Connect with us

FAMILIA

Como tratar o esposo em caso de adultério?

Published

on

Não tenha medo! O caminho pode ser difícil, mas Jesus promete estar ao seu lado: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:20).

“Como tratar o esposo em caso de adultério? Encontrei na bolsa dele vários preservativos e fiquei desnorteada. Não é a primeira vez que isso acontece. Já perdoei muitas coisas. Eu o amo mas se não tomar uma posição temo que ele acabará perdendo o respeito por mim. O que devo fazer?”

Não tenha medo! O caminho pode ser difícil, mas Jesus promete estar ao seu lado: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:20). Você não deve ficar paralisada diante dessa situação. Em muitos casos o cônjuge fiel não sabe o que fazer e sofre dolorosamente ante a expectativa do que vai acontecer. O pecado não pode ser justificado. Ele geralmente acontece em um contexto, mas nunca poderá ser justificado. Não pague com a mesma moeda e não perca a esperança de dias melhores. Encorajamos você a se apegar muito a Deus, pois Ele será o Seu sábio professor, e Ele mesmo lhe trará paz, conforto e encorajamento.

No adultério todo mundo sofre. Passar pela experiência de uma traição pode ser muito devastador, mas é importante saber que a parte infiel também sofre emocionalmente. Primeiro, ele pode ter um sentimento de culpa pela situação em que chegou. Ele pode ficar desesperado ao pensar nas consequências de suas atitudes e no quanto isso magoa seus filhos e a sua esposa, o que faz com que a consciência o acuse mais e mais. Outro sentimento que o cônjuge infiel pode ter é a vergonha de si mesmo e da situação, vergonha da sociedade e das pessoas de sua igreja. Ele também pode perder a autoestima e, caso não tenha ajuda, é possível que ele se afogue mais e mais no pecado! Outra situação é a perda da confiança dos filhos, pois quando eles ficam sabendo a respeito do que ocorreu, passam a vê-lo como uma pessoa imoral e sem crédito. Sim, o adultério é devastador para todas as partes envolvidas!

Na etapa atual que você se encontra é muito importante que você esteja fortalecida física, emocional e espiritualmente. Se você não se sente assim, faça o que estiver ao seu alcance para encontrar esse fortalecimento. Não deixe de fazer atividade física, de se cuidar, de manter os laços de família, e, sobre tudo, de se apegar a Deus. Vocês terão que conversar e a conversa pode ter vários desdobramentos. Tente não perder o foco da conversa. Lembre-se que um casamento deve estar alicerçado em Deus, no amor e na verdade, com compromisso, confiança, companheirismo, amizade, sinceridade, honestidade, fidelidade conjugal, entrega, sacrifício e exclusividade. Um casamento bem sucedido precisa de Deus no lar, e isso envolve renúncia diária do eu e a entrega do coração a Jesus. O estudo diário da Bíblia e a prática da oração são fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento da fé. Esse é o caminho para a restauração. Sem esse compromisso, não há sustentação. Esteja pronta para o diálogo e ouça o que ele tem para dizer. Se a conversa não for frutífera e causar um bloqueio ainda maior, é aconselhável recorrer a algum tipo de ajuda externa com um profissional bem preparado que pode ser um pastor ou terapeuta familiar cristão. Esse profissional poderá ajudar como um mediador.

Se seu esposo reconhecer o erro que cometeu e der demonstrações de um verdadeiro arrependimento, que implica em um pedido de perdão e mudança radical de atitude em relação ao pecado, é muito possível que seu casamento seja restaurado. Isso vai demandar de você o perdão. Ele precisa passar para você essa confiança. Cremos que Deus visa a restauração plena e isso envolve arrependimento, confissão do pecado, perdão, transformação do coração e cura das feridas emocionais. Dessa maneira um casamento pode ser completamente restaurado por Deus se ambos se submeterem humildemente a Ele e à Sua Palavra.

Há, porém, algumas situações em que não se alcança essa restauração, pois o pecado pode levar a pessoa a um estado de total escuridão. O adultério pode não ser o final do casamento. Se houver disposição mútua de buscar a ajuda divina e profissional, pode ser o ponto de partida para uma recuperação, uma transformação e um novo começo de um relacionamento harmônico e feliz. Se vocês forem nessa direção, não abram mão de um casamento construído em amor, cuja fonte é Deus, renovado por um compromisso vitalício de fidelidade e exclusividade.

“Confia no Senhor de todo teu coração teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos em teus caminhos e ele endireitará as suas veredas. Não sejas sábio no teus próprios olhos , teme ao Senhor e aparta-te do mal” (Provérbios 3:5-7).

Site: Novo Tempo

CIDADES

Redução de limite de velocidade de carros para a segurança de ciclistas será debatida na Comissão do Esporte da Câmara

Published

on

By

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove, nessa terça-feira (11), às 10h, uma audiência pública para debater a redução do limite de velocidade dos automóveis nas cidades com o objetivo de garantir a segurança de pedestres e ciclistas. A iniciativa atende ao requerimento de autoria do deputado federal Márcio Marinho (Republicanos/BA).

De acordo com Marinho, as cidades seguem priorizando os modos de transporte motorizados, indo em desacordo com o estabelecido pela Política Nacional de Mobilidade Urbana. O parlamentar destaca que o Brasil é signatário da Declaração de Estocolmo, que recomenda estabelecer 30 km/h como limite em áreas urbanas com grande concentração de pedestres. “A velocidade e o volume de tráfego atuam como barreiras que impedem ou dificultam significativamente os deslocamentos locais a pé ou de bicicleta”, disse.

Foram convidados a participarem do debate representantes da Comissão de Segurança no Ciclismo, da União de Ciclistas do Brasil, do Laboratório de Psicologia do Trânsito do Centro Universitário do Distrito Federal, dentre outros.

Texto: Ascom Márcio Marinho
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

 

Continue Reading

CIDADES

Arraiá de Ipitanga: Prefeitura de Lauro de Freitas realiza cadastramento de ambulantes nesta quarta (14) e quinta(15)

Published

on

By

Os ambulantes que pretendem trabalhar no Arraiá de Ipitanga, em Lauro de Freitas, podem solicitar a autorização especial nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15). O cadastramento será realizado nestas datas, das 8h às 14h na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) localizada no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco), km  7,5.

 

Para se inscrever é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto, CPF e comprovante de residência no município de Lauro de Freitas em nome do requerente, cônjuge, ascendente ou descendente. A entrega das licenças será no dia 20 de junho, às 9h, na SECULT. No mesmo dia, os comerciantes participarão de uma palestra com orientações aos licenciados.

A autorização garantirá aos ambulantes licenciados a comercialização de seus produtos nos circuitos oficiais do Arraiá de Ipitanga 2023 – Arena Domingos Balaieiro e Circuito Oficial Mestra Badinha. A festa será entre os dias 22 e 25 de junho no centro de Lauro de Freitas. Já para os festejos de São João, que serão realizados nos dias 17 e 18 de junho em Areia Branca, as atividades poderão ser exercidas de maneira livre, sem a necessidade de licença.

 

Para mais informações o munícipe pode acessar o decreto municipal nº 5.200, no diário oficial desta segunda-feira (12).

 

Texto – Giovanna Reyner

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Continue Reading

CULTURA

Em mais uma edição do ‘Pega a Visão’, jovens de Lauro de Freitas são beneficiados com serviços de saúde e cadastro de currículos

Published

on

By

A Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida recebeu, nesta segunda-feira (06), a primeira edição 2023 do ‘Pega a Visão’. O projeto, fomentado pela Prefeitura de Lauro de Freitas por meio da Secretaria Municipal de Juventude (SEJU), levou para a unidade de ensino, localizada em Ipitanga, atendimentos de saúde, cadastramento de currículo em vagas de emprego, inscrições para curso, emissão do ID Jovem e palestras de forma gratuita e aberta a toda comunidade.

 

Na esperança de ser inserido no mercado de trabalho, o jovem Matheus de Jesus, 19 anos, saiu cedo de casa para tentar garantir o primeiro emprego. Ele conta que ficou sabendo da ação pelas redes sociais da prefeitura e não perdeu tempo. “Eu tenho procurado bastante e o que aparecer eu topo”, disse.

 

Já a adolescente Sofia Colares, 13 anos, estuda no Gregório e aproveitou para no intervalo da aula verificar se está tudo bem com sua saúde bucal. “Eu acho a iniciativa ótima porque meus pais trabalham e fica difícil”, falou. A avaliação é positiva também para a estudante da unidade, Ana Victória, 15 anos. “Eu aproveitei e realizei os testes rápidos para Sífilis, HIV e Hepatite B. É sempre bom checar a saúde, não podia deixar passar essa oportunidade”, disse.

 

O secretário da SEJU, Renildo Cabral, explica que o principal objetivo do ‘Pega a Visão’ é além de oferecer, ouvir os anseios dos jovens. “Através desse trabalho podemos conhecer as dificuldades enfrentadas pelos nossos jovens e assim mapear as prioridades”.

 

Texto – Giovanna Reyner

Foto – Maína Diniz  

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Continue Reading

Cultura