DESTAQUE
CUT/BA realizou nos dias 26 e 27/08 sua 12° Plenária
A Central Única dos Trabalhadores – CUT/BA realizou nos dias 26 e 27, sua 12° Plenária, homenageando os seus fundadores, Carlos Itaparica e Zenilton Teixeira, o ” Zen”. Ambos falecidos em 2020.
O Fórum reuniu centenas de delegados de sindicatos, dos diversos ramos filiados a CUT, com o objetivo de debater a conjuntura atual, e os diversos desafios a serem enfrentados, pela classe trabalhadora, diante do atual governo, que tem trabalhado todos os dias para retirar dos trabalhadores, direitos que foram conquistados há décadas pela classe.
Participaram do evento diversos debatedores do movimento sindical, e outras entidades, como a Supervisora Regional do Dieese, Ana Georgina, que pontuou:
“A Bahia está em uma posição no ramo de serviço, com destaque para o trabalho doméstico, este nós últimos 12 meses perdeu quase 100 postos de trabalho, reduzindo de 420 mil para menos de 320 mil”.
A Presidenta da CUT BA, Maria Madalena Firmo (Leninha) declarou:
“Estamos em um processo de reconstrução continua. Resolvemos interiorizar a nossa Central e fazer um trabalho de resgate. Reconstruindo e fortalecendo nossas bases, pois só, a partir da oxigenação das nossas estruturas será possível fazer um trabalho forte e de resistência as ofensivas do capital, contra a classe trabalhadora”.
O secretário de finanças da CUT Nacional, Ariovaldo de Camargo declarou:
“A reconstrução da Nação brasileira é o que a classe trabalhadora mais tem sonhado e desejado, e só com a união, e a luta da classe trabalhadora poderemos resistir a tudo isso que está posto por este atual governo.
Precisamos continuar marchando para dias ainda melhores do que aqueles 14 anos dos governos Lula/Dilma, em que a classe trabalhadora teve muitas conquistas”.
Já o Presidente Nacional da CUT, Sérgio Nobre declarou:
“Infelizmente está plenária ocorre em um momento muito triste, para a classe trabalhadora. O Brasil se aproxima das 600 mil mortes causada por uma Pandemia, em que muitas destas mortes poderiam ter sido evitadas, se não fosse a atitude de um governo governo NEGACIONISTA, de um presidente que zomba nas redes sociais, de pessoas que morreram por falta de oxigenio, de vacinas e de um auxílio emergencial que garantia o mínimo para sobrevivencia”.
Para o assessor da CUT Nacional, Júlio Turra, é necessário que a direção dos sindicatos foquem nas bases e expliquem para os trabalhadores, o que está acontecendo. Cinscientizando os trabalgadores, que estamos sendo assaltados em nossos direitos, e que é preciso reajirmos contra este desgoverno, que não vai descansar enquanto não cumprir sua promessa de campanha, e deixar a classe trabalhadora sem nenhum direito.
Estamos vivendo um momento político muito perigoso. É preciso sair da inércia e da rotina mobilizando a base, a defender seus direitos antes que seja tarde demais, e não reste mais nada a ser defendido.
Participaram do debate, também, o vereador Tiago Oliveira – PT/SSA, o companheiro Alfredo Santos, secretário de finanças da CUT/BA.
Durante a plenária ocorreu a escolha dos delegados, que formarão a delegação da CUT/BA, no 16° Congresso Nacional da CUT, a ser realizado em São Paulo, no mês de outubro deste ano.