Desenvolvimento de Liderança

O consultor de negócios indiano Ram Charam propõe um modelo de desenvolvimento de lideranças que visa trabalhar habilidades, gestão de tempo e valores da organização em cada transição durante a formação de um líder.

O modelo é conhecido como pipeline da liderança e parte do “líder de si” até o líder da organização, definindo o que casa transição trás para a liderança e exige de habilidades. Por exemplo, a quarta transição é talvez a mais importante pois é quando o líder torna-se consciente do quanto os resultados de sua equipe impactam no resultado financeiro da organização e, para isso é necessário desenvolver uma visão atenta e estratégica para os sistemas que lidera. Adaptações desse modelo podem trazer capacitações direcionadas, delimitação clara de funções e facilitação no planejamento de sucessores.

Pode-se analisar em que transição de liderança cada cargo de uma organização se adequa e nos encontros de líderes, além das pautas de resolução de problemas de cada departamento, trabalhar os desafios da liderança em cada transição e sugestões de ferramentas a serem aplicadas, focando, principalmente, nos líderes que precisam tomar decisões visando resultados a curto e médio prazo.

Texto: Yasmim Thasla
Estudante do Curso de Engenharia da Computação do CIMATEC
Presidente da Cimatec Jr – Gestao 2020
Apresentadora da @redesempretv

Deixe uma resposta