CIDADES
Univerão é divulgada em praias de Lauro de Freitas e Salvador
Quem foi as praias de Ipitanga, Vilas do Atlântico, Buraquinho e Praia do Flamengo esse final de semana foi surpreendido por uma equipe de agentes da Univerão, que levaram aos banhistas a informação que durante as ferias também e tempo de aprender. Foram distribuídos panfletos com informações sobre os mais de 100 cursos gratuitos oferecidos pelo projeto pioneiro da cidade de Lauro de Freitas.
Considerando o território de Lauro de Freitas como um espaço para a construção de uma Cidade Educadora, a Universidade de Verão – UNIVERÃO traz uma proposta pedagógica que focaliza a experiência acadêmico-científica e lúdico-cultural, pretendendo, assim ampliar o acesso ao conhecimento em suas diversas abordagens e diferentes temáticas de interesse local e global.
Em sua primeira edição, a Univerão tem como tema: “Conexões Democráticas para uma Cidade Educadora”. O projeto visa desenvolver a construção do saber nas dimensões cientifico-populares diretamente ligadas aos aspectos históricos, sociais, culturais, geográficos, econômicos e esportivos.
A Univerão acontecerá de 15 a 21 de janeiro de 2018, movimentando diversos pontos da cidade, como a orla, o centro e todos os bairros.
Estão programados cursos, palestras, oficinas, feiras, performances, atividades esportivas, shows e muito mais. A Univerão é destinada para estudantes, professores, trabalhadores, cidadãos laurofreitenses e todos os interessados do território brasileiro e do exterior, que poderão desfrutar de uma cidade caracterizada pelo turismo étnico-cultural, marcada pelo o samba de roda, os ternos de reis, a cultura dos quilombolas, a capoeira e diversas manifestações de matriz africana.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
A Universidade de Verão é uma iniciativa da Prefeitura de Lauro de Freitas, idealizada pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED e realizada de forma transversal por todas as secretarias do município de Lauro de Freitas, contando com a parceria de Instituições de Ensino Superior e do Governo do Estado da Bahia.
Parceiros: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Universidade Estadual Santa Cruz – UESC, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Instituto Federal Baiano – IF Baiano, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFBA , Fundação Hansen Bahia, Fundação Pedro Calmon – FPC, Sudesb, Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia – SPM, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Secult, Centro Pan-americano de Judô – CPJ.