Connect with us

DESTAQUE

TEREZINHA BARROS – Mulher em Destaque SEMPRE

Published

on

A Mulher em Destaque de hoje é Terezinha Maria Barros Santos, que ao ser perguntada por sua idade nós disse apenas: ah, já deixei de ser Sexagenária.

Espontânea, a baiana de Terra Nova, Município de Santo Amaro da Purificação tem muita história para contar.
Aos dez anos fugiu da escola, um prédio escolar, onde estava de castigo por não ter aprendido a lição da escola, sobre regência trina: “a professora me trancou, em pleno o meio dia. Fiquei sozinha trancada na sala para estudar a lição e apresentar a professora da tarde, aí pulei a janela dos fundos, daí pulei o muro da casa da vizinha e sai para a rua em direção a minha casa, encontrei a minha mãe no caminho que depois advertiu a professora pelo ocorrido”.
Formada em Ciências biológica na UFBA, Pós-graduada em metodologia de Ensino Superior – pela UCSAL/PUC – São Paulo e especialista em Planejamento educacional e currículo. Divorciada, mãe de um filho, avó de um neto, ela segue a vida inspirando mulheres.

Confira a entrevista:

Para você como é ser MULHER e assumir um papel de DESTAQUE na sociedade?

Ser Mulher Pública na contemporaneidade é bem mais difícil ainda, pois temos vários afazeres assumindo vários papeis dentro de certa coerência, por outro lado é bastante gratificante justo porque estamos contribuindo para o bem estar das pessoas, especialmente outras mulheres, isso traz muito prazer e a cada passo muitas alegrias.

Você enfrentou discriminação de gênero durante sua carreira profissional?

Claro que sim, às vezes muito sútil e camuflado como se apresenta todo tipo de preconceito. Outras formas muito agressivas, pelo fato de está em defesa das mulheres com orientação sexual diferente da minha convencional.

Quais aspectos da sua vida pessoal ou / e profissional foram afetados por algum tipo de discriminação ou violência?

Enquanto pertencente a uma categoria mulher, sim, porque devido à dificuldade de nós mulheres ocuparmos os espaço de poder, pessoalmente não. A violência simbólica e o racismo agem de forma bastante sútil de modo que é difícil destacar um fato determinante, mas, sim um emanherado de ações e fatos que alteraram os objetivos da minha vida profissional e pessoal isso de forma indissociável.

Você reconhece que a unidade entre mulheres pode melhorar a vida das pessoas de um modo geral?

Sem dúvidas a união das mulheres pode melhorar o bem estar de homens e mulheres, principalmente as mulheres feministas que lutam por direitos a igualdade e contra um estado de opressão de injustiça.

Como é para você liderar outras mulheres?

Bem difícil, porém bastante gratificante, pois o sucesso da liderança implica em avanços sucessivos, e nem sempre isso é possível

Como foi começar sua história como Gestora Pública?

Foi um desafio muito grande, mas sempre estive ao lado de muitas pessoas que me ajudaram; tais como: mulheres feministas companheiras de luta, o movimento social de Lauro de Freitas e o respeito da prefeita Moema Gramacho que remaram o barco junto comigo.

Como você percebe a realidade política do município de Lauro de Freitas hoje?

Muito complexa, o cenário nacional é assustador, e a população de um modo geral não compreende o que se passa, encontramos muitas posturas na linha é dando que se recebe, um individualismo muito grande, portanto existe a necessidade das pessoas analisarem a situação e se reconhecerem como cidadãos de fato.

Nos fale um pouco sobre os projetos específicos desenvolvidos durante sua jornada como gestora pública:

As políticas foram implementadas seguindo dois grandes eixos ligadas a coordenação executiva da secretária. EIXO 1 No departamento de promoção da igualdade de gênero – DPIG.
A política de combate às desigualdades incorporou vários projetos, buscando inserir elementos de mudança nos padrões de comportamentos e mentalidades, tais como:

A) Construindo a economia financeira das mulheres Quilombolas da QUINGOMA, através de dois projetos; Beneficiamento de frutas in natura, Beneficiamento da mandioca, atingindo inicialmente 30 mulheres, e posteriormente mais 30 mulheres, as quais recebiam bolsa auxílio, fardamento e cozinha exigidos por lei.
B) Apoio a construção da autonomia financeira das mulheres beneficiarias da bolsa família, envolvendo 120 mulheres; Grupos de projetos de tapetes marroquinos e de Tear.
Projeto panos e planos, com retalhos na produção de bolsas e bonecas, projetos de Serigrafia, realizado no SESU. Nesses e outros projetos, incluía oficina de gestão cooperativa e oficina de igualdade de gênero e relações interpessoais.
Projeto de Artes – Em uma coordenação de Artes com a Professora Lúcia Ornelas, construindo quadros com materiais residuais de casa, bem como cartões orgânicos (cartões de visita), com a técnica de reciclagem, vela artesanal, pufs de garrafa PET, reforma de móveis com a técnica pátina, cestarias e abajus com papel jornal.
Também foi promovido o curso de pintura de parede de casas, em parceria com a Iquine, salientando que todos esses cursos promovidos pela secretária da Mulher, foram determinantes na decoração de casas populares, secretária e do Centro de Referência. Além disso, inúmeras capacitações de professores em parceria como o NEIN e alfabetização de mulheres ciganas em parceria com a Secretária do Estado e como o SESI.
Além de seminários e cursos para as baianas de acarajé (higiene, decoração e profissionalização), todos os cursos tranversalizados pela questão de raça e classe.
A maioria deles teve a parceria com organizações de mulheres; Amiga, Mopen, Grupos de Mulheres do CAIC, Associação do jardim Talismã, Associação de Vida Nova e Grupo de Mulheres Lésbicas, que se organizaram durante a nossa Gestão.
Criamos o Conselho da Mulher com representação da sociedade civil e das Secretárias Municipais.
A participação da Secretária no Projeto “Mulher e Democracia – 2005 / 2008”,foi de grande importância para lutar pela sub-representação da Mulher na Política e nos espaços de poder, envolvendo os principais Estados do Nordeste.

EIXO 2 – Departamento de Combate a Violência Contra as Mulheres

Seu principal projeto foi à criação do Centro de Referência Lelia Gonzalez.
Criamos vários cursos para combate a violência, cursos para militares da delegacia e comunidade em geral, Promovemos vigília nos bairros, curso de capacitação para todos os funcionários da Secretária, cursos dirigidos a usuários do Centro de Referência, turismo sexual, mesa redonda de violência as, seminários sobre: Casa/abrigo, criação de uma sala especial na delegacia do centro, para atendimento as mulheres, uma vez que não conseguimos instalar uma delegacia especializada. Criou-se uma rede de atendimento e apoio as mulheres em situação de Violência, envolvendo conselhos, secretárias e delegacias 23ª e 27ª e outros equipamentos.

Deixe aqui um conselho de vida para outras mulheres:

Dizem que “Se Conselho fosse bom ninguém dava e sim vendia”, mas eu acho que a velocidade do tempo hoje, nos empoe muita agilidade, deveremos estruturar uma política para mulheres de formação dentro de um eixo central, políticas sistêmicas que mecham em todos os campos; educação, saúde, segurança, emprego, renda e outras. Pra início de conversa as mulheres não vivem só os homens precisam está envolvidos nesse objetivo.

Em quais aspectos você considera ter alcançado sucesso pleno em sua vida?

Sucesso pleno é muito difícil alcançar, e essa incompletude que nos impulsiona em atingir muitos patamares, é a falta que gera o desejo que nos empurra para completar e por ai se vai formados vários planos.

Nos fale um pouco sobre a sua rotina de vida:

A minha rotina é cansativa para a fase da minha vida, mas eu costumo dizer: que a parte que me cabe neste latifúndio.
– Trabalho – Resolvo não muito bem todos os problemas de dona de casa, leio de tudo um pouco, vejo as notícias, procuro me distrair, música, teatro, cinema – viajo (cada vez menos) durmo pouco, cerca de 5 horas por dia. Adoro estar com meus amigos e familiares e grande parte da família.

Está filiada a algum partido político, desde quando?

Sim, o único partido que tive coragem de me filiar há mais de 25 anos logo após a sua fundação foi o PT, simpatizei antes com MDB namorei com o PC do B e ainda hoje acho que o PT é melhor partido de todos os tempos que o País já teve, os seus princípios são democráticos e humanistas embora exista muitos defeitos em suas práticas.

Como foi a sua experiência a frente da SPM de Lauro de Freitas? Bastante enriquecedora, aprendi muito. Bastante envolvida com os projetos quase visceral desde pequenos projetos de formação até os projetos práticos: pintura de Silk Scrin, pintura de bordados , bolsas, confecção de papel artesanal, aproveitamento de papel madeiras, casca de alimentos, pó de cupim e outros.

Assista o documentário produzido pela REDE SEMPRE com TEREZINHA BARROS, no link abaixo:

https://youtu.be/D4QNNSqZxVE

 

Contatos:

Email: [email protected]
WhatsApp: (71) 9 9179-9557
facebook: Terezinha Barros

CULTURA

Neojibá realiza oficina no WCD 2024 e celebra os 2 anos do núcleo em Lauro de Freitas

Published

on

By

“Lugar da plateia é no palco”. Essa foi a frase dita pelo maestro Alexandre Guimarães, coordenador do Núcleo de Práticas Musicais (NPM) do Neojibá Lauro de Freitas, que marcou presença no segundo dia do World Creativity Day (WCD 2024). A oficina musical com o tema “Inovação e Tradição em foco”, teve uma apresentação interativa com a participação ativa da plateia, na manhã deste sábado (20).

“A gente quer trazer o público para dentro da orquestra. É muito mais uma oficina de quebra de fronteira, do que é público, o que é artista. Porque no Neojibá a gente fala muito sobre isso, que lugar de plateia é no palco. E muito mais que uma apresentação é trazer o público para dentro do que é nossas atividades, nosso dia a dia, além do funcionamento das nossas orquestras e dos nossos corais. Então a gente buscou uma atividade que a gente não procurou colocar fronteira”, completou o Maestro.

O empresário e morador de Lauro de Freitas, Vasco Augusto, parabenizou a experiência proporcionada pela oficina. “Está sendo muito legal, nós trouxemos nosso filho aqui para poder conhecer, e ele está adorando a experiência”, frisou.

2 anos x desenvolvimento social

Durante a oficina, o NPM aproveitou para celebrar, junto com o público, os dois anos em Lauro de Freitas, completados no próximo dia 23, como explicou Alexandre. “Nesse contexto da celebração dos nossos dois anos do NPM em Lauro de Freitas, a gente recebeu esse convite da prefeitura para participar do WCD, então a gente aproveitou para fazer um momento de celebração junto com as famílias dos integrantes, junto ao público em geral”.

Nesse período cerca de 300 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, já foram beneficiados diretamente pelo projeto, que gera um impacto para as crianças de desenvolvimento social com disciplina e conhecimento, como destacou o coordenador. “O impacto para as crianças é estar em um projeto de desenvolvimento social fazendo uma prática muito saudável, onde se traz a disciplina para o dia a dia, em que se traz o conhecimento não só musical. Tem o conhecimento social e histórico e, para além disso, tem um impacto para a comunidade, porque Lauro de Freitas pode dizer que tem sua orquestra e seus corpos estáveis, e terá sempre”, concluiu.

Ana Cláudia Miranda, pedagoga e mãe de um dos integrantes da orquestra contou como o NPM impactou na vida de seu filho. “Meu filho está aqui no núcleo desde que começou e a música é muito boa como terapia, para ajudar nas habilidades psicomotoras,  para ajudar no intelectual da criança. A música é uma terapia, tanto para a criança quanto para o adulto. Fora o orgulho imenso que tenho dele, cada vez mais ele vem melhorando. Que esse projeto continue, e cresça cada vez mais para dar oportunidade para incluir ainda mais crianças”.

Para Taciano Passos, violinista de 12 anos, a música melhorou sua qualidade de vida. “Quando eu não conhecia muito bem a música, eu tinha muita ansiedade, minha mão suava muito. Eu ficava com raiva muito fácil, por causa até dos jogos. Aí depois que conheci o Neojibá, que eu conheci a música, comecei a me controlar”, contou.

O WCD 2024 segue até este domingo (21), com mais de 50 atividades para todos os públicos, distribuídas em diversos espaços da cidade. Para se inscrever gratuitamente e conferir a programação completa, basta acessar o site oficial do World Creativity Day (https://worldcreativityday.com/brazil/lauro-defreitas/activities).

Texto – Yandra Barros

Foto –  Andressa Oliveira

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Continue Reading

BELEZA

Mulheres assistidas pelo Cras Cajazeiras XIII participam de oficina gratuita de automaquiagem

Published

on

By

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS

As mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social de Cajazeiras XIII participaram, na manhã desta sexta-feira (19), de uma Oficina de Automaquiagem. A iniciativa faz parte das ações do programa Agente de Empreendedorismo, do Parque Social.

Na ocasião, foram ensinadas técnicas que ajudam a realçar pontos fortes da beleza do rosto, através da autoaplicação de cosméticos. Além da aula de maquiagem, as participantes também receberam orientações sobre como empreender no ramo da beleza.

Moradora de Cajazeiras V, a dona de casa Rosana dos Santos, de 46 anos, revelou profunda emoção com a iniciativa. “É a primeira vez que faço uma maquiagem na minha vida. Como eu não tenho condições financeiras, além de dedicar meu tempo para cuidar dos meus três filhos especiais, ainda cuidar da casa e trabalhar, essas coisas ficam perdidas. Eu estou encantada com tudo que vi aqui e, principalmente, me sentindo muito bonita, outra mulher”, contou.

A palestrante e empreendedora Simone Pinto classificou a maquiagem como uma ferramenta de resgate da autoestima feminina. “É importante expandir esse conhecimento e acesso para outras mulheres, para que elas possam entender que podem ter sua autoestima resgatada através do autocuidado e da maquiagem. Muitas mulheres ficam inibidas durante o curso, mas quando elas passam uma base ou usam um batom conseguimos perceber o brilho nos olhos e o poder transformador que a maquiagem possui”, explicou.

Durante a apresentação, Simone lembrou ainda da própria trajetória profissional e como empreender abriu novas portas e perspectivas de vida. “Eu era secretária, mas me via muito insatisfeita, principalmente por não ter tempo para minha família. Então saí do conforto de ter um emprego fixo para empreender e não foi nada fácil. Hoje trabalho com a venda de produtos de beleza e, dessa forma, eu consegui mudar de vida e mudar também a vida de muitas outras mulheres”, finalizou.

Agente de Empreendedorismo – O Programa Agente de Empreendedorismo é uma iniciativa de estímulo à cultura empreendedora nas comunidades de Salvador. A tecnologia para o desenvolvimento do programa foi concebida pelo Parque Social, que também é responsável pela cogestão, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), com uma proposta de atuação diferenciada e inovadora.

O Agente de Empreendedorismo é formado por parceiros que atuam de forma integrada, constituindo uma rede forte de estímulo ao empreendedorismo nas diversas comunidades da capital baiana, buscando sempre o apoio de outros colaboradores que possam contribuir para o fortalecimento e o êxito das ações.

Continue Reading

CULTURA

Com apoio da Prefeitura, atleta de Stand Up Paddle de Salvador conquista bronze no Ultimate Paddle Brasil

Published

on

By

Fotos: Divulgação

Fabrício Rodrigues, atleta do Stand Up Paddle (Sup) de Salvador, se destacou nas águas de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, ao garantir a medalha de bronze na prova Sprint do Ultimate Paddle Brasil, primeira etapa do Circuito Brasileiro de Sup Race. Beneficiado com o projeto de Ajuda de Custo concedido pela Prefeitura de Salvador, Fabrício conseguiu bancar as despesas de viagem e hospedagem para participar da competição.

Fabrício enfrentou um desafio de dois dias de competições. No sábado (13), ele encarou uma prova técnica, exigindo movimento corporal e velocidade em um circuito com boias. Mais tarde, na seletiva para o Mundial de Sup Race Sprint, demonstrou sua agilidade, garantindo o terceiro lugar. No domingo, ele iniciou a prova de longa distância, totalizando 10 quilômetros. Foi uma prova que exigiu muita atenção devido às condições adversas do dia, o que tornou o desafio ainda mais árduo. Mesmo assim, o atleta conseguiu completar a prova e permanecer entre os oito melhores atletas do país.

Fabrício expressou sua gratidão à Prefeitura de Salvador e à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) por viabilizarem a sua participação neste evento. Ele ressaltou a importância da etapa que integra o Circuito Brasileiro de Sup Race, que também serve de seletiva para o Mundial. “Agradeço por tornarem possível a minha participação neste evento. Esta etapa é fundamental como seletiva para o Mundial e para outros eventos importantes”, afirmou o atleta.

“Apoiar os atletas de Salvador, assim como Fabrício, é uma prioridade para a gestão municipal. Estamos orgulhosos de ver o sucesso dos nossos esportistas em competições de alto nível, levando o nome da capital baiana ao pódio. A Prefeitura de Salvador já concedeu aproximadamente 150 benefícios de Ajuda de Custo, permitindo que esses atletas participem de eventos importantes. Isso evidencia nosso compromisso com o investimento no esporte como ferramenta de transformação”, afirmou o titular da Sempre, Júnior Magalhães.

A Ajuda de Custo é um benefício criado pela gestão municipal destinado a cobrir as despesas de atletas amadores e profissionais que representam o município de Salvador em competições de alcance nacional e até internacional.

Para solicitar a Ajuda de Custo, é necessário realizar inscrição exclusivamente através do site  https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/buscar/q=ajuda, com antecedência de no mínimo 60 (sessenta) dias corridos à data da competição objeto do benefício.

Continue Reading

Cultura