Connect with us

ESPORTE

Com presença de ídolos, Ginásio de Cajazeiras sedia Campeonato Brasileiro de Boxe

Published

on

O Ginásio de Cajazeiras sedia esta semana a 72ª edição do Campeonato Brasileiro de boxe elite e o 9º Campeonato Brasileiro juvenil, ambos masculinos. As lutas serão realizadas à tarde, a partir das 14h, e na sexta-feira (15) acontecerão as semifinais. Apenas as finais acontecem pela manhã, no sábado (16), a partir das 10h. A entrada é gratuita.

Acelino Popó Freitas e Robson Conceição, que são ídolos na modalidade, irão prestigiar o campeonato.

Continue Reading

CULTURA

CBPM firma acordo de Cooperação Técnica com órgãos do Estado para fomentar o desenvolvimento socioeconômico da Bahia

Published

on

By

Mais um grande passo em direção ao desenvolvimento socioeconômico do estado, a partir da mineração, foi dado nesta terça-feira (23). Em uma iniciativa conjunta, diversos órgãos baianos assinaram um acordo de Cooperação Técnica, para promover práticas sustentáveis do setor na Bahia. O trabalho envolve a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Superintendência de Estudos Econômicos (SEI) e Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás).

O ato ocorreu na sede da CBPM, no Centro Administrativo, em Salvador, e contou com a presença do diretor-presidente do órgão, Henrique Carballal, que explica que o foco dessa parceria é promover o desenvolvimento econômico aliado ao social.

“Se nós integrarmos todos os setores governamentais, nós iremos conseguir fazer com que todos os setores da nossa economia possam, de fato, alcançar os seus objetivos, que é garantir ao povo da Bahia trabalho, emprego, renda, educação, saúde, preservando o meio ambiente”, declarou Carballal, destacando ainda que este é um passo importante na estrutura do governo, um marco importante, onde a transversalidade alcançará o objetivo maior que é o desenvolvimento social do povo baiano.

Também participaram da formalização do termo, o titular da Setre, Davidson Magalhães, o diretor da SEI, José Acácio Ferreira, e o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Raimundo Gavazza.

Entre as principais ações estão a contratação da mão-de-obra local para as novas indústrias aportadas no estado a partir do SineBahia, além da expansão do abastecimento de gás para áreas com atividade mineral no interior do estado.  O uso eficiente de tecnologia também será priorizado, a fim de promover ganhos em agilidade, produtividade, transparência, sustentabilidade e redução de custos.

O acordo ainda prevê a qualificação e cadastramento de trabalhadores para atuarem junto às mineradoras. Para isso, será utilizada a estrutura do SineBahia. Caso não haja unidade do serviço na cidade, o SineBahia móvel será disponibilizado ou instalado um posto provisório. A expertise do órgão também será aproveitada na identificação e cadastramento das vagas informadas pelas empresas.

De acordo com o secretário Davidson Magalhães, o segmento mineral não deve ser visto só pelo aspecto extrativista, mas deve unir a expansão do setor com a geração de emprego e renda para a população local: “A CBPM tem feito um processo de expansão muito grande da exploração mineral em todo o estado da Bahia. Isso envolve também qualificação de mão-de-obra. Nós vamos identificar o tipo de qualificação profissional necessária para incorporar mão-de-obra regional e, a partir daí, ofertaremos esses cursos”, pontuou o titular da Setre.

Já o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, destacou a importância desta parceria para ampliar o processo de interiorização da companhia, levando energia natural até outras cidades baianas. “A BahiaGás está no seu processo de expansão no fornecimento de gás, cumprindo os ditames da concessão e o incentivo e a diretriz que o Governo do Estado, que é sócio controlador, nos dá. Nós estamos interiorizando e, agora, nós estamos construindo o maior gasoduto de distribuição do país, com 306 quilômetros, de Itagibá a Brumado. Nesse movimento, nós estaremos atendendo o importante segmento da economia baiana, que ainda não é atendido pelo gás natural, que é a mineração”, disse Gavazza, que revelou ainda a expectativa de ampliar a atuação da BahiaGás até Caetité, Piatã e no norte do Estado.

A SEI, com o conhecimento técnico e científico sobre a realidade social e econômica do estado, vai prover os órgãos com informações seguras e estratégicas para a tomada de decisões. “Vamos utilizar toda a inteligência da SEI, o seu ferramental tecnológico para poder analisar essas políticas públicas que a CBPM estará implementando, para identificar quais são os ganhos efetivos para a sociedade”, explica o diretor-geral da Superintendência, José Acácio Ferreira.

Ainda estiveram presentes ao evento o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia  (Fieb), Carlos Henrique Passos, Giulliana Brito, chefe de gabinete da Secretaria de Turismo do Estado, e representantes do setor.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Continue Reading

CULTURA

Com apoio da Prefeitura, atleta de Stand Up Paddle de Salvador conquista bronze no Ultimate Paddle Brasil

Published

on

By

Fotos: Divulgação

Fabrício Rodrigues, atleta do Stand Up Paddle (Sup) de Salvador, se destacou nas águas de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, ao garantir a medalha de bronze na prova Sprint do Ultimate Paddle Brasil, primeira etapa do Circuito Brasileiro de Sup Race. Beneficiado com o projeto de Ajuda de Custo concedido pela Prefeitura de Salvador, Fabrício conseguiu bancar as despesas de viagem e hospedagem para participar da competição.

Fabrício enfrentou um desafio de dois dias de competições. No sábado (13), ele encarou uma prova técnica, exigindo movimento corporal e velocidade em um circuito com boias. Mais tarde, na seletiva para o Mundial de Sup Race Sprint, demonstrou sua agilidade, garantindo o terceiro lugar. No domingo, ele iniciou a prova de longa distância, totalizando 10 quilômetros. Foi uma prova que exigiu muita atenção devido às condições adversas do dia, o que tornou o desafio ainda mais árduo. Mesmo assim, o atleta conseguiu completar a prova e permanecer entre os oito melhores atletas do país.

Fabrício expressou sua gratidão à Prefeitura de Salvador e à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) por viabilizarem a sua participação neste evento. Ele ressaltou a importância da etapa que integra o Circuito Brasileiro de Sup Race, que também serve de seletiva para o Mundial. “Agradeço por tornarem possível a minha participação neste evento. Esta etapa é fundamental como seletiva para o Mundial e para outros eventos importantes”, afirmou o atleta.

“Apoiar os atletas de Salvador, assim como Fabrício, é uma prioridade para a gestão municipal. Estamos orgulhosos de ver o sucesso dos nossos esportistas em competições de alto nível, levando o nome da capital baiana ao pódio. A Prefeitura de Salvador já concedeu aproximadamente 150 benefícios de Ajuda de Custo, permitindo que esses atletas participem de eventos importantes. Isso evidencia nosso compromisso com o investimento no esporte como ferramenta de transformação”, afirmou o titular da Sempre, Júnior Magalhães.

A Ajuda de Custo é um benefício criado pela gestão municipal destinado a cobrir as despesas de atletas amadores e profissionais que representam o município de Salvador em competições de alcance nacional e até internacional.

Para solicitar a Ajuda de Custo, é necessário realizar inscrição exclusivamente através do site  https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/buscar/q=ajuda, com antecedência de no mínimo 60 (sessenta) dias corridos à data da competição objeto do benefício.

Continue Reading

CULTURA

Time feminino de futebol apoiado pela Sudesb planta mudas de árvores no Estádio de Pituaçu

Published

on

By

A ação de resgate de uma área verde de 3.200 m² aconteceu nesta segunda (15), Dia Nacional da Conservação do Solo

Uma ação de resgate da área verde do Estádio de Pituaçu, em Salvador, foi realizada por alunas de futebol do projeto social Esporte na Cidade, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), na tarde desta segunda-feira (15). Em atenção ao Dia Nacional da Conservação do Solo, 90 jogadoras plantaram cem mudas de árvores frutíferas em uma área de 3.200 m².

De acordo com o diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb, Fernando Carvalho, a iniciativa conseguiu unir o aspecto ambiental e social. “Temos um projeto em que acolhemos meninas carentes de 7 a 17 anos para a prática de futebol. Perdemos um pouco da Mata Atlântica na época da construção do estádio e, agora, vamos recompor a área com esse plantio”, afirmou.

Para a atacante Clara Vitória, de 16 anos, o compromisso com o meio ambiente é um dos aprendizados do projeto social. “Sempre temos boas experiências aqui, e essa da plantação foi muito importante porque envolve a natureza. É ela que nos ajuda em todos os aspectos, como a respirar, a se alimentar”, comentou.

A lateral direita Louise Maciel, de 7 anos, também estava bastante animada para plantar a sua primeira muda de mangueira: “nunca fiz isso na vida. Aproveito para mandar um recado para outras crianças: cuidem das plantas sempre, para que elas fiquem vivas”.

No equipamento, foram plantadas árvores nativas de espécies como goiabeira, mangueira, limoeira e laranjeira, e, também, flores, a exemplo do ipê, jitaí amarelo e bougainville. A expectativa é de que, em dois anos, essa área do estádio esteja bem verde e as mudas sejam distribuídas para as escolas da capital para novos plantios.

“Nós recuperamos essa área, até então, degradada. Outro aspecto importante foi a conservação do solo. Com isso, todos nós ganhamos. Ganhamos uma diminuição de temperatura, ganhamos aproximação dos pássaros, e, além de tudo isso, a colheita dos frutos”, destacou o engenheiro agrônomo da Sudesb Fernando Carvalho

Projeto Esporte na Cidade

O projeto Esporte na Cidade é uma iniciativa da instituição De Peito Aberto, com patrocínio da White Martins, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e apoio da Sudesb. Acontece, em Salvador, desde 2019. Em 2021, foi vencedor do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, na categoria Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com aulas gratuitas de iniciação de futebol exclusivamente feminino, a atividade acontece no Estádio de Pituaçu às segundas e quartas-feiras. Um dos critérios de participação é estar matriculada e frequentando a rede escolar de ensino.

Ainda há dez vagas disponíveis. O público interessado deve se dirigir ao estádio nos dias das aulas, entre 9h e 10h ou de 14h às 17h.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA

Continue Reading

Cultura