Connect with us

DESTAQUE

ROSE ROZENDO – MULHER EM DESTAQUE SEMPRE

Published

on

A Mulher em Destaque deste sábado é Rose Rozendo de 44 anos, natural de Taperóa – BA,
casada. Bacharel em Contabilidade, MBA em Gestão Pública, Especialista em Pericia Judicial e Extrajuducial com Docência, Professonal & Self Coaching, Leader Coach e Analista Comportamental


Rose Rozendo tem uma historia de conquistas em busca do conhecimento e, sempre com o foco de melhorar a vida das pessoas ao seu redor.
Iniciou suas atividade como empreendedora aos 11 anos de idade, comercializando produtos da fazenda da família na Feira Livre da Cidade de Taperoá.
Aos 16 anos veio para Salvador estudar, técnico em contabilidade, porque não queria ser professora, o único curso que havia na cidade era magistério.
Filha mais velha dos agricultores Raimundo Rozendo e Maria Jose Nascimento, cresceu entre as atividades escolares e na fazenda, na colheta de cravo, guaraná e cacau. Mas, sempre encontrava um momento para tomar banho no rio de vovó Manuel, com os irmãos e as primas, era um momento mágico de muita diversão.


Casada com o psicólogo Josevado Cruz, com quem teve uma filha Emily Rozendo, construiu uma família baseada no companheirismo, amam viajar, conhecer lugares novos e também tocam juntos os negócios da família.

Confira a entrevista:

Para você como é ser MULHER e assumir um papel de DESTAQUE na sociedade?

Adoro ser a mulher que me tornei, busco colocar o meu conhecimento e trabalho a disposiçao do empoderamento e autonômia econômica de outras mulheres. Atuei como chefe de gabinete da Superintendência de Políticas para as Mulheres de Salvador(SPM), fui gestora do Fundo Municipal de Inclusão Educacional de Mulheres Afodescendentes(FIEMA), Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Uninassau Salvador, Integrante da Comissão de Mulheres Contabilista, do Grupo Mulheres do Brasil e do Grupo de Mulheres Empresárias da Câmara da Mulher Empresária da FECOMERCIO.
Para mim, ser MULHER e assumir um papel de DESTAQUE na sociedade é muita responsabilidade. É criar oportunidades para ajudar a outras mulheres e jovens a assumir seu protagonismo, está sempre disposta a lutar por espaços de poder político e econômico, direitos, enfrentando o racismo, o sexismo, o machismo, o feminicídio e a violência contra as mulheres em todos os aspectos.

Você enfrentou discriminação de gênero durante sua carreira profissional?

Sim, de gênero e racial, pois não é fácil ser mulher em uma sociedade patriarcal, e mais difícil que ser mulher é ser mulher negra que tem que enfrentar o sexismo e o racismo junto. Precisamos mostra duplamente que somos capazes de sermos profissionais competentes.

Quais aspectos da sua vida pessoal ou/e profissional foram afetados por algum tipo de discriminação ou violência?

Quando eu assumi a chefia de gabinete da SPM, eu e a gestora na época Monica Kalile sofremos muita discriminação por sermos duas mulheres negras assumindo uma estância de “poder” na cidade. Foram varias cartas de repudio, publicadas em jornal da época. Mais não nos abatemos e fizemos uma excelente gestão.

Você reconhece que a unidade entre mulheres pode melhorar a vida das pessoas de um modo geral?

Sim, sem dúvida, quando nos unimos em prol de um projeto, ação social ou educacional, coisas fabulosas acontecem, nós somos muito criativas e intuitivas, e isso nos torna capaz de realizar grandes coisa juntas.

Como é para você liderar outras mulheres?

Gosto muito de trabalhar com mulheres e para mulheres, sempre estou rodeada de mulheres como parceiras e isso é magnífico.

Como foi começar sua historia como empresária?

Como falei, meu primeiro empreendimento foi ao 11 anos, e empresa registrada foi em 2006, um escritório de contabilidade o A3C Assessoria Contábil para o Terceiro Setor, Empreendimentos Coletivos. Alem de ser Sócia Fundadora da Cooperativa Arte e Gênero, onde recebi o prêmio do SEBRAE Mulher Empreendedora. Atualmente minha empresa se chama Rozendo Desenvolvimento Humano, com as experiências profissionais adquiridas nos onze anos atuando na área contábil, como consultoria empresarial, em gestão publica e privada e, na área acadêmica como professora e coordenadora de cursos de graduação e pós graduação.


A partir da minha formação em Professional & Self Coaching, Analista Comportamental e Leader Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) em 2019, fiz uma reestruturação no escritório de contabilidade, na marca e objetivos de atuação e, passamos a atuar no desenvolvimento humano de pessoas e empresas, com foco em resultados, utilizando ferramentas de coaching, PNL e contabilidade gerencial para potencializar os avanços dos coachee (clientes). A partir do nicho de desenvolvimento humano, a empresa amplia sua atuação para os setores de: contabilidade coaching, educação com cursos presenciais e a distância, palestras e treinamento, cursos para o cuidado com a mente, ofertando atendimento psicoterapêutico também.
Nossa missão é cuidar do corpo, da mente, das finanças e desenvolver a pessoa física e jurídica, para melhorarem seus resultados na área pessoal e profissional.

Como você percebe a realidade politica do país hoje?

Preocupante no que se refere a garantia de direitos das mulheres e oportunidades de investimento no empreendedorismo feminino. Bem como, na participação das mulheres na política, ainda temos uma política comandada por machos e para machos.

Como foi para você assumir uma nova carreira como Professoal & Sel Coach e Leader Coach?

Foi a realização de um sonho, sempre quis fazer essa formação, e ao fazer descobri que eu era coach, só não tinha as certificações internacionais que o curso em proporcionou.

Mas agora, com mais conhecimento técnico para ajudar pessoas, como disse anteriormente fiz uma reestruturação no escritório de contabilidade, na marca e objetivos de atuação e passamos a focar no desenvolvimento humano de pessoas e de empresas, com foco no resultados desejado utilizando ferramentas de coaching, PNL e contabilidade gerencial para potencializar os resultados dos coachee (clientes). Dada ao nicho de desenvolvimento humano a empresa amplia sua atuação para os setores de: contabilidade coaching, educação com cursos presenciais e a distância, palestras e treinamentos, e cursos de cuidado com a mente, ofertando atendimento psicoterapêutico.

Nos fale sobre sua experiência como mãe?

É uma benção, tenho uma pedra preciosa como filha. Emily Rozendo é minha amiga, companheira e agora quase colega de profissão, ela escolheu fazer ciências contábeis e já esta me ajudando do escritório. Temos uma relação maravilhosa pautada no respeito, admiração e muito amor.

Você é uma mulher de muita fé e principios religiosos, como você percebe o papel da mulher no contexto religioso nós dias de hoje?

Sou espiritualista, com princípios pautados nas leis universais, somos essência do Criador. A fé e nossa bússola para o reencontro com o Pai Maior, as religiões são importante para religar o homem a Deus, mais quando despertamos para o conhecimento espiritual percebemos que podemos nos conectar com Deus em qualquer lugar, com ou sem religião, desde que busquemos o autoconhecimento da alma, a conexão diária com nossa essência divina, quabdo direcionamos nossa vida para as leis universais. Quem anda na lei é protegido por Ele. Sejamos Luz Universal e Amor no mundo.

Quais os planos para o futuro?

Consolidar a Rozendo Desenvolvimento Humano como uma das mais reconhecidas empresas de desenvolvimento pessoal e profissional do norte nordeste em 5 anos.

Nos fale um pouco sobre os projetos especificos, desenvolvidos durante sua jornada como professora universitaria, contadora e Professonal & Self Coach?

Consolidar o Método DELAS e torná-lo um poderoso instrumento de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
E o Contabilidade Coaching no maior método de gerenciamento com objetivo de subsidiar empresas a aumentarem suas vantagens competitivas para um crescimento sustentável.
Atualmente coordeno a pós graduação de Consultoria Fiscal e Tributária da Uninassau Salvador e estamos com inscrições abertas para a 5ª turma.
A implantação do Instituto de Educação Rozendo Educa – R-Educar na cidade de Taperoá.

Deixe aqui um conselho de vida para outras mulheres?

Nunca deixe de sonhar, acredite na sua intuição, na sua força interior e você conseguirá realizar todos os seus sonhos. Nunca permita que os outros decidam sua vida. Nâo de ao outro a respinsabilidade de fazer você feliz, seja você mesma a sua felicidade, traga outros pessoas para completar a sua felicidade, mas, nunca para ser a razão da sua felicidade.

Em quais aspectos você considera ter alcançado sucesso pleno em sua vida?

Primeiro quero conceituar sucesso para mim, pois sucesso é algo pessoal. Sucesso é está realizada pessoal e profissionalmente, sendo inspiração na vida de seus familiares, amigos e admiradores. É poder auxiliar no desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual da humanidade, deixando um legado na sociedade. Por tanto, eu me considero uma mulher de sucesso em todos os aspectos da minha vida, e vivo uma vida plena, prospera e abundante como eu mereço.

Deixe aqui seus contatos:
Instagram: @roserozendocoach
Whatsapp: 7199278 7379
Youtube: Seu canal Rose Rozendo

CIDADES

Bruno Reis participa da abertura do Connected Smart Cities nesta quinta (18) no Centro de Convenções

Published

on

By

O prefeito Bruno Reis participa nesta quinta-feira (18), a partir das 9h, no Centro de Convenções de Salvador, da abertura da edição do Nordeste do Connected Smart Cities, maior e mais importante evento de conexões e negócios de Cidades Inteligentes do país. O evento terá 28 horas de conteúdo em seis palcos simultâneos, contando com 18 painéis e mais de 100 palestrantes, entre eles o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

O Connected Smart Cities vai abordar temas cruciais para o avanço das cidades nordestinas, como Cidades Prósperas, Cidades Empreendedoras, Cidades Participativas e Engajadas, Urbanismo Sustentável, Cidades Conectadas, Cidades Resilientes e Inclusivas, Mobilidade Ativa, Data Analytics, Tendências e Conectividade e Integração. Os participantes terão acesso a rodadas de negócios, workstations e uma exposição com as soluções e tecnologias mais inovadoras para a região.

Para participar do evento, profissionais de imprensa devem se credenciar por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/csc-regional-nordeste/2302949?token=5bed514260023723be4a8f8d9d1e63b9

Continue Reading

DESTAQUE

Hospital Municipal de Salvador conquista selo Green Kitchen pelo terceiro ano consecutivo

Published

on

By

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS

Pelo terceiro ano consecutivo, o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Municipal de Salvador (HMS), gerido pela Santa Casa da Bahia, mantém o conceito inovador de cozinha sustentável por meio do Programa Green Kitchen. A certificação reafirma o compromisso da instituição com a segurança alimentar e nutricional das refeições servidas aos pacientes e colaboradores e, ao mesmo tempo, a promoção de práticas ambientais responsáveis.

A certificação é uma iniciativa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente, que alcança desde o uso de equipamentos sustentáveis até a escolha de alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos. O diretor geral do HMS, Gustavo Mettig, ressalta que a unidade, em seis anos de funcionamento, tem demonstrado cuidado para um atendimento humanizado com segurança e qualidade. Sendo assim, a certificação reforça os esforços positivos em prol dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Green Kitchen certifica ações ligadas à sustentabilidade ambiental e de alimentação saudável nas cozinhas profissionais e serviços de nutrição hospitalar no país. O coordenador de Sustentabilidade Ambiental, Fernando Andrade de Lira, conta que o HMS reforçou o compromisso com a sustentabilidade no ambiente hospitalar. “É um hospital que alia alimentação de qualidade e práticas sustentáveis aos pacientes e colaboradores”, pontua.

“Este selo é o reconhecimento de um intenso trabalho de cuidado integral junto aos nossos pacientes. Contamos, para tanto, com todo apoio e comprometimento de profissionais qualificados, sempre atentos às inovações e práticas sustentáveis, ajudando a obtermos sempre padrões de excelência na prestação dos nossos serviços”, assinala a vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos.

Itens de sustentabilidade – O programa Green Kitchen também avalia a utilização de alimentos naturais, produtos de limpeza biodegradáveis e sem elementos tóxicos em sua composição, adequação do ambiente de preparo dos alimentos, realização de treinamento e capacitação das equipes profissionais e a relação respeitosa do serviço com clientes, equipe de trabalho, fornecedores e a comunidade.

A responsável pelo Serviço de Nutrição do HMS, Sandra Tavares, lembra que o selo evidencia as boas práticas voltadas à sustentabilidade no segmento da nutrição. “O Green Kitchen certifica a seleção dos alimentos, a garantia que usamos temperos naturais, o cuidado e ausência de ultraprocessados, então garantimos maior valor nutricional e o processo de controle de qualidade”, relata.

Sandra conta que, no HMS, as refeições são produzidas da forma mais natural possível, com uso de alimentos orgânicos, usando azeite de oliva ou óleo de girassol, ovo orgânico e mel orgânico. Além disso, os sucos são da polpa da fruta, e há um cuidado em relação à segregação do resíduo produzido na cozinha, destinando o material reciclado para cooperativas, evitando o descarte indevido e protegendo o meio ambiente. A fritura não é utilizada no cardápio, seja para pacientes ou colaboradores, e é feito o uso de panelas de inox para dietas especiais da pediatria.

“Desde quando eu assumi, quando veio a proposta do serviço de se submeter ao projeto, eu fiquei muito feliz em saber que já era da nossa rotina as boas práticas de sustentabilidade. O selo veio só para certificar, garantindo uma qualidade nutricional às dietas a partir da seleção dos alimentos”, completa a nutricionista.

Continue Reading

CIDADES

Governador anuncia obras de pavimentação e educação para o município de Paratinga

Published

on

By

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou na tarde desta quarta-feira (14), obras de pavimentação e educação para o município de Paratinga, no Oeste da Bahia. As assinaturas aconteceram no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador, e contou com a presença de secretários estaduais e representantes políticos da região.

Na área de infraestrutura, o anúncio da licitação para a pavimentação da BA-160, com acesso ao distrito de Águas do Paulista, conhecido por suas águas termais, foi o momento mais esperado. A obra, que será realizada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), terá 16,7 quilômetros de extensão e um investimento de R$ 17,3 milhões de reais.

“Uma agenda importante, um asfalto para uma região turística, que vai beneficiar os moradores e àqueles que vão visitar Bom Jesus da Lapa e precisa passar pela região. Estamos garantindo aqui, o turismo rural e a geração de renda local”, declarou Jerônimo Rodrigues.

Ainda foram anunciadas mais três obras importantes. A primeira compreende o início da implantação de cinco quilômetros de ciclofaixa, desde a nova rodoviária até o acesso à Bom Jesus da Lapa, que vai trazer mais segurança para pedestres e estudantes da Escola Estadual Evandro Brandão. A autorização para iniciar o processo licitatório para a pavimentação asfáltica no Distrito de Volta da Serra e a assinatura do convênio para a construção de uma escola novinha, com oito salas, para o distrito quilombola de Canabrava, também fizeram parte dos atos do encontro.

O prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro Carvalho, comemorou as entregas para o município que vão beneficiar 30 mil habitantes. “Não é só Paratinga que ganha, mas o estado como um todo. Vamos colocar o distrito de Paulista como roteiro turístico para a Bahia e trazer mais inclusão e modernidade para os nossos alunos”, afirmou.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA

Continue Reading

Cultura