10 PASSOS PARA EMPREENDER COM SUCESSO

Muitos empreendedores iniciam um negócio com pouco dinheiro e sem um plano de negócio, e o que chamamos de empreendedor por necessidade.

Mais é possível um empreendedor por necessidade ter sucesso?

Sim, claro que sim, desde que ele busque conhecimento, crie estratégias de vendas, e tenha um bom controle financeiro, em palavras técnica, um plano de negócio e gestão financeira contábil.

Ao longo da minha vinda empreendedora já tive vários negócios, meu primeiro empreendimento foi um barraca na feira de Taperoá/Ba, minha Terra natal. Aqui em Salvador tive lanchonete, bar, armarinho, cosmético, empresa de contabilidade, essa há 12 anos atuando no mercado, como contadora e, nesse empreendimento conquistei sucesso e reconhecimento.

Diante dessa experiência empreendedora vou deixar aqui 10 passos para empreender com sucesso.

1. Conheça suas habilidades e una seu empreendimento ao seu propósito de vida.
Não entre no negócio só para ganhar dinheiro! Se você não tem nenhuma afinidade com a atividade, há uma tendência a seu negócio fracassar.

2. Faça um plano de negócios. Detalhe as ações e metas de sua empresa, coloque no papel em primeiro lugar, assim facilita a tomada de decisão.

3. Estude bem o setor econômico em que vai atuar. Faça cursos de empreendedorismo e gestão.

4. Use sua criatividade e seja indicador, o mercado exige criatividade. Se você fizer o mesmo que já existe, poderá ter dificuldades.

5. Não misture patrimônio pessoal com o da empresa, no planejamento financeiro separe seu orçamento pessoal do orçamento da empresa.

6. Construa uma marketing de relacionamento com seu cliente, escute suas sugestões e faça ele se sentir acolhido e cuidado.

7. Cuide da imagem da sua empresa, mostre que ela é uma empresa ética, que tem responsabilidade socioambiental, e com seus colaboradores e parceiros.

8. Mantenha seu fluxo de caixa projetado e realizado, sempre atualizado, isso evita surpresas no orçamento.

9. Faça uma reserva de investimento, após retirar os custos operacionais, sempre divida seu ganhos em três partes iguais: para ampliação do negócio a curto prazo, para você empreendedor e para poupar para futurista investimento ou uma emergência.

10. Estabeleça parcerias, essa é palavra do empreendedor de sucesso, as parcerias reduzem custos e aumentam a amplitude do seu negócio.

Se você é empreendedor não tenha medo das dificuldades e nem do fracasso, eles servem como um termômetro para o sucesso do seu empreendimento. Em momentos de dificuldades é hora de parar, analisar as causas que lhe levaram a essa situação, e dar a dose certa de cuidado na área necessária para sua recuperação, para assim, alcançar o resultado que você deseja e merece.

Profa. Rose Rozendo
Empresaria, Contadora, Coach, Analista Completamente, Leader Coach, Coordenadora de Pós Graduação da Uninassau Salvador, Diretora do Instituto Uniart.

Deixe um comentário