), na região do Iguatemi, em Salvador. Parte da equipe embarca de avião e a outra parte viaja de caminhonete para ajudar no deslocamento nas áreas atingidas. Já o efetivo de 23 bombeiros que está trabalhando no estado gaúcho retorna aos poucos até a sexta-feira (17), devido à dificuldade com a disponibilidade de voos.

“A preocupação é a gente não interromper esse apoio. Enquanto a população do Rio Grande do Sul tiver necessidade do apoio do Estado da Bahia, nós vamos apoiar e o Corpo de Bombeiros se sente orgulhoso em ser um dos representantes. Além dos 25 bombeiros, também estamos mandando mais dois médicos da Secretaria de Saúde (Sesab), para fazer frente a essa nova demanda”, destacou o comandante-geral do CBMB, coronel Adson Marquezini.

Além do efetivo de profissionais, o CBMB vai enviar para o povo gaúcho donativos recolhidos nas unidades de Salvador. Serão enviados em parceria com os Correios, 42 mil litros de água, duas toneladas de alimentos, mil litros de material de limpeza, nove mil unidades de material de higiene pessoal e, aproximadamente, 500 quilos de ração animal. “À medida que vai chegando material a gente vai levando através dos Correios para o Rio Grande do Sul. Também tem outras pessoas que se apresentam, oferecendo carretas, caminhões, motoristas, empresas, para que possa levar esse material. Pedimos que a população continue ajudando”, completou o comandante-geral.

O comandante da missão, coronel Aloísio Fernandes, explicou que os bombeiros enviados na nova tropa estão viajando com informações prévias da situação atual das enchentes, repassadas pela equipe que está no Rio Grande do Sul.   “A gente tem acompanhado, então nós selecionamos aqui os bombeiros já preparados, equipados para fazer frente à situação. Estamos preparados para atuar em qualquer tipo de missão, tanto na busca ainda, que é real, como numa missão humanitária”, garantiu.

Integrante do novo grupo, o sargento Luiz Cláudio acumula a experiência de ter participado do trabalho de resgate das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, ocorrido em 2019.  “O enredo é basicamente o mesmo, mas agora com uma proporção um pouco maior, porque a gente está lidando também com pessoas vivas que estão desaparecidas e com pessoas resistentes à saída do local de residência. A experiência conta bastante, também por conta do psicológico. Ele é bastante abalado, mas com a experiência que a gente já tem, a gente vai tentando segurar para poder desempenhar um bom papel e ajudar as pessoas no máximo possível”, afirmou o bombeiro.

Repórter: Lina Magalí/GOVBA

Continue Reading

Cultura