Connect with us

DESTAQUE

DRA HELENA POSENER – MULHER EM DESTAQUE SEMPRE

Published

on

Nesse dia 08 de março você vai conhecer, aqui na Coluna Mulher em Destaque, um pouco da historia de uma das mulheres mais impactantes do município de Lauro de Freitas, a Dra. HELENA POSENER conhecida como a advogada das mulheres e presidenta da RENAM – REDE NACIONAL DE APOIO AS MULHERES.

Confira a entrevista, que é uma autobiografia, um raio x da expressiva mulher que é HELENA POSENER:

Nasci em 12 de janeiro e estou quarentando, melhor fase da vida de uma mulher, me sinto plena e cada vez mais realizada. Estou me achando mais bela a cada dia, neste momento resolvi construir um caso de amor comigo mesma, e nenhuma circunstância, problema, ou adversidade vai destruir este romance.

Sou baiana, soteropolitana de nascença e Laurofreitesence de Coração, há 20 anos. Filha de Ervald Posener e Irene Nunes dos Santos, casada uma única vez em uma união de 26 anos, com 02 filhas, Vanessa e Carla, e mãe de Arthur com 2 meses.

Sempre fui muito precoce comecei a tomar conta dos meus irmãos, aos 5 anos de idade.
Quando pequena, eu era uma heroina nós meus desenhos, na época me identificava com a Mulher Maravilha, quase todos os dias eu girava ao vento para ver se me transformava naquela imagem de mulher empodeirada. Sou a filha mais velha de 07 irmãos, infância muito pobre, mas feliz.

Sou formada em Direito , teologia, teatro, edificações, psicanálise. Hoje sou advogada, Presidenta da Rnam, palestrante, professora, escritora, apresentadora de tv, poetiza e ativista feminista

Acordo as 05h da manhã, me conecto com Deus, me atualizo sobre as leis, especialmente as inovações envolvendo diretos das mulheres, gêneros e minorias, e enfrentamento a violência contra a mulher. Sigo para academia, escritório, audiências, reuniões, eventos sociais envolvendo causas da mulher e gênero. Realizo atendimento social gratuito 01 a 02 vezes por semana!, dependendo da necessidade da RENAM.

Realizo as palestras em média por 02 a 03 vezes na semana, cursos e atualizações na área jurídica, ao menos 01 vez por mês. Gravações para TVs e Redes Sociais, participação em encontros religiosos, reuniões da RENAM a cada 15 dias, 01 vez por mês tenho as viagens para encontrar minhas filhas, que moram em outro Estado. E 03 vezes ao ano viajo ao exterior, para trabalhar na minha tese de doutorado e palestrar para mulheres em outros países, especialmente da América latina.
Escrevo um pouco, diariamente, sobre a violência contra mulher, machismo, feminismo, e masculinidade tóxica.

Eu desejo que toda Mulher, ame a Deus sobre todas as coisas, depois a ela mesma e ao próximo como a si mesma. Que temhamos um arrebatador caso de amor conosco, nunca esqueçamos de que temos o poder de escolha. Devemos nos livrar das relações tóxicas.

“Mulher ame o ser humano com amor ágape e empatia”

Queridas lembrem-se sempre, de que nós, não somos rivais.

Há um mundo inteiro de coisas que buscam nos oprimir e, é especialmente com a união, com amor, fé, e resistência que podemos vencer esses males.

Nós queremos viver igualdade, sem amarras, nem pressões, sem a violência e a opressão que o sistema machista ainda nos impõe.
Mulheres e Homens devem possuir os mesmos direitos e os mesmos deveres. Precisamos da mudança mas, a principal mudança deve primeiro vir da nossa decisão. Precisamos de mais igualdade entre todas as pessoas, de menos violência e opressão. Mais irmandade, respeito e fraternidade entre as pessoas, entre os coletivos.

Ser feminista é reconhecer nosso direito de liberdade. A liberdade sobre os nossos corpos, liberdade sobre nossas atitudes, liberdade sobre nossas vidas. A verdadeira liberdade só se alcança com igualdade. É por isso que eu sou feminista. É por isso que luto!

O feminismo é seu, é meu, é de todas nós. Cada injustiça e cada opressão podem ser derrotadas frente à nossa força. A estrada é longa e o trabalho é duro, mas nós podemos vencer. Um passo de cada vez e, chegaremos mais perto da igualdade. Somos mulhueres e a nossa voz foi feita para ser ouvida, nossos corpos para serem respeitados, nosso lugar no mundo é onde desejarmos ocupar.

Diferentes, mas unidas. As nossas diferenças não têm o poder de nos afastar, se tivermos a capacidade de respeitá-las. Se reconhecermos nossos privilégios frente às outras e compreendermos que existem lutas que não são nossas, mas que ainda assim podemos apoiar nossas irmãs.

Atentemte-se aos seus privilégios, principalmente enquanto lutam contra as injustiças que lhes cercam.

Na REDE NACIONAL DE APOIO AS MULHERES, onde estou presidenta,
atuamos em conjunto ou separadamente, com o apoio do poder público e com a sociedade, intermediando, para o fim de garantir as mulheres, sem distinção alguma, a igualdade de direitos, através de mecanismos de defesa buscando a promoção, implantação e implementação de politicas públicas e ações para construção e reconstrução social de uma nova mulher, com direito a uma vida plena, com liberdade e segurança pessoal.
Igualdade nos seus direitos, sem quaisquer discriminação, promovendo a saúde, proteção e privacidade, bem como, ajudando ao acesso de benefícios do progresso científico, a liberdade de reunião e a participação politica, e conscientizando  do valor do
seu voto, de acordo com sua ideologia, sem qualquer interferência, e ainda promovendo frente, na atuação do combate a torturas, maus tratos e todo tipo de violência contra a mulher.

“A politica no nosso país esta corrompida, o Estado corrupto é resultado de um povo corrompido”.

“A corrupção existe porque o povo não é independente, vive de favores dos corruptos, especialmente envolvendo os políticos”.

É hipócrita quem critica a corrupção genérica e se esbalda na corrupção cotidiana.

Não podemos esquecer da nossa responsabilidade na democracia, pois amanhã, nossos filhos, noss(a)s neto(a)s podem ser os governantes, e lembrarem da advertência do grande Barão de Montesquieu, que ressaltou que “a corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios”.

O mundo necessita praticar indiscutivelmente a honestidade, erguendo a bandeira da cultura e da educação.

E para que este cenário caminhe pelos caminhos da honestidade e da democracia, urge o clamor da necessidade da inclusão das mulheres nos espaços de poder, de forma igualitária, onde se respeitem as leis, os direitos e as garantias fundamentais e a dignidade a pessoa humana, isentos de acordos políticos para liberações de secretarias e ministérios a representante de partidos políticos, que não priorizam a contratação de pessoas técnicas e comprometidas com seus cargos e funções.

A exemplo da Secretaria da mulher e de igualdade racial, obrigatoriamente todo seu quadro de servidor deveria ser técnico, para de fato haver avanços e resultados.

O grande problema é que em algumas situações, as secretarias são moedas de trocas, de acordos políticos que fragilizam a sociedade, deixando o sistema ainda mais vulnerável.

As mulheres na atualidade conquistaram muitos direitos, o direito ao voto, foram chefes de governo nos cinco continentes, muitas mulheres contempladas em categorias de prêmios Nobel e viajaram até ao espaço. O papel das mulheres na sociedade atualmente tem se reformulado, conquistando o seu próprio lugar na sociedade atual, sem contudo, garantir o respeito, a gratificação, as premiações que muitos homens alcançam.

No que tange ao campo das religiões mundiais, as mulheres continuam a ter papéis secundários, sendo muitas vezes marginalizadas ou mesmo oprimidas pela pressão social. Em várias religiões, existem mulheres que estão impedidas de acessar o cargo maior de direção e comando dos cultos, outras não podem rezar ou mesmo entrar em locais de devoção ao lado dos homens.

Mesmo diante de todo esse cenário confirmado pelo Instituto Europeu de Igualdade de Gênero, as mulheres, são as que mais participam em serviços religiosos. Há a necessidade de mulheres estarem mais em lugares de decisão na Igreja, acessando ao ministério ordenado.
Relações sexuais e papéis de gênero no seio da Igreja têm sido objeto de debate e controvérsia nas instituições. A influência cultural da Igreja tem sido larga, particularmente na sociedade ocidental.
De acordo com a teologia cristã, tanto homens como mulheres são criados à imagem de Deus, o que implica que nenhum é inferior ao outro e têm igual dignidade.

No tocante a vida religiosa, as mulheres têm um papel importante na educação familiar, atuando na orientação espiritual, ensino de teologia, ação social. A religião é um importante instrumento de transformação social para construção de uma sociedade mais igualitária.

É por isso que a minha fé , a minha gratidão, esperança, confiança e certeza da vitória e, do êxito da nossa luta esta nas promessas de Deus.

Creio que nunca alcançaremos o sucesso pleno porque devemos esta sempre em busca de constantes transformações, e ser melhor do que ontem SEMPRE. Acrefito que devamos continuamente construir e reconstruir o conhecimento, pois dele, advém o poder da transformação pessoal e social

O papel de mãe, por exemplo, é de fundamental importância para toda sociedade. Ser mãe é ter a essência do amor ágape e da gratidão a Deus por nós conceder a benção da maternidade.

Minhas filhas são presentes de Deus, muito mais preparadas e evoluídas que eu, claro, as oportunidades e muitos privilégios diferentes dos meus contribuiram para o desenvolvimento pleno de cada uma delas.
Por certo, o resultado da criação e do êxito como pessoas, onde os princípios éticos, morais, legais e espirituais, e a herança da educação religiosa, implantada na infância, onde aprenderam a ler, iniciando com a bíblia e os livros de Augusto Cury contribuiram para esse sucesso. Hoje percebo a diferença e a realização pessoal e êxito na vida e carreira profissional delas, justamente pela forte influencia da espiritualidade.

O meu programa de TV, Direito em Foco fala dos direitos das mulheres e gênero. A nossa constituição diz que a ninguém é dado direito de desconhecer a lei, mas a sociedade fica desamparada na sua essência e dignidade em função da falta de conhecimento, e por isso, nasceu este projeto do programa de TV para levar conhecimento das leis e direitos que envolvem as pautas feministas, de gêneros e igualdade de direitos para todo(a)s.

A mulher na sociedade atual exerce cada vez mais um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do patriarcado.

Com as lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas.

A mulher acumula tanto as funções trabalhistas quanto as domésticas e até as maternas. Muitas vezes, sobrecarregada, o que se configura uma desigualdade de gênero.


O número de mulheres ocupando cargos de nível superior nas empresas ainda é menor do que os de homens. Alem disso, o salário da mulher ainda é proporcionalmente menor do que os dos homens na sociedade atual.
É por essa desigualdade, ainda latente, fruto de um passado que deixou marcas na atualidade – em que a mulher era vista apenas para a reprodução e como um complemento do homem – que surge a necessidade de lutar pelos direitos femininos.

Não por acaso, a influência do feminismo tem crescido na sociedade, apesar do fato de muitas pessoas carregarem mitos sobre esse movimento, tal como pensar que feminismo é o contrário de machismo, ou que as mulheres feministas lutam contra os homens, entre outros erros.

A luta feminista é pela igualdade entre mulheres e homens na sociedade, é contra o machismo e o patriarcalismo, lutando pela liberdade individual, tanto é que homens também podem atuar a favor do feminismo, embora as lideranças devam ser obviamente compostas por mulheres.

Um outro grave problema vividos pelas mulheres na sociedade é a questão da violência.
Embora leis específicas (tais como a “Lei Maria da Penha”) e as Delegacias da Mulher tenham sido criadas no Brasil, ainda são numerosos os casos de agressões no ambiente domiciliar, assédio, estupro, assassinatos e outros.
As “regras” e posturas morais que privam os direitos e a liberdade individual. Enfim, existem muitos desafios a serem enfrentados.

É preciso, pois, combater a cultura machista na sociedade (e isso não significa “combater os homens”!) agir com femismo contra os homens.
Urge a Necessidade de melhorar o acesso das mulheres a postos de trabalho e cargos elegíveis, promover melhores salários, efetivar o direito da mulher sobre o seu próprio corpo e sobre a sua liberdade individual, além de efetivar a proteção de mulheres ameaçadas em seu cotidiano.

Os desafios são grandes, mas quanto menor for a resistência das pessoas no sentido de questionar ou combater as pautas femininas, mais ampla e melhor será a efetivação de uma sociedade mais igualitária. É uma missão de responsabilidade de toda a sociedade, tanto pelas mulheres quanto pelos homens, crianças , jovens e idosos, todos unidos reconstruindo, a partir da base, uma nova educação feminista baseada no direito de igualdade e equidade sem distinção qualquer.

Por Helena Posener….

Veja a entrevista na integra com Dra Helena Posener:

DESTAQUE

Salvador recebe delegação argentina para compartilhar boas práticas na segurança viária

Published

on

By

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS

Reportagem: Priscila Machado e Joice Pinho/Secom PMS

A capital baiana está trocando experiências sobre boas práticas em segurança viária no transporte público de ônibus com uma comitiva que atua na cidade de Buenos Aires, Argentina. A cooperação tem como foco a gestão de velocidade e troca das políticas de segurança viária das cidades, a partir do apoio recebido pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.

Na quinta-feira (25) o grupo acompanhou o início das operações do novo trecho do BRT pela manhã e, à tarde, se reuniu na sede da Secretaria de Mobilidade (Semob), no Caminho das Árvores, para conhecer mais do serviço de transporte prestado aos soteropolitanos. A comitiva contou com a presença do subsecretário de Planejamento da Mobilidade, Antonio Cortés, da Especialista em segurança viária da WRI Brasil, Adriana Jakovcevic, e outras autoridades.

Na ocasião, foi apresentado o plano de segurança viária de operadoras, realizado pela Empresa Transportes 9 de Julio, no âmbito do Programa “Choferes Líderes”. Antonio Cortés explanou sobre a percepção ao conhecer o sistema utilizado na capital e a cooperação entre as equipes de trabalho.

“Foi um momento muito produtivo, porque podemos trocar experiências com problemáticas similares entre as cidades. O BRT é muito interessante e a eletromobilidade, também. Buenos Aires não tem ônibus elétricos e isso nos interessa muito. Achamos também muito interessante as autoridades estarem interessadas em resolver as questões de segurança no trânsito e estarem preocupados com a mobilidade. O nível técnico também é muito bom”, afirmou.

Inspiração – Devido ao trabalho realizado, Salvador tem recebido constantemente delegações que buscam conhecer os avanços no trânsito e mobilidade da capital. Os grupos são de brasileiros e também de outros países, a exemplo de Uganda, na África, que também esteve na capital recentemente.

O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, destacou a importância de apresentar os avanços significativos que a cidade conquistou na segurança viária nos últimos anos para inspirar outras cidades em suas ações. “Aliamos desde a ampliação da fiscalização, conceito diferente nos projetos de requalificação de vários pontos da cidade, a exemplo da orla, com o conceito da segurança viária através da redução de velocidade, passeios mais largos, ciclovias e outras medidas para permitir uma mobilidade ativa, porém segura”, explicou.

O gestor contou que várias ações foram implementadas na capital para que ela se tornasse mais segura para todos no trânsito. “Além disso, tivemos um longo caminho com ações de educação viária, educação para o trânsito com crianças e escolas. É um conjunto de fatores que nos trouxeram a este patamar que Salvador hoje tem de ser a cidade com menor índice de mortes no trânsito no país”, concluiu.

O titular da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Décio Martins, apresentou os resultados de melhorias diárias nos últimos 12 anos e diminuição de acidentes fatais, atingindo a meta da ONU. “O desafio foi enorme e na primeira década – de 2011 a 2020 – diminuímos em 51% o número de acidentes anuais e renovamos até o ano de 2030 o compromisso com a ONU de reduzir em mais 50%. Ano passado foi o ano com menor número de vítimas fatais sendo pedestres, desde que nós começamos a fazer essa aferição. Por outro lado, estamos preocupados com os motociclistas que tem puxado uma curva de crescimento não apenas em Salvador, mas na América Latina”, finalizou.

Como medidas para contribuir na obtenção da meta de redução de mortes e lesões no trânsito da capital, a Transalvador destaca a criação do Núcleo de Operação Assistida (NOA), central de videomonitoramento, além de as equipes terem como foco a fluidez do trânsito e segurança viária. Aliado às estratégias, Salvador contou com a instalação de 120 radares e redução da velocidade máxima de algumas vias públicas.

Continue Reading

DESTAQUE

Prefeito participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

Published

on

By

Fotos: Betto Jr./Secom PMS

Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar/Secom PMS

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até 1º de maio no Centro de Convenções de Salvador. O evento, que é correalizado pela Prefeitura, vai reunir na capital baiana mais de 170 escritores, artistas e personalidades do Brasil e do mundo, em mais de 100 horas de palestras, painéis, debates e outros conteúdos para todos os públicos em três espaços temáticos: Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil.

A bienal deste ano tem como tema “As Histórias que a Bahia Conta” e terá a presença de pelo menos um participante baiano em todas as atividades, seja um autor, um mediador ou uma personalidade. Na edição anterior, realizada em 2022, o evento alcançou a marca de 90 mil visitantes, batendo recorde de um só dia, quando 20 mil pessoas estiveram no Centro de Convenções.

“No ano retrasado nós fizemos um esforço grande para trazer a Bienal de volta, que há 10 anos não ocorria em Salvador. Por isso é um orgulho que, pelo segundo biênio consecutivo, ela esteja aqui. Em 2022 foi um verdadeiro sucesso, pois 90 mil pessoas mergulharam neste que é o maior evento cultural do Brasil. Eu tenho certeza que a edição deste ano será ainda melhor, afinal de contas, nesses próximos dias Salvador será o palco principal do Brasil para a literatura”, disse Bruno Reis na abertura.

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Smed), distribuiu 10 mil vales-livro, em formato de cartão, no valor de R$40 cada, para alunos da rede municipal adquirirem seus exemplares na Bienal do Livro 2024. Neste ano, os vouchers dobraram em quantidade e valor do tíquete. Na última edição, foram entregues 5 mil vales no valor de R$20 cada.

Além disso, a Smed vai contemplar o dobro de estudantes. Na edição passada da Bienal, crianças de 100 escolas da rede participaram de excursões de visita ao evento. Além dos alunos, os profissionais da educação municipal também vão receber vales-livro, no valor de R$60 cada.

“Essa feira é muito importante para estimular a nossa garotada ao hábito da leitura. Leitura que é fundamental para que a gente possa ter nessas crianças uma formação intelectual. Queremos estimular também que, através dessa garotada, a Bahia e Salvador continuem sendo o berço da cultura brasileira. Estimulando a chegada de novos talentos, produzindo ainda mais novos intelectuais. Então, é com muita alegria que a Prefeitura apoia um evento como esse e aqui se faz presente”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

Tatiana Zaccaro, diretora da GL Events Exhibitions, empresa que administra o Centro de Convenções, falou sobre a diversidade de atrações: “A Bienal é feita para ser um programa, um lugar divertido para as pessoas que gostam de ler, mas também para as pessoas que não têm o hábito da leitura”, disse.

“É um lugar para famílias, crianças, adultos, vizinhos, amigos, namorado, namorada. Temos uma programação infantil, com atividades lúdicas para, de uma maneira bem divertida, despertar nas crianças esse interesse pelas histórias, pelos livros; temos a Arena Jovem, para o público adolescente; e o Café Literário, que já é um público mais adulto. Então é mesmo muito diversificado”, completou Tatiana Zaccaro.

Programação – A Prefeitura também terá uma programação própria na Bienal do Livro, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A participação se dará através de dinâmicas, ações socioculturais e educativas em três espaços dentro da Bienal: o Stand Casa das Histórias, o Espaço Infantil e o Café Literário.

O Stand Casa das Histórias terá apresentações de palestras, lançamentos de projetos e livros e encontro de linguagens literárias. Já o espaço Prefeitura da Cidade do Salvador apresenta histórias de raiz baseadas no livro Boca de Cena. Por fim, o Café Literário trará um papo animado com os profissionais de desenho e artistas que fazem as traduções dos textos e poesias, com seus desenhos, além de conversa com autores selecionados no Selo João Ubaldo – Ano IV.

Na ocasião, o público poderá conferir todas as ações e publicações lançadas pela FGM, como o selo João Ubaldo Ribeiro, o projeto Cauê Erê, voltado para crianças, a divulgação da Plataforma Digital Caminhos da Leitura e o Coreto Literário – projeto que, no Verão, percorre praças da cidade de Salvador.

Presidente da FGM, Fernando Guerreiro destacou a força do evento: “As feiras literárias estão aumentando cada vez mais no Brasil inteiro, e a Bienal do Livro é a mãe das feiras literárias, é o primeiro grande evento literário do Brasil. Então eu fico muito satisfeito que ela tenha voltado e esteja com essa força toda, com a participação de muitos jovens, isso é algo muito importante. E também dos autores baianos, esse estande da Fundação é toda homenagem às editoras e autores baianos. Então isso é muito importante, que a gente tenha esse movimento na Bahia, em Salvador, principalmente, de livros sendo editados e publicados”, afirmou.

Um dos destaques da programação acontece na segunda-feira (29), com uma roda de conversa, às 10h, com o tema “Identidade no corpo – abordagem da literatura negra nas criações de roupas e tecidos”, que discutirá as condições no cenário atual, propostas e ações desenvolvidas. A atração contará com a participação do diretor de criação da Katuka Africanidades, Renato Carneiro, da estilista Goya Lopes e do artista plástico Alberto Pita. No mesmo dia, às 14h, o destaque do Café Literário é a mesa ‘As Imagens das Letras’, mediada por Felipe Rêgo, gestor do SalCine.

Os ingressos para o evento já podem ser adquiridos no site oficial do evento (https://bienaldolivrobahia.com.br/). A entrada custa R$30 (inteira) e R$15 (meia). Durante os dias da Bienal haverá também bilheteria física no próprio espaço do evento.

Continue Reading

DESTAQUE

Mulher é morta a facadas em Águas Claras; companheiro é o principal suspeito

Published

on

By

Tatiana era enfermeira do Hospital do Subúrbio e deixa dois filhos, um de menino de sete e uma menina de 11 anos

Uma mulher de 41 anos foi morta a facadas, nas primeiras horas desta quinta-feira (25/4), no bairro de Águas Claras, em Salvador. Familiares ouvidos pela reportagem da TV Aratu disseram que a vítima, identificada como Tatiana Santana, foi assassinada pelo companheiro, que está foragido.

O irmão de Tatiana, Miguel Santana, contou que vizinhos entraram em contato com ele, informando que a irmã teria sido agredida durante a madrugada e que estava no Hospital Eládio Lasserre, onde deu entrada já sem vida.

Tatiana era enfermeira do Hospital do Subúrbio e deixa dois filhos, um de menino de sete e uma menina de 11 anos. A Polícia Militar informou que policiais do 22º BPM foram acionados para averiguar uma ocorrência e constaram o fato. A Polícia Civil ainda não respondeu às nossas solicitações.

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso será investigado pela 2ª Delegacia de Homicídios. Confira o texto na íntegra:

“A 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central) vai apurar o feminicídio de Tatiane Santana Peixoto, de 41 anos, vítima de golpes de faca na manhã desta quinta-feira (25), em Águas Claras. Uma equipe do Silc/DHPP foi acionada e expediu as guias para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O suspeito de praticar o crime é o companheiro da vítima, que já foi identificado e está sendo procurado. Oitivas e outras diligências investigativas serão realizadas para esclarecer as circunstâncias e motivação do feminicídio”.

Fonte: Aratu On

Continue Reading

Cultura