Connect with us

CULTURA

TIA EROM – DIA DA MULHER NEGRA LATINO AMERICANA E CARIBENHA – 25 DE JULHO

Published

on

Em um conversa Franca com Tia Eron, nossa equipe homenageia todas as Mulheres Negras desta Naçao  neste 25 de Julho – Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

*TIA como a senhora vê o papel da mulher negra nesse momento na Bahia e no Brasil?*

Somos a maior parte da população, chefiamos 41,1% das famílias negras e recebemos, no entanto, em média, 58,2% da renda das mulheres brancas. Só ganhamos na verdade, em um fator, somos as que mais morrem no país. Somos a maior parte da parcela do desemprego também. Ser mulher e negra no Brasil não é fácil. O racismo e o preconceito estão cada vez mais arraigados.

*TIA a senhora acredita que premiar mulheres, reconhecer seu valor é uma açao de cunho politico e social ou realmente funciona como reparaçao para a história da Mulher Negra na sociedade?*

Tudo é político na nossa vida. E como não poderia ser? Quando você reconhece a conquista de uma mulher negra você inspira outras meninas, vc possibilita a facilitar a boa luta dando a referência do caminho certo, você dá liberdade de pensamento e de sonho para elas. Um modelo a seguir. Você faz com que elas pensem que podem ser o que quiserem, inclusive parlamentares. Você força a sociedade a abrir cada vez mais espaço, inclusive político para elas. renova o ânimo que faz com que sejamos fortes e vençamos as intempéries com galhardia. Sim, também é um dever nosso como reparação histórica, mas vai além disso.

*TIA fale um pouco sobre sua luta para implantar o Premio da Mulher Negra latino americana e caribenha?*
Pareceu uma loucura para a cidade de Salvador falar primeiro do dia, e depois de uma heroína desconhecida.
Me lembro da saudosa memorável professora Consuelo Ponde que questionou muitíssimo, houve quem *me acusasse de invenção …loucura … falta do que fazer* … enfim percebi que o desconhecido acirra o preconceito e o racismo. Mas resolvi comprar a briga através da provocação da ativista Monica Kalile cuja fundamentação estava no estudo acadêmico da professora renomada Enyr Cleide Vasconcelos por 8 anos na faculdade Olga Meeting. Como já nasci apanhando, suportei a sola até da imprensa, motivos de risinhos, comentários esdrúxulos, ridicularização, resistência, tudo !!!!
Para ver o Dia da Mulher Negra, junto ao Premio Maria Felipa cravado, lacrado com força de lei, e como lei obriga-se que se cumpra, ou seja, é imperioso que se faça reconhecendo a mulher negra no panteão das heroínas brasileiras e essa com maior significado que preconceituosamente escapou das mãos dos estudiosos. Provei a história de Maria Felipa através da sua quarta geração viva na ilha de Itaparica até os dias atuais e só em relembrar me faz forte de novo!

*TIA como está hoje sua relação com as comunidades quilombolas e afro descendentes  da Bahia?*

Acompanho de perto as necessidades e lutas do meu povo. Sempre foram prioridade em meus mandatos e enquanto secretaria conversei com cada um e elaborei uma política de inclusão e melhoria de vida para essas comunidades. Infelizmente com a nova gestão não devem ser aplicadas. Mas isso não significa que vão ser esquecidos por mim. A minha luta sempre foi por eles. Tenho sonhos que consegui transformar em projetos e que se Deus permitir vão sair do papel e salvar vidas.

*TIA esse governo atual tem politicas publicas especificas voltadas para as demandas da Mulher Negra?*

Não. Na minha gestão existia em produção um projeto específico. Com a minha saída isso foi perdido.

*TIA genero e raça se entrelaçam ou são discriminações distintas?*

Gênero e raça se entrelaçam completamente. A mulher negra sofre duplamente o racismo por ser negra e o preconceito por ser mulher.

*TIA o uso exarcebado de inumeras instituiçoes do nome de um premio tao respeitado como este que premeia a Mulher Negra Latino Americana e Caribenha beneficia a causa ou banaliza a relevancia do prêmio?*

O prêmio é de extrema importância. Isso deve ser sempre relembrado. Independente de quem utilize da bandeira, há de se abordar o fato com todo o respeito que merece, dessa forma, ampliar a luta e reconhecer personalidades negras só pode beneficiar toda a comunidade.

*TIA como a senhora percebe o futuro da Mulher Negra na Bahia hoje?*

Precisamos ocupar os lugares que são nossos, mas que não nos permitem ocupar. Nosso estado, que é negro, deveria achar comum  que mulheres negras ocupem espaços de poder na política. Mas não é isso que vemos. No estado, temos uma deputada negra e a nível federal, nenhuma. No município, duas vereadoras. No judiciário, os números também são desanimadores. Mesmo quando essas mulheres chegam ao poder existe a força invisível que tenta nos calar, nos matar, nos anular. Isso não só na Bahia, mas no Brasil como um todo.

*TIA como seus eleitores podem acessar seus planos para o futuro e continuar a caminhada ao seu lado?*

Através das minhas redes sociais e do meu site,  mantenho um canal de diálogo contínuo e direto com todos os baianos que confiaram em mim.

Reportagem: YASMIM THASLA

 

 

 

Continue Reading

CIDADES

Bruno Reis participa da abertura do Connected Smart Cities nesta quinta (18) no Centro de Convenções

Published

on

By

O prefeito Bruno Reis participa nesta quinta-feira (18), a partir das 9h, no Centro de Convenções de Salvador, da abertura da edição do Nordeste do Connected Smart Cities, maior e mais importante evento de conexões e negócios de Cidades Inteligentes do país. O evento terá 28 horas de conteúdo em seis palcos simultâneos, contando com 18 painéis e mais de 100 palestrantes, entre eles o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

O Connected Smart Cities vai abordar temas cruciais para o avanço das cidades nordestinas, como Cidades Prósperas, Cidades Empreendedoras, Cidades Participativas e Engajadas, Urbanismo Sustentável, Cidades Conectadas, Cidades Resilientes e Inclusivas, Mobilidade Ativa, Data Analytics, Tendências e Conectividade e Integração. Os participantes terão acesso a rodadas de negócios, workstations e uma exposição com as soluções e tecnologias mais inovadoras para a região.

Para participar do evento, profissionais de imprensa devem se credenciar por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/csc-regional-nordeste/2302949?token=5bed514260023723be4a8f8d9d1e63b9

Continue Reading

CIDADES

Jerônimo prestigia saída do bloco Zero Hora que desfila pela conscientização e solidariedade na Micareta de Feira 2024

Published

on

By

 

Nesta quarta-feira (17), véspera da aguardada Micareta 2024 em Feira de Santana, o tradicional bloco Zero Hora, composto por profissionais da comunicação da região, desfilou mais uma vez pelas ruas da cidade, trazendo sua animação característica. O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente durante o desfile. Este ano, o desfile teve um diferencial significativo: o apoio à campanha “Bahia Sem Fome”, promovida pelo Governo do Estado.

“Vamos prestigiar com muita alegria esta micareta iniciada aqui pelos profissionais do jornalismo, no Zero Hora. Fico muito feliz em ver o bloco retomando com força”, declarou o governador, destacando ainda a importância do tema do  Zero Hora, este ano, para desmistificar as mentiras que circulam nas redes sociais.

Frequentador da festa desde antes de se tornar professor na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Jerônimo pontuou o tamanho do maior carnaval fora de época do Brasil. “Eu sei da importância econômica e cultural do micareta de Feira de Santana. Acho que a riqueza que nós temos aqui esse ano, homenageando Jorge de Angélica; um artista que integra um grupo de artistas e cantores negros de Feira de Santana, cidade que tem muitos valores culturais, como os blocos afros, os grupos de capoeira, tudo isso é suficiente para receber nosso apoio tanto aqui na sede, quanto nos distritos”, enfatizou o governador.

As camisetas do Bloco Zero Hora foram adquiridas mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, em apoio à campanha “Bahia Sem Fome”, do Governo do Estado. Um posto de troca e arrecadação de alimentos foi instalado no Centro de Cultura Amélio Amorim para facilitar a participação dos interessados. Essa iniciativa se destina a combater a fome e a insegurança alimentar entre as comunidades mais vulneráveis do estado, garantindo o acesso à alimentação básica para aqueles que mais precisam.

Conscientização

O Bloco Zero Hora, criado na década de 80 pelo empresário Edson Felzemburgh, mantém sua tradição de reunir jornalistas e seus convidados para uma prévia animada da Micareta. O trajeto do bloco teve início no antigo Ponto do Zequinha e seguiu no sentido contrário do circuito Maneca Ferreira. Este ano, o tema escolhido foi ‘Só vai atrás da fake news quem já morreu’.

“Estamos vivendo tempos em que a desinformação se espalha mais rápido do que nunca. Queremos usar nossa festa para lembrar a todos que é crucial verificar as informações, antes de compartilhá-las. A conscientização é fundamental para combater esse problema que afeta a todos nós”, afirmou Reginaldo Pereira, um dos fundadores do bloco.

Maior do Brasil

Em 2024, o Governo do Estado marca presença, mais uma vez, na Micareta de Feira de Santana, com ações e serviços que envolvem diversas secretarias e órgãos, para garantir a segurança, diversão e também direitos do folião. A tradicional festa do município, considerada a maior micareta do Brasil, será realizada entre os dias 18 e 21 de abril, com ações que celebram a cultura e a identidade do povo baiano. Este ano, o Governo do Estado vai homenagear o cantor e compositor Jorge de Angélica, ícone do reggae do município e da Bahia, que morreu no ano passado.

Em 2024, a festa contará com o apoio do Programa Ouro Negro, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), para valorização das entidades de matrizes africanas. Serão apoiados 16 blocos afro, desfilando pelo circuito da folia em Feira de Santana. Além disso, a Secult-BA vai apoiar palcos alternativos e trios sem cordas.

Na quinta-feira (18), os destaques incluem Gabriel Mercury, Filhos de Gandhy e Daniela Mercury. Já na sexta-feira (19), o público poderá curtir os shows de Saiddy Bamba e Malê Debalê. No sábado (20), a festa continua com apresentações de Didá, La vem Elas e Paula Sanffer. E no domingo (21), a programação conta com Adelmario Coelho, Aila Menezes e Roça Sound.

O Secretário da Secult-BA, Bruno Monteiro, ressaltou a importância do apoio do governo para a realização da festa. “Além dos tradicionais blocos afro apoiados pelo programa Ouro Negro, a Secult também estará presente nos palcos alternativos e trios sem cordas, garantindo uma programação diversificada que valoriza a pluralidade da cultura baiana”, afirmou Bruno Monteiro.

Repórter: Tácio Santos

Continue Reading

CULTURA

5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) começa nesta quarta (17)

Published

on

By

Foto: Divulgação

A 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) será iniciada nesta quarta-feira (17) no Teatro Sesc Pelourinho, em Salvador, a partir das 18h30. A cerimônia de abertura contará com uma ação institucional com as idealizadoras e produtoras do festival, a exibição de curtas-metragens, além de performances musicais. O evento é gratuito e aberto ao público, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla (https://linktr.ee/ingressosmimb/).

A cantora Rachel Reis, conhecida pela indicação ao Grammy Latino em 2023, será uma das atrações da abertura, assim como a DJ Nai Kiese, que promete agitar a pista de dança com um set diversificado, incluindo ritmos como Raggamuffin, Afrobeat, Kuduro, Hip-Hop e Funk. Neste primeiro dia de programação, também serão exibidos dois curtas-metragens: “A Menina que Queria Voar”, dirigido por Tais Amordivino, e “Sèt Lam”, dirigido por Vincent Fontano.

Para Daiane Rosário, idealizadora e diretora do festival, a 5ª edição da MIMB representa a “consolidação de um trabalho árduo, feito com muita sensibilidade a partir de uma demanda que nosso povo tem, que é se ver e se sentir representado”. Ainda segundo ela, o cinema “conecta esse universo, não só com sua linguagem lúdica, mas de uma forma séria e comprometida com a comunidade”.

“Já está sendo uma edição grandiosa. Tanto no formato virtual, que já se encerrou, como no formato presencial que está acontecendo agora e será celebrado durante o evento”, acrescentou Daiane.

O evento, que irá continuar até o dia 27 deste mês, é patrocinado pelo projeto Salcine, lançado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), cujo objetivo principal é desenvolver núcleos de produção, criação e economia do mercado de audiovisual soteropolitano.

“Compreendemos o audiovisual como uma potência econômica que movimenta diversas cadeias, e impulsionar o acesso dos nossos realizadores ao grande mercado é também uma forma de tornar o audiovisual soteropolitano cada vez mais maduro. Consequentemente, aquecendo ainda mais nossa economia”, destacou Milena Anjos, coordenadora de Audiovisual da Secult.

Os interessados podem conferir a programação completa através do site oficial (https://www.mimb.com.br/programacao2024/).

Continue Reading

Cultura