Connect with us

DESTAQUE

Yasmim Thasla – Mulher em Destaque SEMPRE

Published

on

Apresentadora da TV SEMPRE, Juiza de torneios de Robótica e atual Presidenta da @cimatecjr, a jovem de 19 anos, Yasmim Thasla é a Mulher em Destaque da nossa coluna de HOJE.

Ela que é baiana, natural de Salvador, a capital mais amada do Brasil e, que completa 471 anos hoje, contou para nossa equipe como vem se desenvolvendo de forma brilhante, com apenas 19 anos de idade.

Confiram o que essa soteropolitana vem fazendo de extraordinário, e que a torna uma Mulher em Destaque revelando o perfil de uma das jovens baianas, que se destacam na aréa da ciência e tecnologia no estado:

“Quando eu tinha seis anos, desci o freio de mão do carro no intervalo em que minha mãe saia dele para me tirar da cadeirinha. Ela teve que se jogar para dentro do carro pela janela, para puxar o freio de mão e evitar um grande acidente.” Rsrs

Minha mãe é formada na área de educação e sempre me incentivou a estudar e ser independente no quesito ensino, isso fez com que eu começasse a ler e escrever cedo além de buscar conhecimento por conta própria, algo que lembro muito era as coleções de revistas de curiosidades como a antiga “Recreio”

Estudante de engenharia de computação no centro universitário SENAI CIMATEC, Yasmim assumiu no ultimo dia 13 de março a Presidencia da Empresa Junior da Instituição. Ela diz se inspirar muito nas lideranças empresariais que tem na própia família:

“Em 2018 meu tio e padrinho adotou cinco irmãos, são crianças incríveis que chegaram para somar e ensinar muito a nossa família, ele é empresário e me inspira muito na forma de levar a vida, além da família linda que vêm construindo”.

Para você como é ser MULHER e assumir um papel de DESTAQUE na sociedade?

É assumir uma posição de inspiração, não acredito que seja necessário um cargo ou de fato “posição” para inspirar alguém mas vejo no sentido de entender-se enquanto influência e agir com a responsabilidade adequada. Durante meus cinco anos de participações em torneios de robótica, acredito que assim como fui inspirada, inspirei várias meninas a seguir por um caminho ainda questionado para elas na sociedade. Acredito que usar com responsabilidade a oportunidade de inspirar por ser mulher é ter um papel de destaque.

Você enfrentou discriminação de gênero durante sua carreira profissional?

Iniciei minha escolha profissional quando, em 2015, comecei a participar das equipes para torneios de robótica da escola SESI Djalma Pessoa. Fui a primeira menina a operar um robô na mesa dos rounds da minha instituição. Foi uma oportunidade conquistada, visto que os meninos que integravam a minha equipe não tinham confiança em mim para tal função, treinei muito e com o apoio do meu técnico na época, consegui ter uma das melhores pontuações da equipe no campeonato.

Quais aspectos da sua vida pessoal ou/e profissional foram afetados por algum tipo de discriminação ou violência?

Acredito que no que tange a vida religiosa, ou digamos, religiosidade. Meu pai trabalhou viajando por muito tempo e, por isso, já vivi situações desagradáveis com minha mãe por conta da religiosidade de pessoas que não aceitavam uma “família incompleta” dentro das igrejas. Fico feliz em ver ministérios evoluindo e crescendo na busca por pessoas, independente de como, onde e quem são.

Você reconhece que a unidade entre mulheres pode melhorar a vida das pessoas de um modo geral?

Com certeza, quando damos espaço a quem normalmente é marginalizada na tomada de decisões, reforçamos uma rede não só de apoio mas também de ensino para as mulheres. Aprendemos umas com as outras quando nos permitimos trabalhar juntas.

Como é para você liderar outras mulheres?

Hoje estou assumindo o desafio de liderar a empresa júnior CIMATEC jr, uma empresa de poli engenharia que abrange todos os cursos da instituição SENAI CIMATEC. O segmento da engenharia já falha no quesito de representatividade feminina e fico feliz que dentro da empresa, hoje temos 50% dos cargos de liderança entre diretoria e gerências sendo ocupados por mulheres. Como diretora presidente, liderar direta ou indiretamente esse time me enche de orgulho por saber que estou representando e incentivando elas e todos os outros a alcançarem suas melhores versões.

Como foi começar sua vida profissional?

Iniciei minha vida profissional um pouco cedo quando, ainda criança, comecei a apresentar um quadro infantil no programa de televisão independente que era produzido e apresentado por minha mãe Patrícia Lane. Era tudo muito mágico ainda na minha cabeça, apesar das responsabilidades de todo trabalho. Começamos por uma brincadeira que uma criança falante e esperta como eu era logo quis continuar brincando. Cheguei a comandar um programa ao vivo em uma emissora de TV sergipana antes dos 10 anos de idade, o que, sem dúvida, é uma escola profissional. Ao chegar no ensino médio deixei de comandar programas regulares, passei a gravar nas férias e produzir conteúdos pontuais para focar nos estudos, hoje, no quinto semestre da minha graduação acabo de finalizar seis meses de estágio na área de aplicações com inteligência artificial para identificação de anomalias em sistemas físicos, outro início profissional extremamente engrandecedor por ter a oportunidade de trabalhar com profissionais multidisciplinares e ter acesso a tópicos que até então ainda não tinham sido abordados em minha trajetória como estudante.

Como você percebe a realidade política do país hoje?

Um grande retrocesso frente às conquistas sociais e também econômicas.

Quais os planos para o futuro?

Finalizar com êxito a trajetória que o movimento empresa júnior está me proporcionando e viver outras experiências em minha faculdade, além do estágio na minha instituição de ensino, buscar referências externas e evoluir em minha vida profissional.

Nos fale um pouco sobre os projetos específicos, desenvolvidos durante sua jornada profissional?

No ano de 2019, em minha trajetória como estudante, fui aprovada para um programa de verão de duas semanas no Vale do Silício sobre desenvolvimentos de novos negócios de base tecnológica. Considero isso um projeto visto que exigiu um esforço e cooperação de inúmeras pessoas e empresas parceiras para a realização desse sonho. Além das duas semanas estudando na universidade de San Jose, fui convidada pelo museu Exploratorium para trabalhar como voluntária e cooperar com eles na construção do conceito do museu da confederação nacional das indústrias no Brasil. Esse convite acrescentou mais 9 dias em minha viagem em que fiquei em São Francisco e pude conhecer mais uma cidade da Califórnia. A experiência foi transformadora e também um grande desafio, visto que um mês sozinha em outro país era viver completamente o desconhecido.

Se você pudesse aconselhar outras mulheres o que vc diria?

Para acreditar no potencial que possuem e não esperarem por ninguém para realizar seus sonhos ou necessidades, é importante lutar contra o pensamento de dependência que muitas mulheres vivem, seja ele físico, emocional ou financeiro.

Vc é filha de uma das Mulheres que mais vem se destacando na televisão baiana, durante os últimos anos. Nos fale um pouco sobre sua relação com ela:

Minha mãe sempre diz que é um desafio ser minha mãe. Digo o mesmo sobre ser filha dela! É desafiador ao mesmo tempo que motivador, todo dia é uma novidade com minha mãe. Me orgulho muito dela ser essa mulher multifacetada, cheia de ideias e capaz de resolver qualquer coisa.

Para conhecer mais sobre Yasmim, assista a série de programas sobre o Vale do Silício produzido por ela no YouTube/REDE SEMPRE, onde é possivel encontrar também, os programas gravados na sua infância.

Para contacta la para palestras na area de inovaçao e tecnologia e róbotica na educação de crianças e jovens, entre em contato através do email ou pelo direct, no instagram:

[email protected]
@ythasla

Clik no link abaixo e assista uma das palestras realizada por Yasmim:

 

 

DESTAQUE

Salvador recebe delegação argentina para compartilhar boas práticas na segurança viária

Published

on

By

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS

Reportagem: Priscila Machado e Joice Pinho/Secom PMS

A capital baiana está trocando experiências sobre boas práticas em segurança viária no transporte público de ônibus com uma comitiva que atua na cidade de Buenos Aires, Argentina. A cooperação tem como foco a gestão de velocidade e troca das políticas de segurança viária das cidades, a partir do apoio recebido pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.

Na quinta-feira (25) o grupo acompanhou o início das operações do novo trecho do BRT pela manhã e, à tarde, se reuniu na sede da Secretaria de Mobilidade (Semob), no Caminho das Árvores, para conhecer mais do serviço de transporte prestado aos soteropolitanos. A comitiva contou com a presença do subsecretário de Planejamento da Mobilidade, Antonio Cortés, da Especialista em segurança viária da WRI Brasil, Adriana Jakovcevic, e outras autoridades.

Na ocasião, foi apresentado o plano de segurança viária de operadoras, realizado pela Empresa Transportes 9 de Julio, no âmbito do Programa “Choferes Líderes”. Antonio Cortés explanou sobre a percepção ao conhecer o sistema utilizado na capital e a cooperação entre as equipes de trabalho.

“Foi um momento muito produtivo, porque podemos trocar experiências com problemáticas similares entre as cidades. O BRT é muito interessante e a eletromobilidade, também. Buenos Aires não tem ônibus elétricos e isso nos interessa muito. Achamos também muito interessante as autoridades estarem interessadas em resolver as questões de segurança no trânsito e estarem preocupados com a mobilidade. O nível técnico também é muito bom”, afirmou.

Inspiração – Devido ao trabalho realizado, Salvador tem recebido constantemente delegações que buscam conhecer os avanços no trânsito e mobilidade da capital. Os grupos são de brasileiros e também de outros países, a exemplo de Uganda, na África, que também esteve na capital recentemente.

O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, destacou a importância de apresentar os avanços significativos que a cidade conquistou na segurança viária nos últimos anos para inspirar outras cidades em suas ações. “Aliamos desde a ampliação da fiscalização, conceito diferente nos projetos de requalificação de vários pontos da cidade, a exemplo da orla, com o conceito da segurança viária através da redução de velocidade, passeios mais largos, ciclovias e outras medidas para permitir uma mobilidade ativa, porém segura”, explicou.

O gestor contou que várias ações foram implementadas na capital para que ela se tornasse mais segura para todos no trânsito. “Além disso, tivemos um longo caminho com ações de educação viária, educação para o trânsito com crianças e escolas. É um conjunto de fatores que nos trouxeram a este patamar que Salvador hoje tem de ser a cidade com menor índice de mortes no trânsito no país”, concluiu.

O titular da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Décio Martins, apresentou os resultados de melhorias diárias nos últimos 12 anos e diminuição de acidentes fatais, atingindo a meta da ONU. “O desafio foi enorme e na primeira década – de 2011 a 2020 – diminuímos em 51% o número de acidentes anuais e renovamos até o ano de 2030 o compromisso com a ONU de reduzir em mais 50%. Ano passado foi o ano com menor número de vítimas fatais sendo pedestres, desde que nós começamos a fazer essa aferição. Por outro lado, estamos preocupados com os motociclistas que tem puxado uma curva de crescimento não apenas em Salvador, mas na América Latina”, finalizou.

Como medidas para contribuir na obtenção da meta de redução de mortes e lesões no trânsito da capital, a Transalvador destaca a criação do Núcleo de Operação Assistida (NOA), central de videomonitoramento, além de as equipes terem como foco a fluidez do trânsito e segurança viária. Aliado às estratégias, Salvador contou com a instalação de 120 radares e redução da velocidade máxima de algumas vias públicas.

Continue Reading

DESTAQUE

Prefeito participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

Published

on

By

Fotos: Betto Jr./Secom PMS

Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar/Secom PMS

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até 1º de maio no Centro de Convenções de Salvador. O evento, que é correalizado pela Prefeitura, vai reunir na capital baiana mais de 170 escritores, artistas e personalidades do Brasil e do mundo, em mais de 100 horas de palestras, painéis, debates e outros conteúdos para todos os públicos em três espaços temáticos: Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil.

A bienal deste ano tem como tema “As Histórias que a Bahia Conta” e terá a presença de pelo menos um participante baiano em todas as atividades, seja um autor, um mediador ou uma personalidade. Na edição anterior, realizada em 2022, o evento alcançou a marca de 90 mil visitantes, batendo recorde de um só dia, quando 20 mil pessoas estiveram no Centro de Convenções.

“No ano retrasado nós fizemos um esforço grande para trazer a Bienal de volta, que há 10 anos não ocorria em Salvador. Por isso é um orgulho que, pelo segundo biênio consecutivo, ela esteja aqui. Em 2022 foi um verdadeiro sucesso, pois 90 mil pessoas mergulharam neste que é o maior evento cultural do Brasil. Eu tenho certeza que a edição deste ano será ainda melhor, afinal de contas, nesses próximos dias Salvador será o palco principal do Brasil para a literatura”, disse Bruno Reis na abertura.

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Smed), distribuiu 10 mil vales-livro, em formato de cartão, no valor de R$40 cada, para alunos da rede municipal adquirirem seus exemplares na Bienal do Livro 2024. Neste ano, os vouchers dobraram em quantidade e valor do tíquete. Na última edição, foram entregues 5 mil vales no valor de R$20 cada.

Além disso, a Smed vai contemplar o dobro de estudantes. Na edição passada da Bienal, crianças de 100 escolas da rede participaram de excursões de visita ao evento. Além dos alunos, os profissionais da educação municipal também vão receber vales-livro, no valor de R$60 cada.

“Essa feira é muito importante para estimular a nossa garotada ao hábito da leitura. Leitura que é fundamental para que a gente possa ter nessas crianças uma formação intelectual. Queremos estimular também que, através dessa garotada, a Bahia e Salvador continuem sendo o berço da cultura brasileira. Estimulando a chegada de novos talentos, produzindo ainda mais novos intelectuais. Então, é com muita alegria que a Prefeitura apoia um evento como esse e aqui se faz presente”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

Tatiana Zaccaro, diretora da GL Events Exhibitions, empresa que administra o Centro de Convenções, falou sobre a diversidade de atrações: “A Bienal é feita para ser um programa, um lugar divertido para as pessoas que gostam de ler, mas também para as pessoas que não têm o hábito da leitura”, disse.

“É um lugar para famílias, crianças, adultos, vizinhos, amigos, namorado, namorada. Temos uma programação infantil, com atividades lúdicas para, de uma maneira bem divertida, despertar nas crianças esse interesse pelas histórias, pelos livros; temos a Arena Jovem, para o público adolescente; e o Café Literário, que já é um público mais adulto. Então é mesmo muito diversificado”, completou Tatiana Zaccaro.

Programação – A Prefeitura também terá uma programação própria na Bienal do Livro, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A participação se dará através de dinâmicas, ações socioculturais e educativas em três espaços dentro da Bienal: o Stand Casa das Histórias, o Espaço Infantil e o Café Literário.

O Stand Casa das Histórias terá apresentações de palestras, lançamentos de projetos e livros e encontro de linguagens literárias. Já o espaço Prefeitura da Cidade do Salvador apresenta histórias de raiz baseadas no livro Boca de Cena. Por fim, o Café Literário trará um papo animado com os profissionais de desenho e artistas que fazem as traduções dos textos e poesias, com seus desenhos, além de conversa com autores selecionados no Selo João Ubaldo – Ano IV.

Na ocasião, o público poderá conferir todas as ações e publicações lançadas pela FGM, como o selo João Ubaldo Ribeiro, o projeto Cauê Erê, voltado para crianças, a divulgação da Plataforma Digital Caminhos da Leitura e o Coreto Literário – projeto que, no Verão, percorre praças da cidade de Salvador.

Presidente da FGM, Fernando Guerreiro destacou a força do evento: “As feiras literárias estão aumentando cada vez mais no Brasil inteiro, e a Bienal do Livro é a mãe das feiras literárias, é o primeiro grande evento literário do Brasil. Então eu fico muito satisfeito que ela tenha voltado e esteja com essa força toda, com a participação de muitos jovens, isso é algo muito importante. E também dos autores baianos, esse estande da Fundação é toda homenagem às editoras e autores baianos. Então isso é muito importante, que a gente tenha esse movimento na Bahia, em Salvador, principalmente, de livros sendo editados e publicados”, afirmou.

Um dos destaques da programação acontece na segunda-feira (29), com uma roda de conversa, às 10h, com o tema “Identidade no corpo – abordagem da literatura negra nas criações de roupas e tecidos”, que discutirá as condições no cenário atual, propostas e ações desenvolvidas. A atração contará com a participação do diretor de criação da Katuka Africanidades, Renato Carneiro, da estilista Goya Lopes e do artista plástico Alberto Pita. No mesmo dia, às 14h, o destaque do Café Literário é a mesa ‘As Imagens das Letras’, mediada por Felipe Rêgo, gestor do SalCine.

Os ingressos para o evento já podem ser adquiridos no site oficial do evento (https://bienaldolivrobahia.com.br/). A entrada custa R$30 (inteira) e R$15 (meia). Durante os dias da Bienal haverá também bilheteria física no próprio espaço do evento.

Continue Reading

DESTAQUE

Mulher é morta a facadas em Águas Claras; companheiro é o principal suspeito

Published

on

By

Tatiana era enfermeira do Hospital do Subúrbio e deixa dois filhos, um de menino de sete e uma menina de 11 anos

Uma mulher de 41 anos foi morta a facadas, nas primeiras horas desta quinta-feira (25/4), no bairro de Águas Claras, em Salvador. Familiares ouvidos pela reportagem da TV Aratu disseram que a vítima, identificada como Tatiana Santana, foi assassinada pelo companheiro, que está foragido.

O irmão de Tatiana, Miguel Santana, contou que vizinhos entraram em contato com ele, informando que a irmã teria sido agredida durante a madrugada e que estava no Hospital Eládio Lasserre, onde deu entrada já sem vida.

Tatiana era enfermeira do Hospital do Subúrbio e deixa dois filhos, um de menino de sete e uma menina de 11 anos. A Polícia Militar informou que policiais do 22º BPM foram acionados para averiguar uma ocorrência e constaram o fato. A Polícia Civil ainda não respondeu às nossas solicitações.

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso será investigado pela 2ª Delegacia de Homicídios. Confira o texto na íntegra:

“A 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central) vai apurar o feminicídio de Tatiane Santana Peixoto, de 41 anos, vítima de golpes de faca na manhã desta quinta-feira (25), em Águas Claras. Uma equipe do Silc/DHPP foi acionada e expediu as guias para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O suspeito de praticar o crime é o companheiro da vítima, que já foi identificado e está sendo procurado. Oitivas e outras diligências investigativas serão realizadas para esclarecer as circunstâncias e motivação do feminicídio”.

Fonte: Aratu On

Continue Reading

Cultura