Connect with us

CIDADES

Rui participa da formatura de 917 novos soldados baianos

Published

on

Em solenidade realizada nesta segunda-feira (9), na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) formou 257 novos soldados do curso de formação da PM. Outros 660 foram graduados de forma simultânea em outras cidades do interior do estado, totalizando em 917 novos policiais.

O governador Rui Costa acompanhou, na capital, a formação do grupo, que integra o Plano de Promoção e Progressão do Governo do Estado para acelerar as ascensões dos militares, possibilitando que conquistem patentes mais altas ainda durante a ativa.

“No estado são 917 novos policiais formados. Ainda neste mês, outros 1.700 entram em treinamento, portanto, até o final do ano, nós teremos 2.600 novos policiais nas ruas. E hoje, autorizei a Secretaria de Administração a realizar um novo concurso, ainda este ano, com mais duas mil vagas”, detalhou o governador.

Para a soldada Bruna Paes, integrar as forças de segurança pública é a realização de um sonho. “Depois de mais de dez meses de dedicação e empenho, é uma sensação maravilhosa. Poder servir à população é um sonho que sempre tive e que a partir de agora vou poder realizar”.

Motivo de felicidade também para as famílias. Mãe de um dos formandos, a dona de casa, Elilze Soares, acompanhou de perto o empenho necessário para a conclusão do curso. “Meu filho diversas vezes pensou em desistir, mas se manteve firme e hoje está aqui se formando nessa profissão linda de servir e proteger”.

Homenagem

A cerimônia contou com uma homenagem ao sargento José Roberto Cardoso Silva, patrono da turma falecido em 2021, através da viúva e de dois dos três filhos que seguiram os caminhos do pai e são alunos formandos. Durante a trajetória profissional, o sargento Cardoso serviu em diversas unidades e exerceu, entre outras funções, dentre elas a função de comandante da guarda do Quartel do Comando Geral (QCG).

Repórter: Tácio Santos
Fotos: Joa Souza/GOVBA

CIDADES

Com público total de 700 mil pessoas, Micareta de Feira 2024 termina sem registro de crime grave

Published

on

By

Ações do Governo do Estado no carnaval fora de época de Feira de Santana levaram diversidade cultural, segurança e serviços essenciais para os foliões

Durante a Micareta de Feira 2024, o Governo da Bahia realizou uma série de ações para garantir segurança, saúde e direitos humanos a feirenses e visitantes que aproveitaram os quatro dias oficiais de folia. Nenhum crime contra a vida foi registrado e houve queda de 34% nos roubos e furtos até o final da festa, na madrugada desta segunda-feira (22). As lesões corporais graves apresentaram diminuição de 100%.

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) contabilizou público total de 700 mil foliões e localizou três foragidos da Justiça, sendo um homem com mandado expedido por homicídio e dois por não pagamento de pensão alimentícia. Mais três pessoas foram presas em flagrantes na folia.

Outro resultado importante é que 373 objetos perfurocortantes foram retidos pelas equipes policiais, nos oito Portais de Abordagem. A SSP-BA atuou com esquema especial na festa. Cerca de 9,5 mil policiais e bombeiros desempenharam ações preventivas, de inteligência e resgate. Equipes especializadas, ostensivas e investigativas monitoraram a área da festa e seus arredores com apoio de cães farejadores, viaturas de duas e quatro rodas, além de aeronaves.

Saúde

A Secretaria estadual da Saúde (Sesab) realizou 3.969 testes para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Foram computados 75 resultados positivos: oito para HIV; duas para hepatite B; três para hepatite C; e 62 para Sífilis, com 18 pessoas sendo encaminhadas para o início do tratamento com aplicação de benzetacil. Tantos estes pacientes quanto os demais foram acolhidos e receberam orientações do encaminhamento para unidades de saúde para iniciarem ou continuarem o tratamento.

Foram distribuídos 507.600 preservativos femininos e masculinos nas ruas e em postos fixos. A Sesab registrou 18 ocorrências de atendimentos de saúde em hospitais e unidades de pronto atendimento estaduais. Destas, 11 foram encaminhadas para a Unidade Estadual de Pronto Atendimento (UPA), seis para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), e uma para o Hospital Estadual da Criança (HEC). Durante a festa, as unidades que fazem parte da rede estadual de saúde funcionaram em esquema especial, com 470 plantões, número 104% superior a 2023.

Cultura

No campo das atrações, o Governo do Estado investiu mais de R$ 2 milhões em 60 atrações que desfilaram em trios independentes. Foram quase 100 horas de música, dança, performance e muita ancestralidade na Micareta de Feira 2024, através da Secretaria de Cultura (Secult-BA).

O Palco Alternativo funcionou como espaço destinado aos artistas locais, que puderam participar como protagonistas da festa. Já, com o Programa Ouro Negro, o investimento aconteceu em blocos de matrizes africanas, como Malê, Filhos de Gandhy e Banda Didá. Eles realizaram bonitos desfiles pelo circuito Maneca Ferreira, com muitas cores vibrantes e reverência à ancestralidade nas ruas.

Política para as Mulheres

A Secretaria estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) realizou campanhas de sensibilização no circuito da folia, com distribuição de ventarolas, tatuagens, panfletos, fitas, praguinhas, visando à prevenção e combate de qualquer tipo de violência. O Projeto das Unidades Móveis de Atendimento acolheu vítimas de violências e articulou atendimentos especializados no âmbito da saúde, da justiça, da rede de proteção nos casos de violência doméstica, importunação sexual e violências sexuais. Durante toda a micareta de Feira de Santana, foram registrados um crime de violência doméstica, um de injúria e 11 orientações sobre importunação sexual.

A SPM-BA também realizou uma ação no bloco de grande concentração masculina “Lá vem elas”, onde foram distribuídas pulseiras com a frase “Oxe, eu respeito às mulheres”. A iniciativa aconteceu em parceria com os administradores do bloco de 35 anos de tradição no município de Feira de Santana.

A campanha da proibição da pistola d’água resultou na apreensão de um objeto pela Polícia Militar e nenhum incidente foi registrado no bloco “Lá vem elas” e no circuito da micareta. O aplicativo de georreferenciamento para serviços da SPM também foi acionado.

Igualdade Racial e Assistência Social

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) esteve presente na Micareta de Feira através do Centro de Referência e Combate a Intolerância Religiosa Nelson Mandela, em articulação com a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. Foram cinco dias de atividades, com distribuição de 25 mil ventarolas e 8 mil adesivos. Houve adesão dos foliões e foliãs e autoridades, inclusive nos blocos beneficiados pelo Edital Ouro Negro.

Dois casos de racismo foram registrados na quinta-feira (18). Eles estão sendo acompanhadas pelo Centro de Referência Nelson Mandela e pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) realizou um total de 7,3 mil abordagens, atendimentos em redução de danos e ações de proteção social na Micareta de Feira de Santana. Os números são reflexos da atuação do programa Corra Pro Abraço, voltado às pessoas em vulnerabilidade, a exemplo da população em situação de rua, também totalizando as iniciativas destinadas ao enfrentamento à violação de Direitos de Crianças e Adolescentes.

Ainda no contexto do Corra Pro Abraço, as abordagens resultaram na entrega de 12,7 mil insumos de redução de riscos, a exemplo de água mineral, preservativos masculino e feminino, kits de higiene pessoal, além de materiais informativos. Já no campo da Assistência Social, a campanha Proteja Bahia levou aos foliões a mensagem do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e ao trabalho infantil, com entrega de 2,4 mil itens educativos e de incentivo às denúncias.

Plantão dos Direitos Humanos

O Plantão Integrado dos Direitos Humanos, que reuniu órgãos federais, estaduais – como a SJDH – municipais, sociedade civil, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com a participação de 106 profissionais envolvidos diretamente, registrou 1.228 ocorrências, entre vulnerabilidade, risco social, violações de direitos, crimes, adolescente em suposto ato infracional e acolhimento. Foram identificados, ainda, 51 casos de violação, dos quais, em 57%, as vítimas eram crianças e adolescentes.

Destacam-se, também, 16 casos notificados de trabalho infantojuvenil, 15 casos de vulnerabilidade de crianças acompanhando seus pais trabalhando nos circuitos da festa; e 22 casos de dificuldades de acessibilidade para o público com deficiência nos circuitos da festa. Foram realizadas 425 ações de prevenção, com abordagens sociais identificados no circuito, bem como milhares de foliões abordados nas ações de sensibilização.

 

Texto: Lina Magalí/GOVBA

Continue Reading

CIDADES

Chuvas em Salvador devem persistir até o final de abril

Published

on

By

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

O avanço de uma frente fria sobre o Oceano Atlântico e um sistema de baixa pressão favoreceram significativos acumulados de chuva em todas as áreas de Salvador nestes sábado (20) e domingo (21), que devem persistir ao longo do restante do mês de abril.

As seguintes localidades tiveram os maiores acumulados de chuva: Praia do Flamengo – Parque das Dunas, com registros de 52,2 mm; San Martin com 41,0 mm; Capelinha – Vila Picasso com 40,6 mm; Uruguai 39,6 mm; São Gonçalo 38,8 mm; Bom Juá 38,2 mm; e Cabula – 19BC 38,0 mm.

De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), nos próximos dias o tempo em Salvador continuará com variação de nebulosidade, acompanhada por chuvas moderadas. Não se descarta a possibilidade de chuvas fortes.

“Até o momento já registramos cerca de 600 mm de acumulados de chuva neste mês de abril, superando a média histórica para todo o mês, que é de 284,9mm, sendo que já ultrapassamos os recordes. É importante que todos estejam atentos. O solo continua encharcado; as nossas equipes de engenheiros, arquitetos e geólogos estão em campo, realizando vistorias, e nossa equipe do Cemadec está atenta”, ressaltou o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.

Ainda segundo ele, “todos precisamos fazer a nossa parte: em caso de risco, se afaste imediatamente do local, disque 199 e aguarde a presença de um de nossos técnicos para que seja realizada a vistoria e para que, acima de tudo, vidas sejam preservadas”.

Ocorrências – As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins

Plantão – A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

A Codesal também emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

Continue Reading

CIDADES

PAUTA: Prefeitura entrega USF da Polêmica nesta segunda-feira (22)

Published

on

By

A Prefeitura de Salvador entrega nesta segunda-feira (22), a partir das 9h, a Unidade de Saúde da Família (USF) da Polêmica. A entrega, com a participação do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita e secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, acontece na Rua da Igreja, 18-8, no Parque Bela Vista. O equipamento de saúde vai permitir à capital baiana ampliar ainda mais a cobertura de atenção básica.

Localização: https://goo.gl/maps/1bwRcCMA62TNec5e7

Continue Reading

Cultura