Blog
Governo do Estado firma contrato com Banco do Nordeste para implantar e ampliar sistemas de esgotamento sanitário em municípios baianos
O Governo do Estado firmou, nesta quinta-feira (3), em Salvador, um contrato de financiamento com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) que garante a ampliação e implantação de sistemas de esgotamento sanitário em Amargosa, Ribeira do Pombal e Senhor do Bonfim. O ato de assinatura contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Moraes, e do diretor financeiro e de crédito do BNB, Wanger Rocha, além de prefeitos e autoridades dos municípios beneficiados. Com um investimento total de aproximadamente R$ 437 milhões — dos quais R$ 349,4 milhões serão financiados pelo BNB.
Em Amargosa, será implantado um sistema de esgotamento sanitário com recursos da ordem de cerca de R$ 179 milhões. Já em Ribeira do Pombal, o valor destinado à implantação do sistema é de R$ 157,2 milhões. Em Senhor do Bonfim, as obras correspondem à segunda fase da ampliação do sistema já existente, com investimento estimado em R$ 101 milhões.
Durante o evento, realizado no Parque da Bolandeira, na sede da Embasa, o governador destacou a importância do investimento para população do interior. “Três municípios importantes que não contam praticamente com nenhum esgotamento sanitário. E com isso estamos tratando de um investimento estruturante, que vai transformar a realidade de milhares de famílias, gerar emprego, bem-estar das pessoas e levar água de qualidade para a população”, afirmou Jerônimo.
As obras, que serão iniciadas ainda em 2025, estão alinhadas com as metas do novo marco legal do saneamento básico, que prevê a universalização dos serviços até 2033. As obras serão executadas após o cumprimento das condicionantes legais e ambientais, com cronograma de licitação e ordem de serviço previsto para ser concluído ainda em 2025.
Segundo Wanger Rocha, “a missão do Banco do Nordeste é tratar do desenvolvimento econômico e social da região. Essa é uma obra importantíssima e o Banco do Nordeste se sente honrado em participar. Este financiamento reafirma o papel do BNB como agente de transformação social, especialmente nas regiões onde há maior necessidade de investimentos em saneamento”, disse.
“Vai ficar na história de Ribeira do Pombal. Uma obra de mais de 90% que vai trazer mais qualidade de vida e saúde para o nosso município”, declarou o prefeito, Eriksson Silva. Já o prefeito de Senhor do Bonfim, Laercio Júnior, destacou que “mais de R$50 mi foram investidos na nossa primeira etapa e essa segunda etapa que será ampliada, nos traz muita alegria. Obrigada a Embasa e ao governador por mais esse investimento”.
