Aires, o 5° super computador do SENAI CIMATEC

Hoje (24/10/2019) ocorreu, no Centro Universitário SENAI CIMATEC, o lançamento do quinto super computador da instituição – o AIRIS. A maquina chega pra incorporar o centro de super computação e computação avançada da instituição e é um investimento da join venture Repsol Sinopec Brasil, as petrolíferas, da Espanha e China respectivamente, iniciam sua atuação no Brasil com essa parceria para exploração petroleira e desenvolvimento científico.

O supercomputador AIRIS tem capacidade de processamento de 800 teraflops e será inteiramente dedicado a pesquisa industrial, processando aplicações de machine learning, simulação avançada e big data. Foi necessário uma reforma no centro de super computação voltada para melhoria do sistema de refrigeração das maquinas, visto que, é um ambiente de alto risco, com funcionamento diário e monitoramento 24h.

O investimento no AIRIS foi calculado em torno de 27 milhões de reais, compondo os quase 60 milhões investidos no centro de super computação do SENAI CIMATEC. A inteligência artificial demanda uma capacidade de processamento em máquina altamente evoluída e profissionais dedicados, por esse motivo, o SENAI CIMATEC criou o centro de competência em pesquisa avançada e inteligência artificial.

O evento contou com a presença do presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, João Batista, do secretário da casa civil representando o governo do Estado, Bruno Dalster, do CEO da Respsol Sinopec, Mariano Ferrari, Do diretor de tecnologia e inovação do SENAI CIMATEC, Leoni Andrade, o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia tambem compôs a mesa fez um discurso sobre a presença de empresas Espanholas no Brasil e os investimentos em pesquisa em ambos os países. Diversas outras autoridades também marcaram presença.

Textos e fotos: Yasmim Thasla – Reporter

Deixe uma resposta