Connect with us

CULTURA

HOJE: Lançamento do Livro Acamara de Aramaca

Published

on

Advogado e fotógrafo baiano apresenta olhar inédito sobre a Costa do Dendê

Lançamento do livro acontece em Nilo Peçanha e Valença, com distribuição gratuita

Um resgate das tradições da Costa do Dendê, que traz em livro, fotos e audiovisual, o olhar inédito do advogado e fotógrafo baiano Francisco Marques Magalhães Neto, conhecido como Aramaca. Esse personagem da vida real empresta suas lentes e lembranças pessoais para registrar, em imagens, as transformações pelas quais a região passou ao longo dos anos no livro Acamara de Aramaca. O projeto será lançado nas cidades de Nilo Peçanha (dia 10) e Valença (dia 11), em evento aberto ao público e com distribuição gratuita da publicação.

Aramaca é o alter ego de Francisco Marques Magalhães Neto, advogado que há anos figura na lista dos mais respeitados do país conforme levantamento da revista Análise Advocacia 500. Natural de Salvador, onde hoje reside, ele passou a maior parte de sua infância e adolescência em Valença e arredores. A fotografia não era mais que um passatempo amador até que, perto do fim da década de 1990, Magalhães Neto começou a experimentar com a fotografia digital e a desenvolver uma linguagem fotográfica própria. As imagens que capturou já foram expostas em galerias e adornam pontos de referência em Salvador.

Fruto de imersões que somaram quase três meses de jornadas por toda a microrregião da Costa do Dendê, Acamara de Aramaca é uma realização da produtora Barro de Chão, que tem projetos semelhantes ligados à capoeira Angola, à Restinga do Litoral Norte da Bahia e a outros recortes da cultura e biodiversidade brasileiras. Além de extensa pesquisa bibliográfica, foram feitas mais de 90 entrevistas com moradores locais, acadêmicos, empresários, pescadores, marisqueiras, agricultores e demais atores da “vida no Dendê”.

Advertisement

Sobre o projeto a Acamara de Aramaca – Acamara de Aramaca compreende livro e exposição, todos integrados a vídeos que podem ser acessados por meio da tecnologia de realidade aumentada (QR Code). A distribuição do livro é gratuita, mas setorizada – feita apenas nos eventos promovidos pela produtora Barro de Chão. Os vídeos também estão disponíveis no YouTube. A publicação foi realizada com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, MMC & Zarif, Conecta e Lacerta Ambiental. A distribuição será feita em escolas públicas, bibliotecas, universidades, pesquisadores e público em geral.

Sobre Aramaca – Francisco Marques Magalhães Neto é advogado, sócio-fundador do escritório MMC&Zarif, o maior em advocacia empresarial das regiões Norte e Nordeste. “Aramaca é o nome que assumo quando saio para fotografar”, diz. Sobre o retorno à região onde passou boa parte de seus anos de formação, ele diz: “Voltar à Costa do Dendê foi uma experiência muito diferente de quando eu vivi ali ou ia veranear. É o berço da minha criação, é um caldeirão cultural e também um caldeirão de intelectualidades. Mas esse retorno teve um componente especial: permitiu reunir amigos, familiares, comunidade, velhos conhecidos e novos amigos, todos em um projeto sério, de sustentabilidade”.

Serviço
O que: Lançamento do livro Acamara de Aramaca (com exposição fotográfica permanente no Centro Cultural Zambiapunga, em Nilo Peçanha/Bahia);
Quando e onde: Terça-feira (10 de março), às 14 horas, na Câmara Municipal de Nilo Peçanha; e Quarta-feira (11 de março), às 19 horas, na Câmara Municipal de Valença;
Site oficial: www.aramaca.com.br

Instagram: www.instagram.com/aramacaphoto;
Entrada gratuita!

Clube Press – Assessoria de Comunicação
Assessoria de Imprensa: Marcos Paulo Sales (Jornalista DRT/BA 2246)
Contatos: (71) 99135-5465 (WhatsApp)
E-mail: [email protected]

Advertisement
Continue Reading
Advertisement