Connect with us

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO EM LAURO DE FREITAS

Published

on

A SEMED através do Depto da Ed Infantil e a Equipe de Projetos Especiais com a participação da Rede de proteção à criança e adolescente, através das profissionais,  Dina Moreira diretoria da educação infantil, Rebeca Matos coordenadora da Rede de proteção à criança e adolescente na Educação e Antônia Geny coordenadora de projetos especiais realizaram ao longo desta sexta feira, 24 de agosto, uma serie de palestras durante o seminário de formação de auxiliares de classe de turmas da EDUCAÇÃO INFANTIL no município de Lauro de Freitas, com as palestrantes Prof. Débora Cruz e Prof. Luane Rodopiano.

O projeto que terá 10 encontros até o final de setembro contempla um dos compromissos do Plano Plurianual da SEMED/LF que visa a promoção e a formação de professores, técnicos e auxiliares da rede de educação do município com coordenação de Cristina Kavalkievicz da Educação Básica no Município

A população de Lauro de Freitas, mais uma vez contemplada com a seriedade dos profissionais que fazem a educação no município, através da gestão do professor Paulo Gabriel, secretário de educação.

Continue Reading

CULTURA

Governo da Bahia nomeia 657 educadores e amplia avanços na aprendizagem da rede estadual

Published

on

By

Escolas da rede estadual de ensino da capital e do interior da Bahia vão ganhar um grande reforço. Durante ato solene no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a nomeação, na tarde desta segunda-feira (22), de 549 professores e 108 coordenadores pedagógicos, dos quais, duas coordenadoras são indígenas. Todos os nomeados foram aprovados no concurso público regido pelo edital Saeb 03/2022, publicado em 01/08/2022.

De etnia Pankararé, da aldeia do município de Glória, Leidizu Rodrigues, não escondeu a emoção ao ser recebida pelo governador. “É um momento incrível, muito importante, muito emocionante. Nós estamos aqui representando toda a classe de professores indígenas da Bahia, que tanto lutou por essa carreira. Estamos aqui tentando fazer história e mostrar que a educação escolar indígena tem potencial, é diferenciada”.

O governador pontuou que a nomeação reafirma o compromisso do Governo do Estado, em valorizar o magistério e garantir uma educação pública de qualidade. “Constantemente estamos entregando escolas, obras físicas e ofertado ensino em tempo integral. Sabemos a importância de ter uma estrutura física, mas se não tiver o sujeito estratégico, como os professores, não fazemos a diferença. Então hoje aqui, estamos entregando quase 700 profissionais, inclusive da educação indígena. Um momento como este só fortalece a nossa responsabilidade com a educação pública de qualidade no nosso estado”, enfatizou Jerônimo Rodrigues.

Amanda Fraga dos Santos vai ocupar uma vaga em Salvador e estava ansiosa para compor o quadro de profissionais da rede estadual. “Me preparei muito para esse concurso. Um professor nunca para de estudar, estamos sempre nos atualizando. Foi a terceira vez que fiz a seleção e consegui. Vou ensinar matemática e estou muito animada para começar”, contou.

A lista dos 657 educadores será publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23) e poderá ser consultada também no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou no Portal RH Bahia (rhbahia.ba.gov.br). Os profissionais estarão presentes em escolas dos 27 territórios de identidade, compondo e ampliando a capacidade de atendimento aos estudantes. Embora tenham sido ofertadas 2.113 vagas, o governo do Estado já convocou 2.326 professores e coordenadores pedagógicos.

Após a nomeação, os candidatos nomeados para o Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26 / Salvador deverão comparecer à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, situada na Av. Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB, 1º andar, sala 117. Já os candidatos aprovados para o interior do estado deverão comparecer nas sedes NTEs. Eles deverão estar munidos da documentação pessoal com foto em até 30 dias, contados da data da publicação do ato de nomeação no órgão oficial.

Curso de formação

Após a nomeação, os 144 novos servidores estaduais de Salvador e Feira de Santana participam do curso de formação para educadores, com aulas presenciais nesta terça e quarta-feira (23 e 24), no IAT. Para os demais ingressantes, ocorrerá conforme cronograma dos Núcleos Territoriais.

O objetivo é contribuir para a formação dos educadores nomeados, a fim de apoiar no desenvolvimento profissional, com vista à melhoria em diversos aspectos no exercício do magistério no serviço público, como explicou a secretária da Educação em exercício, Rowenna Brito.

“Ter professores efetivos na rede tem uma relevância de fortalecer a aprendizagem, o vínculo dos estudantes com esses profissionais, o pertencimento também dos profissionais com as suas unidades escolares. Os professores ficarão dois dias em formação, para que eles conheçam a rede, os programas, projetos e as ações estratégicas da Secretaria. A nossa perspectiva é de que na próxima segunda-feira (29), eles já estejam trabalhando nas unidades escolares”, disse a titular da pasta.

Ações de valorização do magistério

Às vésperas do Dia dos Povos Indígenas, o governador Jerônimo Rodrigues entregou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê a modernização da carreira dos professores originários, com a regulamentação da progressão por níveis de carreira e equiparação salarial ao piso nacional. A previsão é de que a votação aconteça ainda esta semana.

Outra medida de valorização dos educadores aconteceu no final do mês de março, quando a Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, no Diário Oficial (DOE), a lista classificatória para a Progressão Funcional por Avanço Vertical (PFAV) de 527 educadores, sendo 480 professores e 47 coordenadores pedagógicos. Isso significará a mudança do padrão na carreira e maiores vantagens financeiras para os educadores, decorrentes da conclusão de cursos em nível de pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA

Continue Reading

CULTURA

Neojibá realiza oficina no WCD 2024 e celebra os 2 anos do núcleo em Lauro de Freitas

Published

on

By

“Lugar da plateia é no palco”. Essa foi a frase dita pelo maestro Alexandre Guimarães, coordenador do Núcleo de Práticas Musicais (NPM) do Neojibá Lauro de Freitas, que marcou presença no segundo dia do World Creativity Day (WCD 2024). A oficina musical com o tema “Inovação e Tradição em foco”, teve uma apresentação interativa com a participação ativa da plateia, na manhã deste sábado (20).

“A gente quer trazer o público para dentro da orquestra. É muito mais uma oficina de quebra de fronteira, do que é público, o que é artista. Porque no Neojibá a gente fala muito sobre isso, que lugar de plateia é no palco. E muito mais que uma apresentação é trazer o público para dentro do que é nossas atividades, nosso dia a dia, além do funcionamento das nossas orquestras e dos nossos corais. Então a gente buscou uma atividade que a gente não procurou colocar fronteira”, completou o Maestro.

O empresário e morador de Lauro de Freitas, Vasco Augusto, parabenizou a experiência proporcionada pela oficina. “Está sendo muito legal, nós trouxemos nosso filho aqui para poder conhecer, e ele está adorando a experiência”, frisou.

2 anos x desenvolvimento social

Durante a oficina, o NPM aproveitou para celebrar, junto com o público, os dois anos em Lauro de Freitas, completados no próximo dia 23, como explicou Alexandre. “Nesse contexto da celebração dos nossos dois anos do NPM em Lauro de Freitas, a gente recebeu esse convite da prefeitura para participar do WCD, então a gente aproveitou para fazer um momento de celebração junto com as famílias dos integrantes, junto ao público em geral”.

Nesse período cerca de 300 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, já foram beneficiados diretamente pelo projeto, que gera um impacto para as crianças de desenvolvimento social com disciplina e conhecimento, como destacou o coordenador. “O impacto para as crianças é estar em um projeto de desenvolvimento social fazendo uma prática muito saudável, onde se traz a disciplina para o dia a dia, em que se traz o conhecimento não só musical. Tem o conhecimento social e histórico e, para além disso, tem um impacto para a comunidade, porque Lauro de Freitas pode dizer que tem sua orquestra e seus corpos estáveis, e terá sempre”, concluiu.

Ana Cláudia Miranda, pedagoga e mãe de um dos integrantes da orquestra contou como o NPM impactou na vida de seu filho. “Meu filho está aqui no núcleo desde que começou e a música é muito boa como terapia, para ajudar nas habilidades psicomotoras,  para ajudar no intelectual da criança. A música é uma terapia, tanto para a criança quanto para o adulto. Fora o orgulho imenso que tenho dele, cada vez mais ele vem melhorando. Que esse projeto continue, e cresça cada vez mais para dar oportunidade para incluir ainda mais crianças”.

Para Taciano Passos, violinista de 12 anos, a música melhorou sua qualidade de vida. “Quando eu não conhecia muito bem a música, eu tinha muita ansiedade, minha mão suava muito. Eu ficava com raiva muito fácil, por causa até dos jogos. Aí depois que conheci o Neojibá, que eu conheci a música, comecei a me controlar”, contou.

O WCD 2024 segue até este domingo (21), com mais de 50 atividades para todos os públicos, distribuídas em diversos espaços da cidade. Para se inscrever gratuitamente e conferir a programação completa, basta acessar o site oficial do World Creativity Day (https://worldcreativityday.com/brazil/lauro-defreitas/activities).

Texto – Yandra Barros

Foto –  Andressa Oliveira

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Continue Reading

CIDADES

Governador anuncia obras de pavimentação e educação para o município de Paratinga

Published

on

By

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou na tarde desta quarta-feira (14), obras de pavimentação e educação para o município de Paratinga, no Oeste da Bahia. As assinaturas aconteceram no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador, e contou com a presença de secretários estaduais e representantes políticos da região.

Na área de infraestrutura, o anúncio da licitação para a pavimentação da BA-160, com acesso ao distrito de Águas do Paulista, conhecido por suas águas termais, foi o momento mais esperado. A obra, que será realizada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), terá 16,7 quilômetros de extensão e um investimento de R$ 17,3 milhões de reais.

“Uma agenda importante, um asfalto para uma região turística, que vai beneficiar os moradores e àqueles que vão visitar Bom Jesus da Lapa e precisa passar pela região. Estamos garantindo aqui, o turismo rural e a geração de renda local”, declarou Jerônimo Rodrigues.

Ainda foram anunciadas mais três obras importantes. A primeira compreende o início da implantação de cinco quilômetros de ciclofaixa, desde a nova rodoviária até o acesso à Bom Jesus da Lapa, que vai trazer mais segurança para pedestres e estudantes da Escola Estadual Evandro Brandão. A autorização para iniciar o processo licitatório para a pavimentação asfáltica no Distrito de Volta da Serra e a assinatura do convênio para a construção de uma escola novinha, com oito salas, para o distrito quilombola de Canabrava, também fizeram parte dos atos do encontro.

O prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro Carvalho, comemorou as entregas para o município que vão beneficiar 30 mil habitantes. “Não é só Paratinga que ganha, mas o estado como um todo. Vamos colocar o distrito de Paulista como roteiro turístico para a Bahia e trazer mais inclusão e modernidade para os nossos alunos”, afirmou.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA

Continue Reading

Cultura