DESTAQUE
DÉBORA SANTANA, Enfermeira – Mulher em Destaque SEMPRE
A Mulher em Destaque da nossa coluna de hoje é a enfermeira Débora Santos de Santana, que hoje estaria realizando um culto de ações de graças, no Hospital Roberto Santos, onde é uma das diretoras, porém em função da Pandémia foi cancelado.
Debora é uma mulher resiliente, que aos 43, viúva, mãe de 03 filhos é Destaque na sociedade soteropolitana, por sua fibra e capacidade de doar se as pessoas mais necessitadas. Usando a hasteg #vemcomela, Debóra está realmente, trazendo para seus projetos sociais centenas de mulheres voluntárias, que atendem initeruptamente, todos os sábados do ano, pessoas necessitadas dos bairros mais fragilizados de Salvador. Levando atendimento na aréa da saúde, com dezenas de médicos voluntários, o Projeto Saúde e Cidania vem, há mais de 10 anos, levando dignidade ao povo, assegurando direitos básicos da população.
Natural de Olindina, cristã da Igreja Assembléia de Deus desde sua infância, Debóra iniciou sua vida como voluntária social aos 12 anos de idade nas ações promovidas pela igreja, onde os pais eram pastores.
Ela que sempre fui líder da sala de aula, na escola, ajuda na construção de igrejas e cuidava de pessoas necessitadas, já naquela época.
” Tenho 3 filhos abençoados.
Quando meu esposo faleceu eu grávida de 7 meses, o pilar de minha sustentação foi minha família”
Para você como é ser MULHER e assumir um papel de DESTAQUE na sociedade?
Não é fácil pois vivemos ainda bum mundo machista onde não enxergam a força da mulher
Voce enfrentou discriminação de genero durante sua carreira profissional?
Não tanto, pois sempre me posicionei como mulher que sabe o que quer
Quais aspectos da sua vida pessoal ou/e profissional foram afetados por algum tipo de discriminação ou violência?
Certa vez ouvi de uma empresa que oferecia uma vaga de enfermeira: “ só estamos com vaga pra homem pois mulher menstrua, tem filhos e tem tpm”.
Você reconhece que a unidade entre mulheres pode melhorar a vida das pessoas de um modo geral?
Claro, precisamos ser mas unidas, precisamos uma defender a outra. Só quem
Entende a mulher é outra mulher
Como é para você liderar outras mulheres?
Amo. Me identifico muito. A alma feminina é algo que precisa ser entendido e abraçado. Muitas mulheres sofrendo de depressão por não ter um ombro amigo e eu me coloco como esse papel de cuidar de quem cuida
Como foi começar sua historia como gestora pública?
No início tive um pouco de receio mas como Deus fala precisamos ter coragem e ousadia. E hoje me considero uma gestora que sabe entender o outro.
Como você percebe a realidade politica do país hoje?
Difícil, ainda para as mulheres precisamos nos posicionar mais e ter consciência que mulher ajuda outra mulher, que não podemos nos boicotar precisamos nos apoiar.
Nos fale sobre sua experiência como mãe?
Ser mãe a dádiva de Deus. Como toda mãe que trabalha e, é pai e mãe, às vezes estraga o filho um pouco. Mas graças a Deus que vi a tempo de consertar e hoje tenho uma
Família lida.
Você é uma mulher de muita fé e principios religiosos, como você percebe o papel da mulher no contexto religioso nós dias de hoje?
Hoje percebemos pastoras, bispas e apostotolas em cargos antes ocupados por homens . E só quem ganha e o reino
Quais os planos para o futuro?
Nossa, muitos… amo fazer missão e quero criar o Centro de Missões
Gosto de cuidar de gente e quero aumentar as duas sedes do Instituto Sáude e Cidadania para atender melhor a população carente da cidade do Salvador
Nos fale um pouco sobre os projetos especificos, desenvolvidos durante sua jornada como gestora pública:
Passei por alguns setores no hospital Roberto.Santis, e sempre deixei um legado por onde estive:
Aumento de produtividade
Organização de fluxo
Educação continuada
Valorização profissional
Deixe aqui um conselho de vida para outras mulheres?
Que elas nunca desistam dos seus sonhos e se pararam de sonhar, que se permitam a voltar a sonhar, pois a vida não acabou. Somos mulheres guerreiras e vencedoras
Em quais aspectos você considera ter alcançado sucesso pleno em sua vida?
Em ser mãe
Nos fale um pouco sobre sua rotina de vida?
Hospital
Reunião
Escola da filha
Professora na faculdade
Igrejas
Palestras
Eu sou muito ativa, e ultimamente, diante da atual realidadedo Brasil eu tenho me preocupado em instruir as pessoas em como se previnir contra o #CORONAVIRUS. Para mim, informar as pessoas, principalmente as mais carentes é de fato, o mais importante a ser feito nesse momrnto. Estou publicando videos informativos nas minhas redes sociais, orientando por telefone a lideres religiosos, e vou iniciar uma série de lives com o objetivo de continuar a cuidar das pessoas nesse momentode calamidade que atravessamos.
Você tem se envolvido muito com questões sociais e politicas aqui no município de Salvador, Você tem planos de ser vereadora?
Sim. Estou pré candidata me colocando à disposição da comunidade. Eu tenho um historico de vida na politica social e cotidiana da cidade. Tenho trabalhado a favor do povo, de forma voluntária há mais de 20 anos. Me sinto preparada para assumir um cargo público, e quero a cada dia fazer mais pelas pessoas. Eu nao vim a Terra para passear, tenho consciência do meu chamado.
Deixe aqui seus contatos:
Debora_santana55
Assista o documentário que a REDE SEMPRE TV produziu com a enfermeira e gestora da saúde Debóra Santana, fundadora do Projeto Saúde e Cidadania: