Mais de 40% dos exames realizados em ação da Prefeitura de Lauro de Freitas testam positivo para Covid-19 neste sábado (29)

Durante ação para testagem da população realizada em Lauro de Freitas neste sábado (29), nos bairros de Vilas do Atlântico e Miragem, 41% do público testado para Covid-19, teve resultado positivo para a doença. Ao todo foram realizados 461 testes, 191 deles foram diagnosticados com a Covid-19. A ação é parte do trabalho realizado pela administração municipal para diminuir a proliferação do vírus no município.

 

De acordo com o médico Rafael de Oliveira Trocoli Neto, que durante a ação orientou a população acerca da doença, destacou a importância da testagem. “Com uma ação como esta a gente consegue ter uma ideia da amostragem, de quantas pessoas neste momento estão positivando, o que nos permite adotar medidas de saúde pública mais eficazes, além de orientar essas pessoas a se isolarem, usarem máscara e não se exporem sem necessidade”, declarou o profissional.

Dona Emília Rabelo Santana, de 80 anos, foi uma das pessoas que testou positivo para a doença neste sábado, mas encarou com tranquilidade o resultado, graças à vacina. “Estou praticamente isolada desde 2020, comecei a ter alguns sintomas fracos nos últimos seis dias e hoje resolvi fazer o teste e deu positivo, mas estou tranquila porque já tomei as três doses, e se vier a quarta eu tô pronta para tomar. Há seis meses eu perdi um filho de 49 anos para a Covid-19, sei o que é a dor de perder alguém,” lamentou.

Ainda segundo o médico Rafael de Oliveira, a maior dúvida dos pacientes durante a testagem foi sobre como devem proceder as pessoas que tiveram contato com alguém que testou positivo. O teste, nestes casos, só precisa ser feito se houver muitos sintomas, do contrário, o contactante deve se isolar por cinco dias, protocolo estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAB).

O estudante Tiago Gabriel, de 14 anos, preferiu fazer o teste mesmo sem apresentar sintomas. “Minha mãe está com Covid-19, mas já tomou três doses da vacina e está com poucos sintomas. Não tenho nenhum sintoma e minha mãe continua isolada, mas vim fazer o teste para garantir que eu não peguei. Tomei a 2ª dose em janeiro, tô mais tranquilo, por mim e por ela. O meu teste deu negativo, mas mesmo assim vou continuar mantendo todos os cuidados,” declarou Tiago, enquanto comemorava o resultado ao lado do avô, que também testou negativo.

Jornalista: Rodrigo Castro
Fotos: Natanael Kiss
29/01/2022
————————————-
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação