Connect with us

DESTAQUE

Yasmim Thasla – Mulher em Destaque SEMPRE

Published

on

Apresentadora da TV SEMPRE, Juiza de torneios de Robótica e atual Presidenta da @cimatecjr, a jovem de 19 anos, Yasmim Thasla é a Mulher em Destaque da nossa coluna de HOJE.

Ela que é baiana, natural de Salvador, a capital mais amada do Brasil e, que completa 471 anos hoje, contou para nossa equipe como vem se desenvolvendo de forma brilhante, com apenas 19 anos de idade.

Confiram o que essa soteropolitana vem fazendo de extraordinário, e que a torna uma Mulher em Destaque revelando o perfil de uma das jovens baianas, que se destacam na aréa da ciência e tecnologia no estado:

“Quando eu tinha seis anos, desci o freio de mão do carro no intervalo em que minha mãe saia dele para me tirar da cadeirinha. Ela teve que se jogar para dentro do carro pela janela, para puxar o freio de mão e evitar um grande acidente.” Rsrs

Minha mãe é formada na área de educação e sempre me incentivou a estudar e ser independente no quesito ensino, isso fez com que eu começasse a ler e escrever cedo além de buscar conhecimento por conta própria, algo que lembro muito era as coleções de revistas de curiosidades como a antiga “Recreio”

Estudante de engenharia de computação no centro universitário SENAI CIMATEC, Yasmim assumiu no ultimo dia 13 de março a Presidencia da Empresa Junior da Instituição. Ela diz se inspirar muito nas lideranças empresariais que tem na própia família:

“Em 2018 meu tio e padrinho adotou cinco irmãos, são crianças incríveis que chegaram para somar e ensinar muito a nossa família, ele é empresário e me inspira muito na forma de levar a vida, além da família linda que vêm construindo”.

Para você como é ser MULHER e assumir um papel de DESTAQUE na sociedade?

É assumir uma posição de inspiração, não acredito que seja necessário um cargo ou de fato “posição” para inspirar alguém mas vejo no sentido de entender-se enquanto influência e agir com a responsabilidade adequada. Durante meus cinco anos de participações em torneios de robótica, acredito que assim como fui inspirada, inspirei várias meninas a seguir por um caminho ainda questionado para elas na sociedade. Acredito que usar com responsabilidade a oportunidade de inspirar por ser mulher é ter um papel de destaque.

Você enfrentou discriminação de gênero durante sua carreira profissional?

Iniciei minha escolha profissional quando, em 2015, comecei a participar das equipes para torneios de robótica da escola SESI Djalma Pessoa. Fui a primeira menina a operar um robô na mesa dos rounds da minha instituição. Foi uma oportunidade conquistada, visto que os meninos que integravam a minha equipe não tinham confiança em mim para tal função, treinei muito e com o apoio do meu técnico na época, consegui ter uma das melhores pontuações da equipe no campeonato.

Quais aspectos da sua vida pessoal ou/e profissional foram afetados por algum tipo de discriminação ou violência?

Acredito que no que tange a vida religiosa, ou digamos, religiosidade. Meu pai trabalhou viajando por muito tempo e, por isso, já vivi situações desagradáveis com minha mãe por conta da religiosidade de pessoas que não aceitavam uma “família incompleta” dentro das igrejas. Fico feliz em ver ministérios evoluindo e crescendo na busca por pessoas, independente de como, onde e quem são.

Você reconhece que a unidade entre mulheres pode melhorar a vida das pessoas de um modo geral?

Com certeza, quando damos espaço a quem normalmente é marginalizada na tomada de decisões, reforçamos uma rede não só de apoio mas também de ensino para as mulheres. Aprendemos umas com as outras quando nos permitimos trabalhar juntas.

Como é para você liderar outras mulheres?

Hoje estou assumindo o desafio de liderar a empresa júnior CIMATEC jr, uma empresa de poli engenharia que abrange todos os cursos da instituição SENAI CIMATEC. O segmento da engenharia já falha no quesito de representatividade feminina e fico feliz que dentro da empresa, hoje temos 50% dos cargos de liderança entre diretoria e gerências sendo ocupados por mulheres. Como diretora presidente, liderar direta ou indiretamente esse time me enche de orgulho por saber que estou representando e incentivando elas e todos os outros a alcançarem suas melhores versões.

Como foi começar sua vida profissional?

Iniciei minha vida profissional um pouco cedo quando, ainda criança, comecei a apresentar um quadro infantil no programa de televisão independente que era produzido e apresentado por minha mãe Patrícia Lane. Era tudo muito mágico ainda na minha cabeça, apesar das responsabilidades de todo trabalho. Começamos por uma brincadeira que uma criança falante e esperta como eu era logo quis continuar brincando. Cheguei a comandar um programa ao vivo em uma emissora de TV sergipana antes dos 10 anos de idade, o que, sem dúvida, é uma escola profissional. Ao chegar no ensino médio deixei de comandar programas regulares, passei a gravar nas férias e produzir conteúdos pontuais para focar nos estudos, hoje, no quinto semestre da minha graduação acabo de finalizar seis meses de estágio na área de aplicações com inteligência artificial para identificação de anomalias em sistemas físicos, outro início profissional extremamente engrandecedor por ter a oportunidade de trabalhar com profissionais multidisciplinares e ter acesso a tópicos que até então ainda não tinham sido abordados em minha trajetória como estudante.

Como você percebe a realidade política do país hoje?

Um grande retrocesso frente às conquistas sociais e também econômicas.

Quais os planos para o futuro?

Finalizar com êxito a trajetória que o movimento empresa júnior está me proporcionando e viver outras experiências em minha faculdade, além do estágio na minha instituição de ensino, buscar referências externas e evoluir em minha vida profissional.

Nos fale um pouco sobre os projetos específicos, desenvolvidos durante sua jornada profissional?

No ano de 2019, em minha trajetória como estudante, fui aprovada para um programa de verão de duas semanas no Vale do Silício sobre desenvolvimentos de novos negócios de base tecnológica. Considero isso um projeto visto que exigiu um esforço e cooperação de inúmeras pessoas e empresas parceiras para a realização desse sonho. Além das duas semanas estudando na universidade de San Jose, fui convidada pelo museu Exploratorium para trabalhar como voluntária e cooperar com eles na construção do conceito do museu da confederação nacional das indústrias no Brasil. Esse convite acrescentou mais 9 dias em minha viagem em que fiquei em São Francisco e pude conhecer mais uma cidade da Califórnia. A experiência foi transformadora e também um grande desafio, visto que um mês sozinha em outro país era viver completamente o desconhecido.

Se você pudesse aconselhar outras mulheres o que vc diria?

Para acreditar no potencial que possuem e não esperarem por ninguém para realizar seus sonhos ou necessidades, é importante lutar contra o pensamento de dependência que muitas mulheres vivem, seja ele físico, emocional ou financeiro.

Vc é filha de uma das Mulheres que mais vem se destacando na televisão baiana, durante os últimos anos. Nos fale um pouco sobre sua relação com ela:

Minha mãe sempre diz que é um desafio ser minha mãe. Digo o mesmo sobre ser filha dela! É desafiador ao mesmo tempo que motivador, todo dia é uma novidade com minha mãe. Me orgulho muito dela ser essa mulher multifacetada, cheia de ideias e capaz de resolver qualquer coisa.

Para conhecer mais sobre Yasmim, assista a série de programas sobre o Vale do Silício produzido por ela no YouTube/REDE SEMPRE, onde é possivel encontrar também, os programas gravados na sua infância.

Para contacta la para palestras na area de inovaçao e tecnologia e róbotica na educação de crianças e jovens, entre em contato através do email ou pelo direct, no instagram:

[email protected]
@ythasla

Clik no link abaixo e assista uma das palestras realizada por Yasmim:

 

 

DESTAQUE

Em cinco dias de atuação, bombeiros do CBMBA já resgataram mais de 212 pessoas e 20 animais no RS

Published

on

By

Os 23 bombeiros do CBMBA que estão atuando no estado no Rio Grande do Sul já resgatam, até esta terça-feira (7), pelo menos 212 pessoas em áreas de risco e 20 animais. Os bombeiros recuperaram, ainda, seis corpos. Os militares da Bahia chegaram ao RS na última quinta-feira (2) à noite e começaram a atuar na sexta-feira (3).

“Estamos aqui há cinco dias trabalhando em busca e salvamento. Hoje nossos bombeiros, junto com bombeiros militares de outros estados, resgataram dois corpos que estavam desaparecidos em Galopólis, no distrito de Caxias do Sul. É uma situação bem triste, mas saber que as famílias vão poder ter uma despedida, tranquiliza um pouco os nossos corações”, explicou o coronel BM Jadson Almeida.

A tropa do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) está dando apoio nas regiões mais atingidas pela chuva que incide no Rio Grande do Sul. Estão divididos em três frentes de atuação, principalmente em busca e resgate, além de levar um pouco de alento para os gaúchos.

Continue Reading

DESTAQUE

Com apoio do Governo do Estado, premiação de jornalismo incentiva profissionais e jovens estudantes de Comunicação

Published

on

By

Foi lançado nesta terça-feira (7) o 4º Prêmio Abapa de Jornalismo. Esta é a 1ª vez que a Associação Baiana dos Produtores de Algodão realiza a iniciativa em Salvador. O prêmio alcança profissionais e jovens talentos, em diversas modalidades. Esta edição tem como diferencial o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Comunicação (Secom).

O titular da Secom, André Curvello, destacou a importância deste prêmio para o setor. “Existe uma sociedade hoje que preza muito pela velocidade e termina esquecendo de preservar e valorizar. Então a gente, na Secretaria de Comunicação, vê iniciativas como esse tipo de prêmio de jornalismo uma oportunidade de estimular e qualificar as profissões, especificamente o jornalismo que tem um papel fundamental dentro de uma sociedade democrática”, disse.

O objetivo é incentivar e reconhecer o trabalho dos profissionais de imprensa e estudantes. Os artigos devem ter temas relacionados ao agronegócio, em especial o algodão. O presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, considera o prêmio fundamental, pois o campo produz várias informações e elas precisam ser divulgadas. “Ninguém melhor para divulgar essas informações quanto o profissional de imprensa, profissional de jornalismo. Nós entendemos que o conhecimento precisa ser desenvolvido e divulgado. Isso dá oportunidade para que as pessoas aprendam, traz desenvolvimento regional”. De acordo com ele, a relação da Associação com a imprensa é de confiança e de transparência, o que tem desenvolvido muito a região.

As matérias devem ter sido publicadas entre 8 de maio e 18 de setembro deste ano. Os interessados podem se inscrever nas modalidades jornal ou revista impressos ou digitais, internet, TV, rádio e regional. Os vencedores de cada modalidade terão direito ao valor de R$ 15 mil. A repórter Beatriz Araújo pretende se inscrever este ano. “Representa uma oportunidade, sobretudo, de conhecer na prática como funcionam os grandes trabalhos da agroindústria, do agronegócio, da agricultura aqui na Bahia, de conhecer como esse trabalho gigantesco funciona na prática”.

Outras informações podem ser consultadas no site: www.abapa.com.br

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Continue Reading

DESTAQUE

Representante da saúde de Amargosa vem conhecer de perto sistema da Regulação de Lauro de Freitas

Published

on

By

A Central de Regulação de Lauro de Freitas recebeu a visita técnica de Luciana Cintra, diretora da regulação de Amargosa, que foi recebida pelo coordenador da regulação Igor Mascarenhas, e teve como objetivo conhecer o sistema desenvolvido pelo município. Na ocasião foi apresentado o modelo de gestão e monitoramento das vagas, bem como os processos necessários para efetivação da regulação.

Igor Mascarenhas, explicou como surgiu o sistema que é exemplo para outros municípios. “Durante a pandemia nós tivemos uma demanda represada muito grande, e muitos procedimentos deixaram de ser efetuados. Com o fim da pandemia, a demanda represada veio e tivemos filas imensas. Foi quando Lauro de Freitas teve essa ideia de trazer uma regulação mais humanizada para a população e nisso a gente traz uma fila que era presencial e a torna virtual. Com a adoção desse sistema nós conseguimos descentralizar a regulação, hoje nós temos a Central e mais 14 postos distribuídos no município”.

Luciana Cintra, falou sobre o objetivo da visita. “A ideia é dialogar sobre pactuação, conhecer sobre o fluxo e ver onde a regulação de Lauro pode ajudar na organização desse fluxo para os pacientes de Amargosa”.

Segundo o coordenador, além da possibilidade de descentralização da marcação, o sistema adotado permite o levantamento de dados que ajudam na melhoria do atendimento à população. “Antes havia o hábito de se dormir na fila para garantir uma vaga, hoje a gente observa que o público que utiliza a regulação aumentou, temos pessoas que param o carro, dão entrada e vão para casa”. A população ainda tem a opção de acompanhar o status de suas consultas e exames através do site (regulacaomunicipal.pmlf.ba.gov.br).

Texto – Yandra Barros

Foto –  Andressa Oliveira

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Continue Reading

Cultura