Connect with us

CIDADES

Em Lauro de Freitas, estudantes vão a campo e aprendem sobre educação ambiental no Dia Mundial da Água

Published

on

O aprendizado sobre educação ambiental para os estudantes da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, foi diferente. Em uma aula de campo, com roteiro em pontos da região central de Lauro de Freitas, o professor Antônio Cláudio Sampaio estimulou nos alunos a prática da preservação dos recursos hídricos e a busca pela sustentabilidade.

Para refletir sobre a importância da água na sobrevivência humana, os estudantes percorreram trechos do Rio Ipitanga, um dos principais de Lauro de Freitas, na Avenida Beira Rio. Durante a aula guiada foi possível aprender sobre a formação do rio, que nasce no município de Simões Filho e deságua no Rio Joanes, em Buraquinho, e a função das matas ciliares, um tipo de vegetação que conserva o ambiente ao redor de rios e canais de drenagem.

Fotos: Lucas Lins

Atenta a todas as instruções do professor, Samira Aisha Arnautte, 11 anos, anotou todas as informações no caderno. “Eu gosto de aulas assim porque desenvolve o aprendizado fora da sala. Antes de chegarmos aqui no rio, fizemos uma parada no Pé de Oití, lá na praça do Centro, onde o professor explicou a origem da árvore e que a partir dela a cidade também foi sendo formada, as casas foram sendo construídas”, contou Samira.

A breve aula sobre a história de Lauro de Freitas, citada pela aluna, foi necessária para que toda a turma compreendesse a relação da sociedade com os recursos hídricos. Atualmente, o município passa por obras de macrodrenagem em quase 14 quilômetros de extensão dos rios Ipitanga e Joanes, e seus afluentes, e segundo o professor Cláudio, a grande intervenção no rio é uma consequência da expansão da cidade.

“A aula prática desperta nos alunos a consciência ambiental. E dentro do crescimento da cidade, com as obras estruturantes, é também preciso pautar a preservação dos rios e a consciência da presença da água no nosso cotidiano. Os jovens, como futuros profissionais, precisam se formar com a consciência de sustentabilidade desse recurso natural que é o nosso maior bem”, explicou o professor Cláudio.

Além de aprender ao ar livre, a aula de campo ainda trouxe um sentimento de nostalgia para o estudante Lucas Levi Siqueira, 11 anos. Ele relata que estava com saudade da escola e das atividades externas. “Esses dois anos em casa por causa da pandemia não foi bom. A gente não tinha isso de sair com os colegas, e aprender assim é bem melhor”, destacou o aluno.

Jornalista: Laerte Santana

22/03/2022

www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

CIDADES

Chuvas em Salvador devem persistir até o final de abril

Published

on

By

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

O avanço de uma frente fria sobre o Oceano Atlântico e um sistema de baixa pressão favoreceram significativos acumulados de chuva em todas as áreas de Salvador nestes sábado (20) e domingo (21), que devem persistir ao longo do restante do mês de abril.

As seguintes localidades tiveram os maiores acumulados de chuva: Praia do Flamengo – Parque das Dunas, com registros de 52,2 mm; San Martin com 41,0 mm; Capelinha – Vila Picasso com 40,6 mm; Uruguai 39,6 mm; São Gonçalo 38,8 mm; Bom Juá 38,2 mm; e Cabula – 19BC 38,0 mm.

De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), nos próximos dias o tempo em Salvador continuará com variação de nebulosidade, acompanhada por chuvas moderadas. Não se descarta a possibilidade de chuvas fortes.

“Até o momento já registramos cerca de 600 mm de acumulados de chuva neste mês de abril, superando a média histórica para todo o mês, que é de 284,9mm, sendo que já ultrapassamos os recordes. É importante que todos estejam atentos. O solo continua encharcado; as nossas equipes de engenheiros, arquitetos e geólogos estão em campo, realizando vistorias, e nossa equipe do Cemadec está atenta”, ressaltou o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.

Ainda segundo ele, “todos precisamos fazer a nossa parte: em caso de risco, se afaste imediatamente do local, disque 199 e aguarde a presença de um de nossos técnicos para que seja realizada a vistoria e para que, acima de tudo, vidas sejam preservadas”.

Ocorrências – As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins

Plantão – A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

A Codesal também emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

Continue Reading

CIDADES

PAUTA: Prefeitura entrega USF da Polêmica nesta segunda-feira (22)

Published

on

By

A Prefeitura de Salvador entrega nesta segunda-feira (22), a partir das 9h, a Unidade de Saúde da Família (USF) da Polêmica. A entrega, com a participação do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita e secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, acontece na Rua da Igreja, 18-8, no Parque Bela Vista. O equipamento de saúde vai permitir à capital baiana ampliar ainda mais a cobertura de atenção básica.

Localização: https://goo.gl/maps/1bwRcCMA62TNec5e7

Continue Reading

CIDADES

Bruno Reis participa da abertura do Connected Smart Cities nesta quinta (18) no Centro de Convenções

Published

on

By

O prefeito Bruno Reis participa nesta quinta-feira (18), a partir das 9h, no Centro de Convenções de Salvador, da abertura da edição do Nordeste do Connected Smart Cities, maior e mais importante evento de conexões e negócios de Cidades Inteligentes do país. O evento terá 28 horas de conteúdo em seis palcos simultâneos, contando com 18 painéis e mais de 100 palestrantes, entre eles o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

O Connected Smart Cities vai abordar temas cruciais para o avanço das cidades nordestinas, como Cidades Prósperas, Cidades Empreendedoras, Cidades Participativas e Engajadas, Urbanismo Sustentável, Cidades Conectadas, Cidades Resilientes e Inclusivas, Mobilidade Ativa, Data Analytics, Tendências e Conectividade e Integração. Os participantes terão acesso a rodadas de negócios, workstations e uma exposição com as soluções e tecnologias mais inovadoras para a região.

Para participar do evento, profissionais de imprensa devem se credenciar por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/csc-regional-nordeste/2302949?token=5bed514260023723be4a8f8d9d1e63b9

Continue Reading

Cultura