Connect with us

Sem categoria

LARISSA GARGUR – MULHER EM DESTAQUE SEMPRE

Published

on

A MULHER EM DESTAQUE SEMPRE da nossa coluna de hoje é Larissa Lopes da Silva Santos, mais conhecida como Larissa Gargur.

Enfermeira com 37 anos, divorciada e natural de Salvador , Larissa Gargur tem uma história incrivel de superação para nos contar.

Uma guerreira, que sempre foi extremamente família, curtia as férias na ilha de Itaparica, com bastante primos e tios durante a infância e na adolescência foram todos a Disney, nos EUA.

Fruto de uma família enorme, extremamente ,equilibrada, animada e unida Larissa sempre encontrou apoio nos momentos difíceis. E, também, por isso, superou os desafios da vida.

Confira:

Para você como é ser MULHER e assumir um papel de DESTAQUE na sociedade?

Me sinto uma mulher vencedora, guerreira, cheia de superações e motivações com grandes possibilidades de levar isso tudo para todas

Voce enfrentou a luta contra um tumor no cérebro e venceu. Nos fale um pouco sobre esse processo:

Fiz a cirurgia e a biópsia mostrou o Câncer. Fiz Radioterapia e Quimioterapia. Estou curada do Câncer, mas tenho que cuidar a vida inteira das SEQUELAS que fiquei no Cérebro. Sou dependente (perigo de ter convulsão, mesmo usando medicamento), preciso cuidar das minhas forças físicas e mentais. Uma das sequelas que tenho se chama DISFASIA.

Quais aspectos da sua vida pessoal ou/e profissional foram afetados por algum tipo de discriminação ou violência?

O que aconteceu muito na minha vida pessoal é que muitas pessoas não entendem e não encaram esse problema como algo que exigiu muito a minha ausência. Não era porque eu estava triste ou deprimida (isso não aconteceu comigo) era porque o fato de retirar uma parte do cérebro significa que muitas mudanças aconteceram, sem eu mesma querer. Me ausentei e inclusive também modifiquei as minhas reações. Tudo isso não foi porque eu quis, e sim porque preciso aceitar meu Re nascimento e re aprender a viver. Isso tudo acontece muito por causa das sequelas. Sou aposentada, não tenho condições para trabalhar, eu não lembro nada que aprendi na faculdade

Você reconhece que a unidade entre mulheres pode melhorar a vida das pessoas de um modo geral?

Eu não reagi como vítima eu fui entendendo aos poucos sobre tudo e tenho sempre esperanças que cada dia que passa isso melhorá. Não tenho pressa porque preciso respeitar e entender as sequelas que me deixam mais “lenta”, mas mesmo aceitando e entendendo tudo isso, não deixo o espírito de desistir tomar conta de mim. Muitas mulheres que convivo agem assim. Vejo sempre muitas mulheres lindas por dentro e por fora, cheias de alto estima, e muito amor próprio. Isso tudo ajuda em todas os obstáculos que passamos.

Como é para você contar sua história para tantas mulheres ao redor do mundo?

É emocionante e satisfatório, porque muitos me dizem que observam que em situações tão complicadas e difíceis que passei e vivo diariamente, me comporto como se nada disso tivesse atrapalhado tanto minha vida. Eu me mantenho sempre correndo atrás de ótimos objetivos, satisfações, felicidades e realizações. As mulheres, cada dia que passa evoluem, cuidam de si e de todos, conseguem manter objetivos, realizações e espontaneidades pela vida. As mulheres se mostram muito unidas em obstáculos como este que vivo.

Como é para você recomeçar a vida?

Não é fácil, não é 100% agradável, mas algo que minha cirurgia do cérebro não retirou de mim foi a vontade e a força para viver e superar essa fase. Superação é a minha palavra chave. Eu sempre gosto de superar e sou abençoada por ter uma família e amigas tão presentes, verdadeiras e cheias de amor que tanto me ajudam a de fato superar tudo.

Nos fale sobre sua experiência com seus pais:

Meus pais são pessoas dedicadas, carinhosas, cuidadoras, organizadas e cheios de desafios vencidos. Minha mãe quando engravidou de mim e meu irmão, que somos gêmeos, o médico cardiologista solicitou ela retirar essa gravidez por causa do perigo do coração. Eles não concordaram. Quando nos pariu ela teve uma parada cardíaca, mas está viva, maravilhosamente bem, até hoje conosco, essa mãe extremamente guerreira. Como eu ja disse, sou abençoada por ter pessoas 100% atenciosas, comigo.

Você é uma mulher de muita fé e principios religiosos, como você percebe o papel da mulher no contexto religioso nós dias de hoje?

Eu aumentei a minha Fé, é algo que nos sustenta e conforta. Encontrei muito apoio no Templo Ecumênico de Amor Supremo de Adolfh Fritz que convivo e atualmente sou voluntária, reconheci e renovei minha Fé, amor ao próximo e a mim mesma.

Quais os planos para o futuro?

Manter sempre minha Fé, Amor ao próximo e a mim mesma, fazendo tudo isso com minhas palestras e edição do meu livro sobre minha vida, motivando todos cada dia mais.

Nos fale um pouco sobre os projetos especificos, desenvolvidos durante sua jornada como palestrante?

Eu não reagi como vítima eu fui entendendo aos poucos sobre tudo e tenho sempre esperança que a cada dia que passa isso melhorá. Não tenho pressa porque preciso respeitar e entender as sequelas que me deixando mais “lenta”, mas mesmo aceitando e entendendo tudo isso, não deixo a questão de desistir tomar conta de mim. Esse Não desistir é o que desejo ver em todos que me assistirem.

Deixe aqui um conselho de vida para outras mulheres?

Ser apenas uma mulher linda não é o suficiente, temos que, nunca se permita ficar em uma zona de conforto, não devemos permitir que aquilo que não conseguimos fazer, fique tão presente na nossa vida. Vamos nos organizar para correr atrás de sonhos e vontades sem nunca desistir. Momentos difíceis, todos passam na vida e o importante é sempre levantar a cabeça e caminhar pra frente.

Em quais aspectos você considera ter alcançado sucesso pleno em sua vida?

Ter família unida, carinhosa, acolhedora, preocupada e sempre um procurando soluções para o outro, isso pra mim é um verdadeiro Porto Seguro. Eu nasci assim, não será nesse renascimento após a cirurgia do cérebro que vou permitir que isso me deixe.

Nos fale um pouco sobre sua rotina de vida? –

Até hoje, eu tento organizar cada dia mais a minha rotina. Eu tive que aumentar minha disciplina para que, a cada dia que passe, eu deixe de ficar ausente em muitas coisas e momentos, pois meu corpo e minha mente cansam de uma forma mais rápida. Eu ainda uso medicamentos que inclusive mexem no meu sono. Eu já fui atendida por fonoaudiologista, Neuropsicologo, fiz aula de canto para melhorar as minhas falas e respiração, pilates, e já tentei também retornar ao meu conhecimento de inglês e ainda não consegui. Nos dias atuais eu mantenho tratamentos com psicóloga, academia com objetivo de melhorar minha questão física pois o hospital Sarah me indicou, lá eu também tento retornar a minha vida no jiu jitsu e dança. O que consegui logo retornar foi meu amor ao Futebol. Sempre fui louca pelo meu time do Esporte Clube Bahia e assistir, torcer e enlouquecer um pouco com tanta felicidade, consegui retornar. Tenho atendimento também por Coach e terapeuta ocupacional.

Sem categoria

Governo do Estado entrega mais de R$550 milhões em editais e equipamentos para a Educação

Published

on

By

Um pacote de mais de R$ 550 milhões voltados a programas e projetos estratégicos para a rede estadual de ensino foi lançado pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (30), em evento realizado no Colégio Estadual Manoel Devoto, em Salvador.

Entre os investimentos apresentados pelo secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, estão o lançamento de editais de programas estaduais de assistência estudantil e qualificação profissional, como Educar para Trabalhar, Universidade para Todos e Mais Estudo, e a ampliação do programa de Alimentação Escolar para o ano de 2022.

“Esse é o maior investimento de recursos do tesouro estadual na história da Bahia para a educação e para a alimentação escolar. Sabemos que muitos de nossos estudantes têm dificuldade com alimentação em casa, principalmente nesse momento de crise que o país está passando. Por isso, estamos dando um reforço nas refeições escolares, com boa quantidade e alimentos de qualidade. E estamos fazendo isso com recursos estaduais. Além disso, estamos reforçando nosso apoio financeiro às famílias, por meio de programas como o Mais Estudo e vinculados à aprendizagem e à freqüência escolar”.

Tecnologia e inclusão

Na ocasião, também foram entregues 100 Kits de robótica e equipamentos para escolas como computadores e notebooks, instrumentos musicais. Estudantes cegos ou com baixa visão receberam óculos com tecnologia que auxiliam no aprendizado. O equipamento faz a leitura automática de diversos elementos apresentados, como textos, telas, rostos e objetos e com isso trazem independência aos alunos contemplados.

Para o estudante Ricardo Muniz, o aparelho facilita o desenvolvimento dos alunos. “Com os óculos eu vou conseguir fazer a leitura de texto. O aparelho tem três idiomas, o que vai me permitir estudar também inglês, o espanhol, além do português. E isso representa mais autonomia na minha vida pessoal, já que vou poder estar num estabelecimento comercial e escolher o que quero comprar. Agradeço de todo o coração pela oportunidade”.

Editais

No evento, foi anunciada a abertura de mais de 110 mil vagas para o Programa Educar para Trabalhar, que oferece cursos de qualificação profissional no formato Educação à Distância (EaD) para estudantes egressos do Ensino Médio da rede pública e assegura a Formação Inicial Continuada (FIC) com a perspectiva de inserção e reinserção no mundo do trabalho.

Além disso, 15 mil vagas serão destinadas ao programa Universidade para Todos, em parceria com as quatro universidades estaduais e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb), visando o fortalecimento das aprendizagens e a preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede estadual, para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior.

Para o Programa Mais Estudo serão abertas 52 mil vagas, com bolsas no valor de R$100, por um período de oito meses, para estudantes atuarem como monitores nos componentes curriculares de língua portuguesa, matemática e iniciação científica, nas turmas de 8º e 9° anos do ensino fundamental ou da 1ª a 4ª série do ensino médio e das formas de oferta integradas da educação profissional e tecnológica.

O secretário apresentou ainda editais para o Programa Educa Mais Bahia, e anunciou processo seletivo para 98 professores e dois coordenadores pedagógicos e oferta de 800 vagas para aperfeiçoamento de professores em educação escolar quilombola.

Na ocasião, também foi assinado convênio com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para a oferta de 80 bolsas, com o objetivo de fomentar a iniciação científica e o empreendedorismo em escolas da educação básica do estado da Bahia. “A parceria com a SEC nesse projeto especial vem para apoiar a Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), promovida pela SEC, que é voltada para ciência e cultura em que o Estado premia os estudantes protagonistas dos projetos de iniciação científica. O objetivo é identificar aquelas pessoas que têm vocação para a área científica e dar os incentivos e apoiá-los”, detalha a secretária interina Secti, Mara Souza.

Equipamentos

Na ocasião, o secretário Jerônimo Rodrigues fez a entrega simbólica de 35 notebooks para o Conselho Estadual de Educação (CEE); 36 chromebooks e uma estação de recarga para Centro Territorial de Educação profissional do Chocolate Nelson Shaun, município de Ilhéus; 800 mil computadores para unidades escolares da Educação Básica; 22 notebooks para três Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e quatro notebooks e dois projetores multimídias para alunos premiados com 2º e 3º lugares na premiação da etapa territorial do Concurso de Vídeos Educativos Saúde na Escola.

No evento, também foram entregues simbolicamente 900 exemplares do Livreto da Política Estadual de Educação Ambiental (Peea), que serão distribuídos para todas as unidades escolares da rede pública estadual, secretarias municipais de educação e instituições de ensino superior.

Repórter: Tácio Santos
Fotos: Elói Corrêa/GOVBA

Continue Reading

Sem categoria

Com vacinação realizada nesta terça-feira, Lauro de Freitas atinge 42% do público-alvo com a 3ª dose

Published

on

By

Nesta terça-feira (29), 588 doses de vacina foram aplicadas em Lauro de Freitas. Foram disponibilizadas as 1ª, 2ª e 3º dose do imunizante da Janssen e a 2ª dose Coronavac, para pessoas com 12 anos ou mais. As vacinas foram disponibilizadas no Ginásio de Esportes do Aracuí e nas Unidades de Saúde da Família do município. Com o atendimento realizado, hoje, Lauro de Freitas atingiu 42% do público vacinado com a 3ª dose.

Felipe Moreira, morador do bairro de Buraquinho, tomou as duas doses anteriores da Coronavac e, hoje, compareceu ao posto do Aracuí, para finalizar o ciclo vacinal. “Graças a Deus, estou tendo a oportunidade de me proteger ainda mais. Eu perdi meu pai, por conta da Covid-19, no primeiro ano dessa pandemia. Sei o quanto é importante acreditar na ciência e comparecer aos postos. A vacina é fundamental.”, disse ele.

A enfermeira Cristina Barreto destaca que muita gente ainda fica com dúvidas sobre a 3ª dose da Janssen. Explica que quem tomou as duas doses anteriores do imunizante, não precisa de reforço. A terceira dose Janssen, disponibilizada nos postos, é para quem tomou Astrazeneca, Pfizer ou Coronavac. “Por enquanto, essa é a orientação que temos. Quem tomou duas doses da Janssen já está com o ciclo completo. É importante o comparecimento de todos os convocados. Principalmente, nessa fase de liberação do uso das máscaras em vários locais”, disse.

Dose de reforço

As pessoas que tomaram as duas doses da Astrazeneca, podem receber a terceira dose com Pfizer, Astrazeneca ou Janssen. Aquelas que tomaram a 1ª e 2ª dose da Pfizer, podem tomar a própria Pfizer, Astrazeneca ou Janssen. Já o público que tomou a Coronavac nas doses anteriores, deve tomar, preferencialmente, a Pfizer, ou na ausência desta vacina, poderá usar a Astrazeneca ou a Janssen.

Jornalista: Iana Silva
Foto: Natanael Kiss

29/03/2022

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

Continue Reading

Sem categoria

Profissionais da saúde de Lauro de Freitas começam a ser vacinados contra sarampo na próxima segunda-feira (4)

Published

on

By

Funcionários de unidades de saúde públicas e privadas e profissionais da área de Lauro de Freitas começam a ser vacinados contra o sarampo na próxima segunda-feira (14). Os detalhes da campanha, que segue até o dia 30 de abril, foram tratados em reunião nesta terça (29), na Secretaria Municipal da Saúde (SESA). A vacina será aplicada em todas as unidades de saúde, das 8h às 15h30. Deverão ser apresentados documento oficial com foto, CPF e cartão de vacinação

De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Daniel de Assis, a vacinação será realizada de forma seletiva. “A vacinação será conforme o cartão de vacina do profissional. Caso nunca tenha se vacinado contra a doença, vamos iniciar o esquema vacinal com a primeira dose e agendar a dose de reforço no prazo de trinta dias, fechando o esquema vacinal. Caso já tenha uma dose, contaremos o mesmo prazo de 30 dias para aplicação do reforço”, explicou Daniel Assis.

A campanha também será direcionada ao público infantil. A partir do dia 2 de maio, será iniciada a vacinação de crianças com idade de seis meses a 5 anos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os detalhes sobre a vacinação deste público, serão divulgados com antecedência no site e redes sociais da Prefeitura de Lauro de Freitas. O sarampo é uma doença infecciosa e altamente transmissível, podendo levar à morte, principalmente crianças menores de um ano.

A transmissão do sarampo ocorre quando o doente tosse, fala ou espirra perto de outras pessoas. A diretora médica da atenção especializada de Lauro de Freitas, Maria Izabel Andrade, alerta para a necessidade da vacinação, única forma de evitar a contaminação. “Sem a vacina não conseguimos a imunização. O sarampo é uma doença altamente transmissível e pode levar a infecções respiratórias, problemas neurológicos e, em casos mais graves, até à morte,” alertou.

Os sintomas da doença são diarreia, febre acima de 38 graus, tosse e manchas vermelhas na pele, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas. O sarampo já estava erradicado do Brasil, no entanto, desde 2018 começou a registrar surtos da doença, o que levou o país em 2019 a perder o certificado de erradicação da doença. A data de 30 de abril é o dia D de mobilização nacional contra o sarampo.

Jornalista: Rodrigo Castro
Foto: Wandaick Costa

29/03/2022

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

Continue Reading

Cultura