Connect with us

DESTAQUE

DÉBORA SANTANA, Enfermeira – Mulher em Destaque SEMPRE

Published

on

A Mulher em Destaque da nossa coluna de hoje é a enfermeira Débora Santos de Santana, que hoje estaria realizando um culto de ações de graças, no Hospital Roberto Santos, onde é uma das diretoras, porém em função da Pandémia foi cancelado.

Debora é uma mulher resiliente, que aos 43, viúva, mãe de 03 filhos é Destaque na sociedade soteropolitana, por sua fibra e capacidade de doar se as pessoas mais necessitadas. Usando a hasteg #vemcomela, Debóra está realmente, trazendo para seus projetos sociais centenas de mulheres voluntárias, que atendem initeruptamente, todos os sábados do ano, pessoas necessitadas dos bairros mais fragilizados de Salvador. Levando atendimento na aréa da saúde, com dezenas de médicos voluntários, o Projeto Saúde e Cidania vem, há mais de 10 anos, levando dignidade ao povo, assegurando direitos básicos da população.

Natural de Olindina, cristã da Igreja Assembléia de Deus desde sua infância, Debóra iniciou sua vida como voluntária social aos 12 anos de idade nas ações promovidas pela igreja, onde os pais eram pastores.

Ela que sempre fui líder da sala de aula, na escola, ajuda na construção de igrejas e cuidava de pessoas necessitadas, já naquela época.

” Tenho 3 filhos abençoados.
Quando meu esposo faleceu eu grávida de 7 meses, o pilar de minha sustentação foi minha família”

Para você como é ser MULHER e assumir um papel de DESTAQUE na sociedade?

Não é fácil pois vivemos ainda bum mundo machista onde não enxergam a força da mulher

Voce enfrentou discriminação de genero durante sua carreira profissional?

Não tanto, pois sempre me posicionei como mulher que sabe o que quer

Quais aspectos da sua vida pessoal ou/e profissional foram afetados por algum tipo de discriminação ou violência?

Certa vez ouvi de uma empresa que oferecia uma vaga de enfermeira: “ só estamos com vaga pra homem pois mulher menstrua, tem filhos e tem tpm”.

Você reconhece que a unidade entre mulheres pode melhorar a vida das pessoas de um modo geral?

Claro, precisamos ser mas unidas, precisamos uma defender a outra. Só quem
Entende a mulher é outra mulher

Como é para você liderar outras mulheres?

Amo. Me identifico muito. A alma feminina é algo que precisa ser entendido e abraçado. Muitas mulheres sofrendo de depressão por não ter um ombro amigo e eu me coloco como esse papel de cuidar de quem cuida

Como foi começar sua historia como gestora pública?

No início tive um pouco de receio mas como Deus fala precisamos ter coragem e ousadia. E hoje me considero uma gestora que sabe entender o outro.

Como você percebe a realidade politica do país hoje?

Difícil, ainda para as mulheres precisamos nos posicionar mais e ter consciência que mulher ajuda outra mulher, que não podemos nos boicotar precisamos nos apoiar.

Nos fale sobre sua experiência como mãe?

Ser mãe a dádiva de Deus. Como toda mãe que trabalha e, é pai e mãe, às vezes estraga o filho um pouco. Mas graças a Deus que vi a tempo de consertar e hoje tenho uma
Família lida.

Você é uma mulher de muita fé e principios religiosos, como você percebe o papel da mulher no contexto religioso nós dias de hoje?

Hoje percebemos pastoras, bispas e apostotolas em cargos antes ocupados por homens . E só quem ganha e o reino

Quais os planos para o futuro?
Nossa, muitos… amo fazer missão e quero criar o Centro de Missões
Gosto de cuidar de gente e quero aumentar as duas sedes do Instituto Sáude e Cidadania para atender melhor a população carente da cidade do Salvador

Nos fale um pouco sobre os projetos especificos, desenvolvidos durante sua jornada como gestora pública:

Passei por alguns setores no hospital Roberto.Santis, e sempre deixei um legado por onde estive:

Aumento de produtividade
Organização de fluxo
Educação continuada
Valorização profissional

Deixe aqui um conselho de vida para outras mulheres?

Que elas nunca desistam dos seus sonhos e se pararam de sonhar, que se permitam a voltar a sonhar, pois a vida não acabou. Somos mulheres guerreiras e vencedoras

Em quais aspectos você considera ter alcançado sucesso pleno em sua vida?

Em ser mãe

Nos fale um pouco sobre sua rotina de vida?

Hospital
Reunião
Escola da filha
Professora na faculdade
Igrejas
Palestras

Eu sou muito ativa, e ultimamente, diante da atual realidadedo Brasil eu tenho me preocupado em instruir as pessoas em como se previnir contra o #CORONAVIRUS. Para mim, informar as pessoas, principalmente as mais carentes é de fato, o mais importante a ser feito nesse momrnto. Estou publicando videos informativos nas minhas redes sociais, orientando por telefone a lideres religiosos,  e vou iniciar uma série de lives com o objetivo de continuar a cuidar das pessoas nesse momentode calamidade que atravessamos.

Você tem se envolvido muito com questões sociais e politicas aqui no município de Salvador, Você tem planos de ser vereadora?

Sim. Estou pré candidata me colocando à disposição da comunidade. Eu tenho um historico de vida na politica social e cotidiana da cidade. Tenho trabalhado a favor do povo, de forma voluntária há mais de 20 anos. Me sinto preparada para assumir um cargo público, e quero a cada dia fazer mais pelas pessoas. Eu nao vim a Terra para passear, tenho consciência do meu chamado.

Deixe aqui seus contatos:

Debora_santana55

Assista o documentário que a REDE SEMPRE TV produziu com a enfermeira e gestora da saúde Debóra Santana, fundadora do Projeto Saúde e Cidadania:

 

DESTAQUE

Prefeitura implanta dois novos polos criativos Boca de Brasa em São Marcos e na Liberdade

Published

on

By

Fotos: Betto Jr. / Secom PMS

Reportagem: Vitor Villar e Rodrigo Aguiar / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador implantou nesta sexta-feira (17) mais dois polos criativos do programa Boca de Brasa: um em São Marcos, na Escola Clériston Andrade; e outro na Liberdade, na Organização de Auxílio Fraterno (OAF). Na OAF, após assinar o termo de cooperação para a implantação do espaço, o prefeito Bruno Reis também participou de uma missa celebrada pelo seu aniversário, como faz desde o período em que foi secretário de Promoção Social. A cerimônia religiosa foi conduzida por um grupo de padres.

“A cada aniversário, a gente fica mais maduro, tem mais segurança. O que posso garantir é que tento ser uma pessoa melhor a cada dia. Peço a Deus que me cubra de bênçãos, me ilumine e me dê sabedoria. Que a gente possa seguir firme nesse propósito. Com essa força, essa garra, essa vontade, vou seguir minha caminhada com muito amor e dedicação”, disse o chefe do Executivo municipal.

O gestor também apontou os avanços da capital baiana nos últimos anos, ao lembrar das dificuldades enfrentadas no passado até mesmo para a manutenção da cidade. “Estamos construindo uma cidade cada vez melhor. Uma cidade onde temos orgulho de viver. Basta ver como Salvador estava e como está hoje. Todos sabem o quanto a cidade avançou. E vamos avançar muito mais”, afirmou.

Com os dois novos, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) atingiu a meta de ter em funcionamento 10 polos criativos do Boca de Brasa, projeto que busca estimular a capacitação e qualificação artística, técnica e empreendedora do campo cultural em Salvador. O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, comemorou a marca alcançada e anunciou onde serão implantados os próximos três: um em Brotas, outro na região do Mané Dendê, no Subúrbio; e um terceiro na Boca do Rio. Até o final do ano, será realizado um grande festival do movimento.

“Hoje é um dia muito especial. Já estamos indo de Itapuã ao Subúrbio, passando por São Marcos, Cajazeiras, desenvolvendo esse projeto maravilhoso, que é dar suporte e apoio para todos os movimentos culturais da cidade, também gerando emprego e renda”, disse Guerreiro, ao destacar a parceria da FGM com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).

Segundo o presidente da FGM, há três critérios para a instalação dos polos criativos: a busca por ocupar toda a cidade, a existência de espaços adequados e a demanda – já que algumas áreas têm movimentos culturais mais fortes. “O Boca de Brasa mapeia essas iniciativas culturais já existentes e vai reforçando, dando condições dessas iniciativas crescerem e virarem grandes movimentos”, apontou.

Inicialmente, serão ofertados nos dois novos polos a linha 1 do programa, que prevê atividades de iniciação às artes. Logo depois, serão ofertadas atividades das demais linhas, aceleração e incubação.

Continue Reading

DESTAQUE

Maio Amarelo: Workshop discute transformações para ruas mais seguras e sustentáveisvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv

Published

on

By

Foto e texto: Ascom/Transalvador

Os técnicos das áreas de Arquitetura, Engenharia e Planejamento Urbano de diversos órgãos da Prefeitura, incluindo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e da Secretaria de Mobilidade (Semob), participaram do Workshop “Transformações urbanas para ruas mais seguras, acessíveis e sustentáveis”. O evento, realizado em parceria com a Global Designing Cities Initiative (GDCI), reuniu cerca de 40 participantes, como parte da programação do Maio Amarelo, mês de conscientização contra mortes no trânsito.

O encontro faz parte do compromisso da cidade com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), que desde 2020 busca implementar estratégias de desenhos urbanos para tornar Salvador mais segura e acessível para pedestres e condutores. “Esse workshop integra um dos eixos de trabalho da GDCI que é o de capacitação da equipe técnica da gestão municipal com o objetivo de apresentar as melhores práticas globais de desenho de ruas e segurança no trânsito”, explicou a coordenadora Local da GDCI no Brasil, Hannah Mendes.

Para o superintendente da Transalvador, Décio Martins, a gestão do trânsito é integrada e proativa, projetada para evitar a letalidade. “Toda construção conjunta que beneficie a cidade é bem-vinda. Adotamos a visão zero, que tem como foco zerar o número de mortes no trânsito, por isso nossos colaboradores se capacitam e modernizam suas técnicas. Assim, buscamos nos antecipar ao erro humano, integrando essa possibilidade ao planejamento viário. Planejamos a mobilidade para que ninguém perca a vida”, destacou.

Durante o evento, foram destacados os avanços e estratégias adotadas ao longo da última década para transformar as ruas da cidade em ambientes mais seguros, com atenção aos usuários mais vulneráveis. Hannah Mendes e Beatriz Rodrigues, gerente de Programa da GDCI, também falaram sobre a importância do desenho de ruas e abordaram estratégias para criar espaços acessíveis para todos os usuários.

Vivi Tiezzi, analista da GDCI, compartilhou insights sobre desenho de ruas, interseções e urbanismo tático. O workshop incluiu ainda uma atividade prática, na qual os participantes aplicaram os conceitos discutidos para criar soluções urbanísticas para uma cidade fictícia, promovendo um aprendizado prático e interativo.

“É muito positiva a discussão sobre mobilidade, as práticas e políticas públicas assertivas e tudo que tem acontecido no Brasil e no mundo”, comentou a gerente de Projetos da Semob, Thamyres Azevedo, presente no evento. “Tudo isso aliado a atividade prática que aguça e amplia o olhar de técnicos de diversos setores, mostrando que a mobilidade é uma pauta importante para o desenvolvimento urbano e tem influência em todos os segmentos de uma cidade”, concluiu.

Continue Reading

DESTAQUE

Bahia tem menor taxa de analfabetismo do Nordeste. Redução entre 2010 e 2022 foi de quase 18%

Published

on

By

O número de pessoas não alfabetizadas na Bahia teve uma redução de quase 18%, entre 2010 e 2022, segundo os dados do censo 2022 do IBGE. Em comparação a 2010, a taxa de analfabetismo na Bahia diminuiu em todos os grupos de idade, com mais intensidade justamente entre as pessoas de 65 anos ou mais. Os dados mostram ainda que a Bahia tem o menor índice de analfabetismo da região Nordeste.

A pesquisa mostrou, também, que a taxa de analfabetismo caiu em todos os municípios baianos. Ainda segundo os dados do IBGE, as taxas de analfabetismo no Estado caíram para todos os recortes étnico-raciais, entre 2010 e 2022.

Para atingir este público adulto, a Secretaria de Educação do Estado (SEC) tem atuado por meio de diferentes iniciativas. Uma delas é o Projeto Estadual Paulo Freire, que possibilita alfabetizar jovens, adultos e idosos matriculados nas redes municipais de educação. Essas iniciativas estão estrategicamente concebidas para abranger diferentes faixas etárias, garantindo que a educação alcance todas as camadas da população, contribuindo para um desenvolvimento mais amplo e equitativo em toda a Bahia. Realizado em parceria com as universidades estaduais, o programa investe na formação de professores alfabetizadores e educadores sociais.

A SEC também atua para reduzir o analfabetismo entre o  público jovem e adulto, através do Projeto “Sim, Eu Posso”, que é desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O projeto foi lançado em junho de 2023 e tem o objetivo de combater e erradicar o analfabetismo na Bahia. Entre as principais características do “Sim, Eu Posso” está possibilidade de alfabetizar em curto período.

Ainda neste sentido, outro trabalho realizado pela Secretaria da Educação do Estado para reduzir o analfabetismo entre a população de mais velha é o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Hoje, na Bahia há cerca de 125 mil pessoas matriculadas nesta modalidade de ensino, oferecida em 1025 escolas, de 403 dos 417 municípios baianos.

O governo estadual tem investido na criação de oportunidades com a construção de novas escolas e equipadas com estruturas modernas em toda Bahia, para garantir que toda a população tenha acesso à educação de qualidade. De 2023 até agora, já foram inauguradas 44 novas unidades. Neste mesmo período, 38 escolas foram ampliadas e modernizadas.

Além disso, o Governo da Bahia tem investido em um modelo de Educação antirracista e em uma atenção especial às populações dos povos originários. Para o ano letivo 2024, há cerca de 7.360 estudantes matriculados em escolas indígenas, construídas especialmente para atender às demandas daquela população. Essas escolas contam com mais de 700 professores.

Em abril, o governador Jerônimo Rodrigues sancionou a lei que reestrutura a carreira dos professores indígenas do quadro do Magistério Público do Estado, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Bahia. O texto, enviado pelo governador ao legislativo, atendia às reivindicações de professores, caciques, lideranças e organizações indígenas baianos e ratifica o compromisso do Governo da Bahia com a educação e a valorização dos docentes e gestores indígenas.

Continue Reading

Cultura