FAMILIA
SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA POR DRA. PRISCILA MORAES
O distanciamento social, consequência da pandemia, alterou todo o funcionamento da nossa sociedade, impactando diretamente no nosso dia a dia, não somente no trabalho como na nossa vida pessoal, dentro de casa.
Todos já sabem que a quarentena tem sido um momento de reclusão para este período de pandemia, mas e os prejuízos que isso pode causar para nossa saúde mental?
A saúde mental em tempos de pandemia é uma preocupação constante. Foram documentados em todo o mundo aumento de ansiedade, depressão, estresse.
Segundo pesquisas os medos mais comuns são o medo da morte ou de ficar gravemente doente, de contaminar os outros ou das repercussões econômicas envolvidas. A adoção de uma série de novos hábitos e medidas pode também contribuir para a intensificação dessa situação.
Os quadros associados são ansiedade (incluindo pânico e ansiedade generalizada), depressão, angústia, comportamentos obsessivos, acumulação, paranoia, reações de evitação, sensação de desesperança, ideação suicida e atos consumados de suicídio. Procure um profissional qualificado, falar é a melhor solução sempre.