Connect with us

ECONOMIA

Camarote Expresso 2222 vai movimentar Carnaval com grandes marcas, atrações de peso e encontros inusitados

Published

on

Na volta do Carnaval de Salvador, após dois anos de pandemia, o Expresso 2222 retorna aos trilhos e segue viagem rumo ao circuito Barra-Ondina. Em 2023, o camarote de Flora e Gilberto Gil celebra, entre 17 e 21 de fevereiro, sua 23ª edição em 25 anos de existência.

O Expresso 2222 retorna ao Edifício Oceania e vai homenagear os 50 anos de lançamento do álbum Expresso 2222, uma referência da Música Popular Brasileira que marcou o retorno de Gilberto Gil ao Brasil, após o exílio de três anos em Londres.

HEbUDzJ.md.jpg

Quinto álbum de estúdio do cantor e compositor baiano, lançado em julho de 1972, a faixa-título tornou-se um hino e, antes mesmo de dar nome ao camarote, foi usada para batizar um trio elétrico comandado por Gil.

Em outubro de 2007, a revista Rolling Stone Brasil divulgou uma lista dos 100 maiores discos da música brasileira, na qual o álbum ficou na 26ª posição. O Expresso 2222 faz também referência ao trem usado por Gil para sair da cidade de Ituaçu, município do sudoeste baiano onde ele viveu sua infância, e voltar a Salvador, onde havia nascido.

Este ano, o espaço é apresentado pela empresa brasileira de delivery iFood, patrocinadora máster. A Coca-Cola, a Diageo, a operadora de cartões ELO, a cerveja Estrella Galicia e a Tenys Pé Baruel também patrocinam o camarote. Entre os apoiadores estão: Magalu, L’Óreal, C&A, Brizza Sandálias, Shopping da Bahia, Alme Sacolas, DLM, Suvinil, Ferreira Costa e Casa Brasileira.

HEbgHgI.md.jpg

Festa em família

Primeiro camarote exclusivo para convidados da maior festa popular do mundo, o Expresso 2222 funcionará todos os dias de carnaval das 15h às 03h. Além do casal Flora e Gilberto, a família Gil estará presente em peso nos cinco dias de celebração, recebendo os amigos e capitaneando o som. O palco da festa será comandado pela cantora Mariá Pinkusfeld, cantora do Monobloco. A curadoria musical é assinada por Andrea Franco e Alex Pinto.

Na sexta-feira (17), Mariá e a Banda 2222, formada por Tito Oliveira, Alex Mesquita, Giroux Wanziler, Pedro Fonseca, Caio Oliveira e Luan Costa, recebem Illy para a abertura dos festejos, que foi a mestre de cerimônia do Expresso em 2020.

Margareth Menezes, Afrocidade e Márcia Castro são algumas das atrações da programação, que contará ainda com os DJs Libre Ana, Lorde Breu, Pivoman, Ubunto, Kevin e Fresh Prince. O DJ Residente Raiz se apresentará nos intervalos entre os sets.

Todas as apresentações serão exibidas em telões voltados para a rua, o que vai possibilitar ao folião que curte o circuito Barra-Ondina pegar uma carona no Expresso 2222 e partilhar dessa alegria em família.

HEbg7Xj.md.jpg
Confira a programação musical

 

  • Sexta-feira (17)
    1º set: Banda 2222 e Mariá Pinkusfeld recebem Illy Gouveia
    2º set: Gibi e Sistema Paggotrap + Daí
    Pista com DJ Libre Ana
    *DJ Residente Raiz se apresenta na abertura e intervalos entre os sets

 

  • Sábado (18)
    1º set: Banda 2222 e Mariá Pinkusfeld recebem Nêssa e Tiri
    2º set: Margareth Menezes
    Pista com DJ Lorde Breu
    *DJ Residente Raiz se apresenta na abertura e intervalos entre os sets
  • Domingo (19)
    1º set: Banda 2222 e Mariá Pinkusfeld
    2º set: Afrobaile – Afrocidade convida Celo Dut e Karol Conká
    Pista com DJ Pivoman
    *DJ Residente Raiz se apresenta na abertura e intervalos entre os sets
  • Segunda-feira (20)
    1º set: Banda 2222 e Mariá Pinkusfeld recebem Diggo e Murilo Chester
    2º set: Márcia Castro e Banda 2222 convidam Nara Couto, Anelis Assumpção e Josyara
    Pista com Ubunto
    *DJ Residente Raiz se apresenta na abertura e intervalos entre os sets
  • Terça-feira (21)
    1º set: Banda 2222 e Mariá Pinkusfeld recebem Gilsons
    2º set: Hiran convida Sued Nunes, Di Cerqueira, Nininha Problemática e Yan Cloud
    Pista com DJs Fresh Prince da Bahia e Kevin David
    *DJ Residente Raiz se apresenta na abertura e intervalo entre os sets

    HEbgl1V.md.jpg

Ambientação e ativações

Além do palco repleto de grandes artistas, o Expresso 2222 terá uma superestrutura cuidadosamente pensada, com espaços dedicados à gastronomia, bares, pista de dança e bem-estar. Isso tudo para trazer conforto, entretenimento e comodidade aos convidados.

A comunicação visual do camarote foi totalmente inspirada na canção Expresso 2222, com trechos da música estampando as paredes, design multicolorido simulando trilhos de trem e estética que dialoga com os anos 1970.

Além disso, a marca do Expresso 2222 foi repaginada para homenagear os 25 anos, com novas cores. Cada uma dessas cores será usada em paredes do camarote, pintadas com tintas Suvinil, em parceria com a Ferreira Costa.

Para os convidados carregarem seus celulares e não perderem nada da festa, totens de energia serão disponibilizados pela empresa varejista Magazine Luiza. As máquinas terão a presença da mascote virtual, Lu, vestida com a camisa do camarote para interagir com os presentes.

Durante os cinco dias, o iFood terá um ponto de photo opportunity onde os convidados poderão se fotografar e marcar suas presenças no Expresso 2222. Além de ser a patrocinadora master, a empresa assina uma das áreas de convivência do camarote. “O iFood é uma empresa legitimamente brasileira e o verão e o carnaval são momentos importantes que fazem parte da nossa cultura. Escolhemos patrocinar o Expresso 2222, um dos principais camarotes de Salvador, conduzido por um dos grandes nomes do nosso país, Gilberto Gil, para reforçar as nossas raízes e toda nossa brasilidade, ajudando a fortalecer a nossa conexão com os nossos clientes, parceiros e entregadores”, afirma Ana Gabriela Lopes, diretora de marketing do iFood.

Outros três espaços também relacionados a produção de fotos, vídeos e momentos especiais são contratados pela Coca-Cola, ELO e L’Oréal Paris. A marca francesa número 1 em beleza no mundo, por exemplo, convida a refletir e combater o assédio nas ruas através de seu treinamento online chamado Stand Up. Os convidados poderão se fotografar ao lado de algumas frases do movimento e levar a imagem impressa no formato Polaroid, além de conhecerem mais sobre o programa. O treinamento lançado por L’Oréal Paris no Brasil, em outubro de 2021, em parceria com a ONG americana Right To Be, utiliza a metodologia dos 5Ds (distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar), para ajudar as pessoas a intervirem com segurança quando testemunharem ou sofrerem assédio em espaços públicos. Atualmente são mais de um milhão de pessoas treinadas em todo o mundo.

HEbgEdP.md.jpg
Customização e cuidados dos pés à cabeça

Entre os atrativos para este ano, a Tenys Pé Baruel irá montar um SPA com massagens relaxantes para pés e pernas. Assim, os convidados poderão se revigorar para aguentar o pique e dançar sem cansaço.
A marca também apresentará sua nova linha de cuidados dos pés. São produtos que atendem às mais diferentes necessidades, como calos, joanetes e calcanhares danificados. Há mais de 120 anos no mercado, a Baruel é líder no segmento. Ao longo dos anos, a empresa cresceu e fortaleceu seus valores visando promover o bem-estar aos seus consumidores. Além disso, ela não realiza testes em animais.
Os convidados poderão ainda fazer make e penteado no salão da L’Oréal Paris. Serão seis cadeiras e oito profissionais que vão trabalhar das 16h à meia-noite, para incrementar o visual dos convidados com os produtos Maybelline e L’Oréal Paris.

A C&A fornecerá todas as camisas do camarote e vai montar um ponto de customização. Lá, os convidados poderão personalizar as camisas e deixar a festa ainda mais bonita e colorida.

HEbrKYP.md.webp

Comes e bebes do Expresso

Durante a folia, o jantar dos convidados será servido pelo chef Edinho Engel, do Restaurante Amado. Uma das referências quando se fala de comida contemporânea na Bahia, o Amado possui um cardápio variado de opções que vão desde frutos do mar a moquecas veganas. Além do buffet frio e quente de Edinho, diversas marcas estarão presentes na rica gastronomia do camarote: Camil, Azeite Gallo, Canaã Alimentos, Alegra Foods, Bufalíssima, Coxa Coxinha, Di Lucca, Federicci, Haciendas Jamóns, Naturela, La Fruta, Três Corações, Tia Sônia, Picolé Capelinha e Ferrero Rocher.

Este ano, a Estrella Galicia será a cerveja oficial do camarote. Diageo servirá bebidas destiladas, enquanto a Coca-Cola será mais uma vez responsável pelos refrigerantes e água nos bares do camarote.

Ainda para aliviar o calor, o iFood vai entregar rodadas de picolé Capelinha aos convidados. Com 50 anos de tradição, o picolé que nasceu na Capelinha de São Caetano é um verdadeiro patrimônio da Bahia. Seus sabores inusitados marcaram a infância dos soteropolitanos. A empresa adota práticas sustentáveis na sua produção e tem um cardápio com diversas opções, como jaca, cajá, amendoim e açaí.

HEbghhJ.md.jpg

Sustentabilidade

Dando continuidade às suas ações de sustentabilidade, em 2023 o Expresso 2222 fará o gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos nos bares, cozinha e áreas de convivência do camarote. A expectativa é reinserir na cadeia produtiva uma tonelada de material que viraria lixo nos aterros sanitários.

À frente do trabalho, a Rangel Consultoria, com a colaboração da Cooperativa de Reciclagem União Nazaré (CRUN), irá sensibilizar o público a descartar corretamente o lixo nos recipientes destinados aos resíduos seco e úmido.

Nas proximidades do camarote haverá uma sala de triagem com dois cooperados da CRUN que farão a separação do material seco. A cooperativa captará também óleo de cozinha, pilhas e baterias. Resíduos de saúde terão captação direta por empresa especializada.

Além da questão ambiental, a iniciativa do Expresso 2222 promoverá ganhos sociais, uma vez que todo o processo envolvendo os resíduos vai gerar empregos diretos e indiretos.

Desse modo, o camarote favorece sete dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. São eles: erradicação da pobreza, promoção do trabalho decente, inovação na indústria, redução das desigualdades, tornar a cidade mais sustentável, garantir consumo e produção sustentáveis e combater as alterações climáticas e os seus impactos.

Serviço:

Camarote Expresso 2222
Onde: Edifício Oceania
Quando: 17 (sexta-feira) a 21 (domingo)
Horário: das 15h às 03h

O portal Alô Alô Bahia é parceiro do Expresso 2222 e estará presente fazendo toda a cobertura do espaço.

Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia

Continue Reading

CIDADES

Com o lema ‘agricultura familiar, as mãos que alimentam a nação’, Fetraf-BA completa 20 anos de atuação

Published

on

By

Celebrado nesta terça-feira (16), o ato pelos 20 anos de fundação da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Bahia foi marcado por um grande encontro no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. O Governo do Estado homenageia a Fetraf-BA, que entre 2015 e 2022 beneficiou mais de 1260 famílias de agricultores por meio de chamadas públicas, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O chefe do Executivo destacou as lutas e conquistas da Fetraf-BA. “Celebramos hoje os 20 anos dessa importante organização sindical, unindo forças às lideranças, homens e mulheres do campo, que participam ativamente dessa construção e luta por direitos e melhoria da vida social da classe”, declarou Jerônimo Rodrigues.

Com a missão de consolidar a organização sindical da agricultura familiar na diversidade organizativa, pautados no desenvolvimento econômico e melhoria da vida social no estado, a Fetraf-BA foi criada em 16 de abril de 2004.

Quem também participou do ato foi o diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, (CAR), Jeandro Ribeiro. Ele destacou a importância da instituição, para defesa e desenvolvimento dos agricultores familiares que representam quase 80% dos estabelecimentos produtivos. “A Fetraf tem a participação ativa em todas as conquistas que nós temos aqui na Bahia. A Fetraf tem a participação muito ativa nessas decisões de executar políticas públicas para esse segmento da agricultura familiar, que é tão importante para o estado da Bahia”.

Já para o coordenador da Fetraf-BA, Dé do Oeste, a parceria com o governo baiano é importante para ampliar a atuação da Federação. “É importante na organização das associações, das cooperativas, na organização da produção para o agricultor familiar, para que ele tenha a possibilidade de ter melhorias das condições de vida. Então, o Governo do Estado dá condição com assistência técnica, com crédito, com estrutura, com as águas indústriais da agricultura familiar”.

Bahiater

Como exemplo desse trabalho conjunto, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), celebrou em 2015 o primeiro contrato de assistência técnica e extensão rural com a Fetraf, no âmbito da Chamada Pública de Sustentabilidade. Foram investidos quase R$ 2,7 milhões, através do contrato nº 030/2015, para atender 720 famílias nos municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Jaguarari, Ponto Novo e Senhor do Bonfim; que compreendem o Território do Piemonte Norte do Itapicuru.

No ano de 2022, foi celebrado mais um contrato no âmbito da Chamada Pública de Biomas, com previsão de aporte orçamentário de R$ 3,4 milhões, através do contrato nº 056/2022. Cerca de 540 famílias, no Território da Bacia do Rio Grande, compreendendo os municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Mansidão e Cotegipe, foram contempladas.

Jerônimo Rodrigues reforçou ainda o compromisso do Governo junto à instituição. “Seguiremos juntos, ecoando e fortalecendo a nossa agricultura familiar. Pela garantia de direitos e desenvolvimento justo para todos”, concluiu o governador.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

 

Continue Reading

CIDADES

4ª Edição do Circuito de Feira Agroecológica Urbana de Salvador acontece nesta sexta-feira (12)

Published

on

By

Fotos: Divulgação

Com uma vasta oferta de produtos de hortifruti, gastronomia e artesanato sustentável, a 4ª Edição do Circuito de Feira Agroecológica Urbana de Salvador será realizada nesta sexta-feira (12), das 9h às 17h, na Praça da Inglaterra, no Comércio. Parte do Programa de Agroecologia de Salvador, o evento gratuito fomenta a agroecologia e o empreendedorismo verde. As feiras são promovidas pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretária de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), em parceria com as demais secretarias municipais.

O circuito reúne 15 stands com fornecedores de itens de produção primária (vegetais, frutas, hortaliças), itens beneficiados (compotas, molhos, lanches), e fornecedores com produtos ou serviços com aderência ao assunto (brechó, ecobags, e compostagem). O titular da Secis, Ivan Euler, destaca que as feiras além de fomentar o consumo de produtos sustentáveis, trazem também um novo olhar sobre a agricultura urbana.

“São ótimas oportunidades de dar visibilidade aos agricultores urbanos de Salvador e Região Metropolitana. Nosso intuito é mostrar que existe agricultura na capital. Temos muita gente que trabalha com produtos orgânicos, livres de agrotóxicos, e vive dessa atividade econômica. As feiras são espaços para esses comerciantes”, afirma Ivan Euller.

Segundo ele, o objetivo do circuito é democratizar o acesso da população a esse tipo de produto e serviço. “Nosso calendário contempla a realização de feiras em bairros populares e em locais de circulação fácil das pessoas na cidade, a exemplo do Comércio, onde acontece essa edição”, destaca.

Para o secretário, a promoção de feiras agroecológicas em espaços públicos são essenciais para evidenciar a importância da proximidade entre agricultores e consumidores. “É sempre um momento de troca de ideias, com o objetivo de promover uma alimentação saudável e sustentável à população. Convidamos a população de Salvador a passar por lá e adquirir produtos de melhor qualidade e mais baratos do que no supermercado”, convida.

Dentre os objetivos das feiras está o incentivo à produção local e a consciência sobre a melhoria da saúde coletiva da população. De acordo com o organizador do evento, Isaías Vasconcelos, as feiras incentivam a criação de empregos verdes em Salvador e, consequentemente, a geração de renda para pequenos empreendedores. “Seguimos essa linha, oportunizando que o feirante agroecológico da cidade tenha espaço onde expor os seus produtos verdes sem agrotóxicos”, reforça.

A feira também oferece um espaço para a comercialização de produtos artesanais e reaproveitados da reciclagem de materiais que seriam destinados ao lixo. “Os participantes são pessoas e entidades que participam de outras feiras da cidade, e vieram agora formar parceria com a gente”, diz o organizador da feira.

4ª Edição do Circuito de Feira Agroecológica Urbana de Salvador​

Onde​: Praça da Inglaterra – Comércio

Quando​: 12 de abril, das 9h às 17h

Entrada Gratuita

Continue Reading

CIDADES

Com investimento de R$9 milhões, Prefeitura inicia reconstrução de duas escolas no Alto das Pombas

Published

on

By

Fotos: Valter Pontes / Secom PMS

Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar / Secom PMS

A comunidade do Alto das Pombas vai receber duas novas unidades de ensino, que serão totalmente reconstruídas pela Prefeitura de Salvador. O prefeito Bruno Reis assinou nesta quarta-feira (10) ordens de serviço para a demolição e a reconstrução da Escola Municipal Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tertuliano de Goes. O evento contou também com a participação do secretário de Educação (Smed) do município, Thiago Dantas.

As obras terão um investimento de quase R$9 milhões e, além de uma infraestrutura mais completa e moderna, as duas unidades de ensino terão a ampliação do número de vagas, para receber mais crianças do Alto das Pombas. O Cmei Tertuliano de Goes atenderá 125 alunos por turno, e a Nossa Senhora de Fátima, 198 estudantes por turno.

Em seu discurso, Bruno Reis destacou que as obras eram uma reivindicação antiga dos moradores. “Me lembro que, durante as minhas caminhadas aqui pelo Alto das Pombas quando ainda era vice-prefeito, que a nossa diretora Karen e a nossa diretora Tarry me chamaram para entrar nas escolas e pediram que a gente mudasse essa realidade”, disse.

As duas unidades escolares terão salas de aula climatizadas, acessibilidade total, sala de leitura, refeitório, sanitários preparados para PCD, quadra coberta com vestiário, parque infantil, cozinha com triagem de alimentos, sala multiuso, auditório e mais uma série de ambientes que vão garantir conforto e segurança à comunidade escolar.

“E o que faltava aqui no Alto das Pombas nós teremos agora: em cima da escola, vamos construir uma quadra poliesportiva coberta, com vestiários, para que a garotada jogue bola e faça atividades físicas. São escolas de alto padrão, pois a nossa estratégia é fazer com que as crianças se sintam melhor na escola do que na sua própria casa. Por outro lado, as escolas dão conforto e segurança para que o professor exerça a nobre missão de ensinar”, completou Bruno Reis.

Titular da Smed, Thiago Dantas disse que os dois projetos foram construídos em diálogo com a comunidade, que preferiu manter as duas unidades em vez de concentrá-las numa única estrutura maior. “Esse é um investimento importante na educação da comunidade, um projeto feito, como são todos, com absoluto respeito e ouvindo os moradores. Eles fizeram considerações que consideramos importantes e manteremos duas escolas, uma de Educação Infantil e outra de Fundamental I”, disse.

Thiago Dantas destacou que a Prefeitura está neste momento executando o maior plano de investimento da história da Rede Municipal de Ensino, com investimentos de quase R$450 milhões. “Ainda nesta semana, vamos entregar a 27ª nova escola construída pela atual gestão. E, com essas duas aqui do Alto das Pombas, temos outras 24 em construção. Temos mais uma para assinar a ordem de serviço e, assim, chegarmos a 52 novas escolas em quatro anos. A educação segue avançando em ritmo acelerado para consolidar Salvador como referência em educação pública de qualidade”, afirmou.

Melhorias – Diretora da Nossa Senhora de Fátima há seis anos, Karen Daniele Rodrigues disse que a escola atende atualmente 200 crianças, e com a ampliação poderá chegar a 400 do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. “O ensino dessa escola já é feito com bastante compromisso. Não à toa, conseguimos ter uma excelente nota no Ideb e excelentes índices de desenvolvimento. Tivemos uma das melhores avaliações do Prosa (exame realizado pela Prefeitura) no ano passado”, disse.

“Isso é fruto do compromisso de uma equipe que é muito comprometida com a educação. Então, a reconstrução da escola vem para nos trazer dignidade. A comunidade precisa ter espaços estruturais em que as crianças tenham conforto, tenham climatização, tenham espaço para desenvolver o currículo de educação física. Que bom que isso chegou aqui, ao Alto das Pombas”, completou Karen Daniele Rodrigues.

Tarry Cristina Santos Pereira é uma das gestoras do Cmei Tertuliano de Goes há 18 anos. “Tenho que falar o que representa essa construção. É a história de luta de mulheres que, durante toda uma trajetória, sempre lutaram pelo direito e pelo bem viver dessas crianças. O que está acontecendo agora faz parte da história de um quilombo urbano chamado Alto das Pombas. Se hoje chegamos a isso, temos que agradecer antes de tudo à comunidade do Alto das Pombas”, disse.

Continue Reading

Cultura