VACINAÇÃO DE IDOSOS SEM FILAS EM LF

Com um terço no pescoço, a aposentada Maria Oliveira de Freitas, 84 anos, recebeu a vacina da Covid-19 na manhã desta sexta-feira (26) no drive thru localizado próximo a Escola 2 de Julho, na Itinga, em Lauro de Freitas.

Somando quase um ano de saídas restritas, limitadas somente ao essencial, aguardava o momento com ansiedade. “Me sinto uma vitoriosa, uma heroína na minha vida. Foi a coisa que eu mais pedi a Deus”, compartilha, com a voz carregada de emoção.
Dona Maria, foi uma dos 120 idosos que receberam a primeira dose do imunizante hoje nos três pontos de vacinação montados para a ação. Além dos idosos com idades superior a 84 anos, profissionais de saúde da rede pública e privada também fazem parte do público alvo da vacinação nesta etapa, e estão sendo imunizados nos locais de trabalho.

A aposentada Almira Batista, de 86 anos, elogiou a agilidade das equipes e disse que ser imunizada é motivo de comemoração. “Hoje eu vim arrumada para festa, coloquei até um perfume especial”, afirmou. Ela faz planos de que assim que receber a segunda dose, irá passar alguns dias em Ilhéus, para rever a família e voltar para o curso de inglês e de informática. Orgulhosa pelo sistema de saúde público de Lauro de Freitas. “Sempre confiei demais no serviço de saúde pública, e uso toda vez que preciso”, contou.
O secretário de Saúde do município, Augusto Cesar Pereira, teve um motivo a mais para comemorar o sucesso da vacinação em Lauro de Freitas. Nesta sexta-feira ele acompanhou o pai, Hildebrando do Nascimento, conhecido como Seu Maninho. Com 84 anos e muita vitalidade, Seu Maninho estava feliz enquanto aguardava sua vez de receber a imunização na Escola 2 de Julho. “Estamos fazendo todos os esforços para atender esse público especial, que está na prioridade do plano de vacinação”, destacou o secretário.
Fim de Semana
As equipes estarão a postos neste final de semana para dar sequência a imunização. Neste sábado (27) será a vez dos idosos com 83 anos . E domingo (28) os com idade igual ou superior a 82 anos receberão a proteção.
O secretário Augusto César acredita que o fim de semana de imunização seja intenso. “Final de semana tem a facilidade dos filhos ou cuidadores desses idosos estarem em casa. Tem maior facilidade de trazê-los para vacinar”, disse.
Locais de vacinação
No sábado e domingo, a vacinação acontecerá das 8h às 14h. Para receber a primeira dose da vacina, os idosos devem comparecer a um dos três drives thru montados pela Prefeitura, no Colégio Pedro Paranhos, em Portão; na Quadra da Escola 2 de julho, próximo a UPA de Itinga, ou no Ginásio de Esportes do Aracuí – Rua dos Vereadores, Centro. É necessário apresentar documento de identidade com foto Os profissionais de saúde serão vacinados em seu posto de trabalho.

Jornalista Giovanna Reyner
Foto Natanael Kiss
ASCOM/PMLF
26/02/2021
www.laurodefreitas.ba.gov.br