CIDADES
3ª Mostra de Filmes Educa 7 Minutos tem final em grande estilo no Colégio Mendel Vilas
Aconteceu hoje, 18/12 no Colégio Mendel Vilas, a final da Terceira Mostra de Filmes Educa 7 Minutos que reuniu 250 pessoas no teatro do colégio. O projeto visa incentivar os alunos das redes municipal, estadual e particular do município a desenvolverem filmes curtos de no máximo 7 minutos, abrangendo assuntos escolhidos pelas equipes inscritas, é uma realização da Prefeitura de Lauro de Freitas em parceria com o Governo Estado e diversos órgãos e empresas. Os participantes tiveram aproximadamente 4 meses para desenvolverem os seus curtas e contaram com o apoio de professores e diversos membros da Secretaria de Educação do município e simpatizantes do projeto. Ao todo foram apresentados 18 filmes com abordagens diversas como, violência contra a mulher, cuidados com o meio ambiente, violência nas comunidades dentre outros, Segundo Gabriella Santana, que coordenadora do núcleo de educomunicação da SEMED que esteve diretamente ligada desde o processo de inscrições ao desenvolvimento dos projetos, a iniciativa é essencial para estimular a produção audiovisual de alunos da nossa rede e de jovens dos territórios educativos que puderam falar sobre temas importantes para eles, o que foi emocionante. Cada filme desses tem um pouco dos sonhos, das reflexões, de aprendizado. E cada filme desses vai se transformar em uma cadeia de aprendizado, porque será usado em nossa rede, como material didático, como instrumento de socialização, discussão e reflexão critica, relatou.
A banca de avaliação contou com profissionais de renome como o Produtor de conteúdo audiovisual SEC/IAT, Peterson Azevedo, Jocelma Rios, Ifba, Ismael Marques, SEC Estado e Paulo Viseu, professor de música.
Estiveram presentes também no evento Idaci Ferreira Coordenadora das Ações da Cidade Educadora, o Secretario de Educação do Município Paulo Gabriel, o professor Gildásio entre outros vários gestores escolares, segundo Idaci, ao serem apresentados ao projeto por Alexandre Sena, que é o idealizador da mostra, imediatamente a Secretaria abraçou o projeto por enxergar o potencial que a proposta oferecia em relação ao desenvolvimento dos jovens as novas tecnologias e a compatibilidade com a visão de Cidade Educadora adotada hoje pelo município. O Secretario Paulo Gabriel ressaltou a importância da arte na educação e na vida dos seres humanos e afirmou que o projeto continua com força total em 2018.
O Filme Vencedor foi Os Últimos dias de uma mulher, que trouxe uma abordagem sobre o feminicídio, uma reflexão territorial sobre as relações abusivas e a violência contra as mulheres. Alem disso foram premiados os melhores atores atrizes e participantes de outros projetos.
Por Redação